Facebook Pixel

Inovação

Cases vencedores da 12ª edição do Prêmio de Inovação em Seguros, promovido pela CNseg

Foram entregues R$ 275 mil em reconhecimento pelas ações de aprimoramento das práticas do setor

Cases vencedores da 12ª edição do Prêmio de Inovação em Seguros, promovido pela CNseg

A 12ª edição do Prêmio Antônio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros, Previdência Aberta, Saúde Suplementar e Capitalização, promovido pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), reforçou o compromisso do setor segurador com a inovação nas mais variadas áreas, desde o atendimento a clientes, passando por atividades operacionais e estratégicas, até o pós-vendas. A solenidade de premiação ocorreu no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, na última quinta-feira, dia 30 de novembro, e reuniu mais de 300 participantes.

O presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, explica que a inovação é essencial para o alcance das metas estipuladas no Plano de Desenvolvimento do Mercado de Seguros (PDMS), que busca ampliar a participação de parcela da sociedade brasileira atendida pelos diversos produtos do mercado de seguros.

Recorde de participação

A edição 2023 do Prêmio registrou o marco recorde de 209 inscrições, superando as 12 edições anteriores. Do total, foram habilitados 60 projetos na categoria de Produtos e Serviços, 50 em Processos e Tecnologia, 48 no grupo Comunicação e 33 em Sustentabilidade.

A equipe responsável pela premiação destacou alguns fatores determinantes para o significativo aumento no número de inscrições e projetos qualificados. Segundo eles, o elevado engajamento de profissionais de diversos setores, aliado à estrita observância do regulamento, resultou na aprovação de 91% das inscrições para a fase de competição. Além disso, a adesão de novas empresas interessadas em participar da premiação, em benefício do setor segurador, também foi reconhecida pela equipe como um fator crucial para esse sucesso.

Categorias e prêmios

Por conta do recorde de 209 inscrições, além das categorias de Produtos e Serviços, Processos e Tecnologia, Sustentabilidade e Comunicação, a organização decidiu premiar os projetos de destaque voltados para o setor de capitalização. Com a ampliação do número de projetos, o valor total de prêmios entregues totalizou R$ 275 mil, sendo R$ 30 mil, R$ 15 mil e R$ 10 mil para os 1º, 2º e 3º colocados, respectivamente. Para Oliveira, esses números mostram o quanto o setor segurador vem investindo e valorizando em inovação, desde as mais simples até as mais disruptivas.

“O que importa, ao fim, é que todo o ambiente corporativo vista a camisa da inovação e que cada colaborador se sinta valorizado e estimulado a buscar soluções inovadoras para seus desafios do dia a dia, concluiu o executivo.

Conheça os cases vencedores:

Categoria Produtos e Serviços

1º – Produto Cuidar Mais – Pautado em Atenção Primária à Saúde / Seguros Unimed

Autor: Denis Pinheiro

Coautora: Denise Briano

Empresa: Seguros Unimed

Descrição: Produto Cuidar Mais – Pautado em Atenção Primária À Saúde foi idealizado com base nos pilares da Atenção Primária à Saúde (APS), com a finalidade de promover o cuidado integral, preventivo e acessível. Desse modo, o beneficiário é acompanhado por equipes multidisciplinares, compostas por médico de família, enfermeiros e outros profissionais de saúde, que atuam na coordenação do cuidado.

2º – MAPFRE Sênior / MAPFRE

Autor: Ivo Kanashiro

Coautores(as): Eduardo Ramos, Andrea Soares, Alzira Costa, Gislane Nascimento, Cesar Goes, Renata Ferraes, Eliane Alves, Fernanda Trombim, Michelle Balmiza e Martin Henkel

Empresa: MAPFRE

Descrição: Projeto Mapfre Sênior foi criado para contribuir para a melhora da qualidade de vida dos sêniores, através de produtos e serviços especiais. Em 2022, iniciamos uma jornada com o intuito de entender as principais necessidades do público 60+, e um dos resultados dessa jornada é o Seguro Residencial Sênior, que tem como objetivo aumentar a independência dessa população, através coberturas e assistências como instalação de fitas antiderrapantes, troca de lâmpadas e chuveiros, além de movimentação de móveis.

3º – Equilíbrio / Icatu Seguros

Autor: Gustavo Arruda

Coautora: Ingrid Medeiros e Luciana Bastos

Empresa: Icatu Seguros

Descrição: Equilíbrio é um projeto inspirado no Universal Life, que desde 2018 corresponde por mais de 40% do mercado de seguros americano (LIMRA). O Equilíbrio foi lançado em 2019 e introduz no mercado brasileiro um produto completamente novo, com a junção de Vida e Previdência. Pioneiro no setor que está discutindo a regulamentação do UL, ele atende a necessidade crescente do mercado por um produto diferenciado e competitivo com outros produtos de nível internacional.

Categoria Comunicação

1º – SulAmérica e Gympass: Treinou, Ganhou! / SulAmérica Seguros

Autor: Julio Queiroz

Coautores(as): Maria Elisa Ganime, Simone Cesena, Adriana Simis, Natalia Benites e Everton Moraes

Empresa: SulAmérica Seguros

Descrição: Sulamérica e Gympass: Treinou, Ganhou! é uma colaboração entre a SulAmérica e o Gympass, com os objetivos de promover o acesso à saúde integral (física, emocional e financeira), e contribuir para o posicionamento de marca da Sulamérica.

2º – Longevidade em Ação / Brasilprev Seguros e Previdência

Autor: Renato Padredi

Coautoras: Beatriz Almeida e Debora dos Santos

Empresa: Brasilprev Seguros e Previdência

Descrição: Longevidade em Ação foi criado com o objetivo de levar informação e quebrar paradigmas da sociedade, que negligencia o cuidado com a longevidade. Utilizamos influencers de todas as faixas etárias, tornando-os um veículo eficaz para demonstrar a importância do cuidado abrangente, que engloba os pilares financeiro, emocional, físico, intelectual e transcendental.

3º – Generali Facilità – Legal Design como Instrumento de Inclusão, Simplificação, Prevenção e Desjudicialização dos Conflitos / Generali

Autor: Gustavo Natal

Coautores(as): Patrícia Kalache e Ruy Liporagi

Empresa: Generali

Descrição: Generali Facilità – Legal Design como Instrumento de Inclusão, Simplificação, Prevenção e Desjudicialização dos Conflitos tem como objetivo aplicar os conceitos de Legal Design para transformar a comunicação entre a seguradora e seu cliente, de forma inclusiva e inovadora, melhorando sua experiência em todas as etapas de contato, desde a informação das apólices até o tratamento dos sinistros, incluindo os judicializados.

Categoria Sustentabilidade

1º – Fundo de Catástrofe Zurich / Zurich Seguros

Autora: Ana Matta

Coautora: Michele Gennaro

Empresa: Zurich Seguros

Descrição: AQUALUZ é uma iniciativa que tem tecnologia reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), que leva água própria para consumo a 900 famílias de regiões semiáridas do Nordeste, na Bahia e em Alagoas, impactando cerca de 4,5 mil pessoas. De acordo com o Instituto Trata Brasil, o saneamento básico é o serviço mais atrasado do Brasil e cerca de 70% da população do Nordeste não tem acesso a coleta e tratamento de esgoto, acarretando enfermidades de veiculação hídrica.

2º – Investimento Socialmente Responsável: O Futuro dos Negócios / SulAmérica Seguros

Autor: Vinícius Cataldi

Coautoras: Marília Morais e Cássia Sousa

Empresa: SulAmérica Seguros

Descrição: Investimento Socialmente Responsável – O Futuro dos Negócios apresenta o processo de integração ASG nos investimentos da SulAmérica. Demonstra o alinhamento da empresa com as expectativas da sociedade e as tendências do mercado, oferecendo produtos que atendem às necessidades de segurados e investidores conscientes, adequados às mudanças regulatórias. Nos últimos anos, foi aprofundada a integração ASG com o lançamento de produtos, formalização de políticas e engajamento de investidas.

3º – Aqualuz / Zurich Seguros

Autora: Michele Gennaro

Coautoras: Ana Matta e Karen Trombini

Empresa: Zurich Seguros

Descrição: AQUALUZ é uma iniciativa que tem tecnologia reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), que leva água própria para consumo a 900 famílias de regiões semiáridas do Nordeste, na Bahia e em Alagoas, impactando cerca de 4,5 mil pessoas. De acordo com o Instituto Trata Brasil, o saneamento básico é o serviço mais atrasado do Brasil e cerca de 70% da população do Nordeste não tem acesso a coleta e tratamento de esgoto, acarretando enfermidades de veiculação hídrica.

Categoria Processos e Tecnologia

1º – Uso de Dados para Monitoramento de Riscos Climáticos na Jornada dos Clientes de Seguros / Itaú Seguros

Autora: Kelly Cavalcante

Coautores(as): Ana Paula Monteiro, Andre Gouvea, Bruno Fujitani, Daniel Ferreira, Daniele Pontes, Diego Gasparotto, Gabriel Pedroso, Giovana Assis, Gregory Kiyoshi, Luciana Avila, Luciano Martins e Victoria Moreira

Empresa: Itaú Seguros

Descrição: Uso de Dados para Monitoramento de Riscos Climáticos na Jornada dos Clientes de Seguros é uma ação preditiva do Itaú, voltada para impactos climáticos, dando início ao processo de monitoramento do clima e realizado por meio de comunicação proativa, antes à ocorrência de desastres e minimizando riscos aos clientes.

2º – SulAmérica: A Inteligência Artificial Aplicada no Combate à Fraude / SulAmérica Seguros

Autora: Adriana Simis

Coautores(as): Julia Nejaime, Simone Cesena, Marcelo Martins, Paulo Lopes, Maria Ganime e Julio Queiroz

Empresa: SulAmérica Seguros

Descrição: SulAmérica: A Inteligência Artificial Aplicada no Combate à Fraude oferece uma solução simples e inteligente que, através da inteligência artificial, mapeia abusos e indícios de fraudes em redes sociais e na internet, contribuindo para a sustentabilidade da Saúde Suplementar no Brasil.

3º – Bot + Oráculo + Agentes: Revolucionando o Atendimento ao Cliente com IA Generativa / AKAD Seguros

Autor: Daniel Tunnermann

Coautores: Rafael Siqueira e Felipe Sousa

Empresa: AKAD Seguros

Descrição: BOT + Oráculo + Agentes: Revolucionando Atendimento ao Cliente com IA Generativa é um conjunto de ferramentas que potencializa atendentes humanos e agentes internos que ajudam na gestão e identificam melhorias no suporte oferecido.

Destaques Capitalização

1º – Graduação em Seguros: Instruir para Construir/ Capemisa Capitalização

Autora: Patricia Pacheco

Coautora: Vania Paz Empresa: Capemisa Capitalização

Descrição: Instruir para Construir tem como objetivo alcançar a marca de 100% dos colaboradores da Capemisa com nível superior completo. A qualificação dos colaboradores não é exclusivo da nossa empresa, mas o que torna este projeto inovador e diferenciado no mercado, são três pontos principais: acesso amplo, financiamento total e sem contrapartidas.

2º – Carbono Neutro / Brasilcap Capitalização

Autor: Wallace Harchbart

Coautores: Sônia Dias, Julia Lanne e Luiz Augusto Paião Empresa: Brasilcap Capitalização

Descrição: Brasilcap Carbono Neutro é um projeto inovador porque foi o primeiro de uma empresa de Capitalização, associada da FenaCap, que levou a Brasilcap a alcançar o resultado de se tornar neutra no que diz respeito a emissões de carbono.

3º – Lá Vem História – Arte e Cultura na Escolas / Caixa Capitalização

Autora: Renata Szelazek

Coautora: Luciene Cardozo, Leda Fonseca e Robson Outeiro

Empresa: Caixa Capitalização

Descrição: Lá Vem História – Arte e Cultura nas Escolas tem como objetivo principal levar arte e cultura para 25 escolas do Município do Rio de Janeiro, abrangendo um público de 6.523 alunos. As atividades beneficiam cada escola escolhida, com duas mediações de leitura e uma oficina artística por semana, além da realização de três eventos culturais ao longo de 2023.

Confira todos os detalhes dos prêmios vencedores no endereço https://premioinovacaocnseg.com.br/