Em reunião com a imprensa nesta terça-feira, 11 de março, a MAPFRE apresentou sua nova proposta aos corretores de seguros, num movimento para fortalecer seu principal canal de distribuição. A apresentação foi conduzida pelo CEO adjunto de negócios, Oscar Celada, e pela nova diretora-executiva do canal corretor, Karine Brandão.
“Acabamos de realizar um trabalho para estruturar a companhia focada nos canais de distribuição, como as parcerias, os acordos de distribuição com o Banco do Brasil e o Sicredi, e fizemos um trabalho muito mais profundo com os corretores de seguros. Contratamos uma consultoria para nos ajudar a entender quais são nossas dores e nossas virtudes na parceria com os corretores, com isso, foi feito um trabalho interno para reestruturar toda a companhia para atender às necessidades desses que são nossos principais distribuidores”, explicou Oscar Celada.
A estratégia incluiu a chegada de Karine Brandão, em dezembro. A executiva, que tem experiência e proximidade com os corretores, veio para liderar o projeto.
“Aceitei o convite porque acredito que a MAPFRE é a plataforma com melhor potencial de crescimento no Brasil. Soube de toda a transformação que estava acontecendo na companhia, nos pilares técnico, de operações e de tecnologia”.
Em sua primeira ação, Karine trabalhou na segmentação dos corretores em cinco grupos: Rubi, Diamante, Ouro, Prata e Bronze. “Para crescer precisamos ter foco e direcionamento. Hoje 100% dos nossos corretores estão segmentados em cinco grupos e todos eles têm atendimento diferenciado do nosso time comercial”.
Entre as dores identificadas estavam: 1) a jornada, que precisava de maior fluidez e agora se tornou mais digital e simplificada; 2) o atendimento, que hoje garante proximidade maior com a segmentação; 3) simplificação dos produtos, que agora têm menos telas na cotação e redução de questionamentos. “Diria que, com toda a visão transversal de nosso modelo, trazemos hoje uma jornada muito mais simplificada para o corretor”, garante Karine Brandão.
Hoje, com o programa MAPFRE On, a companhia é ‘fígital’, sem barreiras físicas, com atendimento pulverizado em todas as regiões do Brasil, junto à proximidade e conhecimento locais dos assessores para o melhor atendimento a seus corretores. Possui uma central exclusiva e integrada, formada por dezenas de profissionais da área comercial para atender os parceiros de todo o Brasil, contando com um gerente, seis coordenadores e 101 assessores internos.
A MAPFRE é uma companhia multiprodutos, atendendo desde os massificados até os mais específicos, como agro e riscos especiais. Vida passou a ter um protagonismo grande, pois a companhia acredita que, junto ao automóvel, é o que trará grande crescimento à operação, entre outros produtos. Hoje, o market share da companhia se apresenta da seguinte forma: 30,9% automóvel, 22,0% riscos industriais, 14,2% riscos especiais, 13,5% vida, 10,1% seguro agro e 9,2% transportes.
O pilar central do plano de crescimento é o corretor de seguros, e para isso o time comercial foi redesenhado para atuar com 19 mil profissionais parceiros da companhia. “Nosso foco para 2025 é crescer dois dígitos, e entre os maiores investimentos que estão sendo feitos na companhia este ano estão em marca e em fidelizar e desenvolver o canal corretor”, declarou Karine Brandão. “Crescer acima do mercado é o nosso maior desafio, para isso estamos com foco nos canais de distribuição, novo modelo de estrutura comercial, nova proposta de valor e Programa de Relacionamento com os Corretores”.
O time comercial liderado por Karine Brandão, diretora Executiva Comercial Canal Corretor, conta com: Diego Bifoni, diretor Territorial MG/ES/RJ/CO; Antonio Edmir, diretor Territorial NO/NE/DF/GO; Guilherme Bini, diretor Territorial Sul; e Jonson Marques, diretor Territorial SP Capital, e diretor Territorial interino SP Interior.
É momento único da companhia de mais proximidade com os corretores de seguros. “Para isso estamos apresentando de forma clara, direta e objetiva todas as entregas que temos feito e o que pretendemos entregar e executar. Estamos com a mentalidade de crescimento, então queremos nos aperfeiçoar junto aos corretores, ouvindo e sendo ouvidos”, explicou a executiva.
A MAPFRE pretende ampliar o número de corretores parceiros, dobrando em cinco anos. Mas, antes disso, o foco é fidelizar os 19 mil corretores que já atuam. “Vamos consolidar nossa relação, tendo foco a melhor jornada para o corretor, o melhor produto e o melhor atendimento. É justamente a segmentação o que nos dá a capacidade de olhar o perfil do corretor, entender a proposta de valor adequada e fazer uma entrega compatível, sempre monitorando os avanços que estamos tendo”, apontou Karine.