Facebook Pixel

Odonto

Campanha Julho Neon alerta para os cuidados com a saúde bucal

Cristo Redentor com a iluminação da campanha
Cristo Redentor com a iluminação da campanha

A partir de 1º de julho, a SINOG – Associação Brasileira de Planos Odontológicos – promove a campanha “Julho Neon – Salve o Sorriso Brasileiro”, um movimento nacional para conscientizar a população sobre a importância da saúde bucal. Ações acontecem por todo o mês de julho em diversos locais do país.  

Além da iluminação de monumentos e locais de destaque nas cores verde neon e vermelho, a campanha irá promover também, em todo o país, iniciativas sociais de promoção da saúde bucal, com o apoio de operadoras e profissionais da odontologia, visando encorajar a prevenção as doenças bucais e democratizar o acesso aos serviços odontológicos. 

Maracanã (Rio de Janeiro/RJ)

Segmento em expansão

Segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), os planos odontológicos alcançaram 33 milhões de beneficiários e conquistaram 389.244 usuários na comparação de abril deste ano com o mês anterior. a maioria dos planos segue sendo coletivo empresarial (23,6 mil), 5,56 mil são individual ou familiar e, 3,86 mil coletivo por adesão. 

Estes números demonstram a crescente conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal e o aumento na busca por serviços odontológicos de qualidade, mas ainda há muito o que se avançar.   

Congresso Nacional (Brasília/DF)

Divulgação para a sociedade

“A saúde bucal precisa ser vista como essencial para o bem-estar e a qualidade de vida. a missão da SINOG é mudar a percepção da sociedade, da classe odontológica e do poder público sobre a urgência de colocar essa questão no topo das prioridades para o futuro dos brasileiros”, diz Dr. Roberto Seme Cury, presidente da SINOG. Ele ressalta ainda que o movimento Julho Neon visa conectar a sociedade, operadoras de saúde, dentistas, entidades, governo e os diversos setores para lutar pelo acesso da população brasileira à saúde odontológica.  

Em 2023, a campanha Julho Neon impactou mais de 108 milhões de pessoas e disponibilizou acesso para as pessoas em comunidades carentes através do atendimento no Odontomóvel Julho Neon. “Estas iniciativas buscam não apenas promover a saúde bucal, mas também destacar a importância do acesso a cuidados odontológicos de qualidade para todos os brasileiros”, complementa o presidente. 

Pateo do Colégio (São Paulo/SP)

Entre as ações do movimento Julho Neon este ano estão:  

  • Iluminação de Pontos Turísticos: Monumentos como o Santuário do Cristo Redentor (01/07, às 19:30h) e Estádio do Maracanã (02/07, a partir das 19h), no Rio de Janeiro; o Congresso Nacional, em Brasília (de 01 a 04/07, a partir das 19h); além do Pateo do Colégio, Ponte Estaiada, Biblioteca Mario de Andrade e Viaduto do Chá (dia 20/07, a partir das 19h; e a sede da SINOG, na Bela Vista (01 a 15/07). 
  • Odontomóvel: o veículo levará atendimento gratuito a comunidades carentes da região Sul do Brasil, além da distribuição de kits de higiene bucal. 
  • Ações em Mídia OOH (Out of Home): entre os dias 02 e 07 de julho, haverá captura de fotos de sorrisos no Shopping Pátio Paulista, em São Paulo. Após uma curadoria especializada, as fotos serão expostas em cinco relógios estrategicamente localizados na Avenida Paulista. 
  • Além de tudo isso, este ano foram nomeados mais de 30 embaixadores do movimento Julho Neon. São dentistas com papel relevante no setor de planos odontológicos ou com destaque na odontologia e que apoiam e ajudam a alavancar o movimento entre seus pacientes e colegas dentistas.