Facebook Pixel

Fraudes

Golpes alertam indústria cultural e artística para Seguro Ingresso

Saiba como corretores de seguros podem apoiar esse mercado oferecendo proteção

seguro ingresso
Imagem: Envato Elements

O Brasil vivenciou diversas fraudes no ano passado em relação a ingressos falsos sendo vendidos a clientes de grandes shows e eventos. Inclusive, uma importante falsificação foi denunciada na grande imprensa, alertando a população sobre o iminente risco e fazendo com que as empresas de eventos tomassem atitudes para mitigar os problemas decorrentes dos golpes. Acima de tudo, além da perda financeira sofrida pela população, há também prejuízo de imagem de empresas que movimentam a economia com o turismo cultural e artístico. 

Novamente em 2024, o mesmo golpe tornou a ocorrer em shows de outras localidades do planeta e também foi denunciado pela imprensa. O último ocorreu em abril no Reino Unido na turnê de uma artista global, que gerou transtornos a mais de 3 mil clientes estimados. Os compradores foram vítimas de conteúdos falsos postados nas redes sociais.

Contudo, o que a população desconhece é que existe a opção de se proteger de golpes como esse com o seguro ingresso. Jaime Neto, AVP Product Development & Data Pricing, UDW & Data Leadership da MetLife Brasil explica como funciona o produto. 

Jaime Neto

Segundo ele, o Seguro Ingresso Protegido, oferecido pela MetLife, é totalmente online para clientes pessoa física, que adquirem ingressos nas plataformas parceiras. Assim, o produto garante o reembolso do valor pago pelo cliente no ingresso, caso o consumidor não possa comparecer por problemas de saúde, questão legal, desemprego involuntário, dano à propriedade e até mesmo cancelamento do transporte. “A aquisição é simples. Ao realizar a compra online do ingresso, o consumidor pode selecionar se gostaria de aderir ao Ingresso Protegido”, conta.

Quais sinistros podem ocorrer em relação a esse produto?

Sobretudo, o Ingresso Protegido conta com coberturas que vão desde Morte Acidental, Fratura Óssea, Desemprego Involuntário, 6 Doenças graves como Derrame e Infarto, além de Internação Hospitalar, Licença Médica, Incapacidade por Covid-19, Ausência por Questão Legal e Suplementar de Acompanhante; contando ainda com assistências importantes como Cancelamento de Transporte e Danos a Propriedade. Importante verificar as coberturas e carência do seguro no ato da contratação. Acima de tudo, o segurado estará protegido desde o trajeto de casa até a entrada no evento.

O titular da compra pode fazer o cancelamento do seguro a qualquer momento após a compra, desde que o faça antes do dia do evento. Porém, o produto está atrelado diretamente ao titular da compra. Caso ele revenda, o seguro não estará ativo para este novo comprador. “Vale dizer que existe a opção da aquisição de cobertura suplementar do acompanhante, em que as mesmas coberturas contratadas pelo titular são estendidas aos demais ingressos adquiridos na mesma compra”, destaca Jaime Neto. 

Procura pelo Seguro Ingresso

A adesão do seguro está em crescimento acelerado. Jaime Neto ressalta que todas as estimativas e metas sobre o Ingresso Protegido vem sendo atingidas. Assim, a companhia continua analisando outras oportunidades para disponibilizar o produto. “Estamos muito animados com a repercussão do Ingresso Protegido, desde o lançamento do produto até o momento observamos mensalmente um aumento expressivo na busca e contratação do seguro”, afirma, evidenciando a importância social do produto.