Facebook Pixel

Seguradoras

Perspectivas 2024: acesso e experiência do cliente no foco da Zurich

Companhia deve investir na formação e capacitação dos canais de distribuição para promover inclusão e democratizar o acesso ao seguro para a população

perspectivas 2024
Zurich visa a ampliação das parcerias estratégicas para distribuição de seguros, em linha com o seu posicionamento multicanal e multiproduto

Para melhorar os resultados e universalizar o acesso ao seguro, companhias seguradoras e corretoras de seguros buscam analisar os acontecimentos de 2023 e ampliar suas perspectivas para 2024. Com a ajuda de pesquisas e avaliação de cenários, é possível observar a demanda por produtos e novas soluções em serviços. Muitos foram os desafios do ano que está acabando. Por outro lado, há uma conjuntura motivadora para o ano que vem. Entre as tendências estão a tecnologia a favor da melhoria no atendimento e experiência do cliente, crescimento da demanda de seguros mais populares e soluções para riscos climáticos.

A Zurich Seguros do Brasil está entre as seguradoras que mapeiam os riscos e atuam com planejamento a médio e longo prazos. Isso porque a companhia tem o intuito de promover inclusão e o aumento de cobertura securitária para a população. A empresa visa também melhorar a experiência dos clientes, garantir a sustentabilidade das carteiras, atendimento qualificado e inovador aos clientes.

Em entrevista exclusiva para o Portal de Notícias Corretora do Futuro, Edson Franco, CEO da Seguradora Zurich, aborda essas e outras questões que permeiam o mercado em 2024. O gestor também é presidente da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), de 2022 a 2025 e membro do comitê gestor e do comitê consultivo da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg).

Edson Franco

Economia

A Zurich está entre as principais seguradoras do país. Possui uma sólida operação global de mais de 150 anos e 85 anos de experiência no Brasil. A credibilidade e a reputação construídas ao longo de todo esse período são, por si só, marcas da influência da companhia no mercado. “Somos uma companhia multilinha, multiproduto e multicanal, com atuação consolidada em diversos segmentos. Entre eles, estão os seguros corporativos, em que a companhia conta com o suporte de uma área de engenharia de riscos qualificada, diferenciada e apta a dar todo o suporte que os corretores precisam. Lideramos algumas linhas de negócio com uma operação robusta. Isso garante não apenas a sustentabilidade dessas carteiras, mas também um atendimento qualificado e inovador aos clientes”, diz Edson Franco, ao ser questionado sobre a influência que a companhia tem sobre o mercado segurador e as perspectivas para 2024.

Em relação ao ano que vem, o gestor afirma que está otimista. Segundo ele, há sinais animadores quanto à melhora do nível de emprego e da renda. Contudo, a companhia espera também uma melhora no nível de inadimplência e endividamento como consequência do ciclo de redução dos juros. Essa questão deve começar a impactar a economia real de forma mais visível a partir dos primeiros meses do ano. “A retomada da confiança do investidor e dos consumidores deve acelerar o processo de recuperação da crise econômica produzida pela pandemia. Isso pode impulsionar diversos mercados, em especial o comércio varejista e a venda de automóveis”, diz.  

O comportamento do consumidor de seguros

A atual conjuntura das soluções de seguro é de diversificação. Os produtos atendem a diferentes públicos. Dessa maneira, o comportamento em cada linha de negócio também é diferente. Franco explica que produtos como Vida Individual e o Seguro Residencial, por exemplo, ganharam relevância após a pandemia, sendo mais buscados pelos clientes. Para ele, hoje há maior percepção de valor desses produtos. 

Já o seguro de automóvel entrou em um novo ciclo. Os preços começam a ser ajustados para patamares mais próximos ao período pré-pandêmico, após aumentos muito relevantes observados ao longo de 2021 e 2022. “Se desconsiderarmos os ajustes de preços nos seguros de automóvel, provocados pelo desarranjo da cadeia de suprimentos que provocou uma inflação anormal de veículos usados, autopeças e serviços, notamos que, em quantidade de veículos segurados, o mercado tem ‘andado de lado’ há vários anos”, fala.

Oportunidades

Em relação às perspectivas para 2024, existe um desafio que representa uma enorme oportunidade de promover inclusão e aumento de cobertura securitária para uma população altamente desprotegida. “Em seguros de automóveis, menos de 30% da frota de veículos é segurada. Da mesma forma, somente cerca de 15% das residências têm seguro. E apenas 17% da população têm algum tipo de cobertura de seguros de vida. Nosso esforço deve ser de formação e capacitação dos canais de distribuição para promover essa inclusão e democratizar o acesso do seguro para toda a população”, afirma o CEO.

Além disso, Edson Franco explica que, sobre as perspectivas para 2024, é preciso investir continuamente para melhorar a experiência dos clientes. É preciso também ter em mente que a nova geração tem a conveniência dos serviços na palma da mão. Sendo assim, o mercado de seguros como um todo deve se adaptar. “Precisamos ter o cliente no centro de nossas decisões, melhorando nossos produtos para que atendam às necessidades específicas dos clientes. Por isso, é necessário investir em um atendimento simplificado e ágil aos quais os jovens já estão acostumados em outros mercados. Isso é fundamental”, acrescenta.

A companhia em 2023

A Zurich investiu muito no relacionamento com parceiros de distribuição, com uma evolução significativa da base de corretores ativos e corretores cotando mais de um produto (fundamental em uma seguradora multilinha e multiproduto), além da evolução dos prêmios emitidos no canal corretor. Tudo isso com uma expansão geográfica estratégica, que ajudou a companhia a levar mais soluções para pessoas e empresas a nível nacional.

A companhia também estabeleceu renovações ou novas parcerias estratégicas, ajudando a manter a liderança em negócios como o seguro de garantia estendida e o seguro celular – produto que também está sendo disponibilizado para a comercialização do corretor, em breve, por meio de ferramentas exclusivas.

Edson Franco volta a mencionar o foco no cliente. “Como dito antes, temos investido em melhorias de processos e das ferramentas de atendimento, buscando proporcionar uma operação ágil, simples e eficiente para clientes e parceiros. Essa melhoria contínua é fundamental e perpassa todas as nossas decisões de negócio”, conta.

Ainda sobre os investimentos da companhia em 2023, o gestor ressalta as ações voltadas à sustentabilidade. “Enfrentamos eventos climáticos como os recentes acontecimentos no Sul e no Sudeste, com um protocolo de atendimento de sinistros ágil e emergencial aos clientes e não clientes. Além disso, houve ações para apoiar as comunidades afetadas através do nosso fundo de catástrofe, que auxiliou mais de 60 mil pessoas em situação de vulnerabilidade em 2023”, acrescenta. 

Por outro lado, para apoiar os clientes corporativos, foi lançada a Zurich Resilience Solutions. Trata-se de uma iniciativa focada na prestação de serviços de prevenção para empresas, incluindo soluções de resiliência climática. A companhia entrou também no mercado de energias renováveis. Antes de tudo, a Zurich enxerga a inovação como um dos meios para melhorar a experiência dos clientes. “Através da adoção da tecnologia, simplificamos processos, agilizamos os atendimentos e entregamos diversas opções de serviço que facilitam as interações dos nossos clientes conosco”, diz.

Desafios do futuro 

Mesmo com a lentidão da recuperação do crédito e da confiança do consumidor, a operação multilinha e multicanal de distribuição permitiu que a companhia recuperasse os volumes comerciais com melhora de eficiência. Com isso, a Zurich registrou alta de volumes de prêmios e de resultado operacional quando comparado ao ano passado, o que corrobora o sucesso das estratégias de 2023.

A companhia tem buscado olhar atentamente para as necessidades do segurado que está no centro das decisões da Zurich. “Definitivamente, temos vivido tempos de acentuada aceleração na digitalização dos produtos e serviços. Com as mudanças na forma de consumo, no nível de exigência dos consumidores e nas experiências que constroem junto às empresas de diversos setores, é imprescindível adotar esse norte para evoluir ao longo do tempo e continuar atendendo aos anseios do mercado”, ressalta.

Ao mesmo tempo, a Zurich lança todo ano, em parceria com o Fórum Econômico Mundial e outras instituições, o Global Risks Report, um mapeamento dos principais riscos a que a humanidade está exposta a curto, médio e longo prazo. Em suma, este relatório é um dos principais norteadores dos desafios futuros para o core do negócio, que são os riscos.

No último relatório, boa parte dos riscos mapeados tinham relação com a falha na mitigação dos riscos climáticos. “Por isso, a sustentabilidade tem sido um dos pilares do nosso negócio, tanto na forma como pensamos os nossos processos, produtos e serviços, como em nossos projetos sociais. Entendemos que esse olhar será estratégico para a resiliência dos negócios a longo prazo, e temos buscado expandi-lo para nossos clientes e parceiros, visando apoiá-los nessa transição”, conta.

Investimentos e perspectivas para 2024

A Zurich trabalha com um planejamento a longo prazo e os investimentos de 2024 devem seguir em uma linha semelhante à de 2023. Sobretudo, a companhia afirma que as perspectivas para 2024 seguem intensificando o relacionamento junto aos corretores, inclusive disponibilizando novas possibilidades de ampliação do portfólio do corretor, como é o caso da plataforma exclusiva para venda de seguros de celular. Da mesma maneira, também visa a ampliação das parcerias estratégicas para distribuição de seguros, em linha com o seu posicionamento multicanal e multiproduto.

“Seguiremos investindo em projetos que tenham a melhoria da experiência do cliente como foco, considerando diversas linhas de negócio e áreas da companhia. E a sustentabilidade deve seguir como pilar estratégico de nossas ações, não só no que diz respeito à responsabilidade social corporativa, mas também à reestruturação de produtos e serviços. Apoiar nossos clientes em um cenário de transição climática seguirá sendo prioritário”, finaliza Edson Franco.