Facebook Pixel

Prevenção

Cresce procura do RC por profissionais de saúde

Produto protege os ativos financeiros do profissional em caso de processos judiciais ou reclamações de clientes

rc
Imagem: Envato Elements

Produto protege os ativos financeiros do profissional em caso de processos judiciais ou reclamações de clientes

O Seguro de Responsabilidade Civil, mais comumente chamado de RC Profissional, é uma importante ferramenta de proteção para profissionais modernos que desejam preservar seus ativos financeiros, reputação e cumprir requisitos contratuais, enquanto desempenham suas atividades profissionais com confiança e segurança. Inclusive, houve um aumento da procura desta proteção por profissionais da área da saúde, visto a evidência dos canais de comunicação reportarem muitos processos judiciais de erros e omissões. 

É o que afirma a corretora de seguros Patrícia de Oliveira Gomes, da Projeta Corretora de Seguros, especialista em RC Profissional. O produto é um tipo de seguro que oferece cobertura para profissionais em caso de reclamações feitas por clientes ou pacientes devido a erros ou negligência no desempenho de suas atividades profissionais. 

Segundo ela, o RC pode ser especialmente útil para profissionais como médicos, advogados, dentistas, contadores, engenheiros, arquitetos, produtores de eventos, síndicos, profissionais de educação física, farmacêuticos, biomédicos, para médicos, esteticistas e demais profissões que tenham natureza intelectual ou regidas por conselhos de classe.

RC: Nexo causal e dano

O setor segurador é o que restaura a dignidade humana, após um dano, minimizando prejuízos. “Quando falamos de seguro de responsabilidade civil, muitas pessoas se afugentam ou criam a fantasia de que isto está longe da realidade delas. Mas, o fato é que quem causou um dano tem a obrigação de ressarcir a vítima desse mesmo dano. Na prática, é a boa convivência em sociedade. Ocorre que muitas vezes não causamos danos a ninguém, porém podemos receber acusações disto, e para isto temos que ter respaldo financeiro para nos defendermos e provarmos que não erramos, especialmente quando falamos de responsabilidade civil profissional”, explica.

Patrícia acrescenta que a maioria das pessoas exerce suas profissões com qualidade e excelência, constroem patrimônio, carreira, imagem e legado. Contudo, todos estão sujeitos a, eventualmente, cometerem falhas sem qualquer intenção, que podem acabar causando danos a terceiros. E se não estiverem amparados financeiramente toda esta construção pode ser perdida.

Patrícia de Oliveira Gomes

Alguns dos principais benefícios do RC Profissional

Proteção financeira: 

O seguro de RC Profissional pode ajudar a proteger os ativos financeiros do profissional em caso de processos judiciais ou reclamações de clientes. Ele pode cobrir os custos de defesa legal, acordos ou indenizações concedidas a terceiros, sob anuência da seguradora.

Reputação profissional

Ter um seguro de RC Profissional pode ajudar a preservar a reputação do profissional. Em caso de erro ou reclamação, o seguro pode permitir que o profissional resolva o problema de forma rápida e eficaz, demonstrando responsabilidade e compromisso com a qualidade do serviço.

Cumprimento de requisitos contratuais

Em muitos casos, clientes ou contratos de trabalho exigem que o profissional tenha seguro de RC como parte dos requisitos contratuais. Ter esse seguro pode ser crucial para garantir novos contratos ou manter relacionamentos comerciais existentes.

Cobertura abrangente

O seguro de RC Profissional pode ser personalizado para atender às necessidades específicas do profissional e da sua área de atuação. Isso significa que ele pode ser adaptado para cobrir riscos específicos associados às atividades profissionais do segurado, em âmbito nacional.

Tranquilidade

Saber que está protegido por um seguro de RC Profissional pode proporcionar tranquilidade ao profissional, permitindo que ele se concentre em seu trabalho sem se preocupar com possíveis reclamações ou processos legais, desde que as apólices estejam renovadas anualmente ininterruptamente.

“Independentemente da área em que o profissional atua, investir em um seguro é uma decisão fundamental para proteger não apenas os ativos financeiros, mas também a tranquilidade e reputação profissional. Não precisa errar para receber uma reclamação de um paciente ou cliente. Imagine enfrentar uma reclamação ou processo judicial sem a devida proteção. Os custos legais e as possíveis indenizações podem ter um impacto devastador nas finanças e na carreira”, esclarece Patrícia. 

Além disso, em um mundo cada vez mais litigioso, um simples erro ou mal-entendido pode resultar em reclamações por parte de clientes ou terceiros. “Ter um seguro adequado proporciona uma camada crucial de segurança, permitindo que o profissional se concentre em sua prática profissional com confiança, sabendo que está protegido contra os imprevistos que podem surgir”, finaliza.