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Gestão

Saiba como planejar e blindar seu tempo para ter maior produtividade

Estabelecer metas e até comemorar as pequenas entregas são formas de cuidar da gestão do tempo

Gestão do tempo
Planejar e cuidar dos imprevistos é única forma de blindar seu tempo

A cada dia que nasce, todos nós temos um desafio: usar bem a maior riqueza de que dispomos, que são as 24 horas. Elas são iguais para todos, pequenos, médios ou grandes empreendedores. No caso de corretores de seguros, a gestão do tempo inclui administrar clientes ativos e prospecções. E como é natural da atividade, é preciso atender sinistros emergenciais. Isso significa que podemos nos planejar, mas é preciso haver espaço para o imprevisto. E como fazer para blindar seu tempo?

Para a consultora financeira Beatriz Machnick, é possível fazer uso do tempo sem desperdícios e com otimização máxima em qualquer atividade profissional. “Todo mundo sabe que tempo é dinheiro. Mas é preciso ter muita disciplina para usá-lo da melhor forma. Minha primeira dica é dedicar a atenção necessária a um cliente por vez. Procure começar e terminar uma tarefa, ou avalie se é o caso de delegá-la com a devida orientação. Só então passe para a próxima”, ela ensina. 

A consultora financeira Beatriz Machnick ensina sobre gestão do tempo para melhorar as finanças.

Como responder tantas mensagens num só dia?

Em sua experiência pessoal, ela conta que aprendeu a responder às mensagens de WhatsApp por “pacotes”: ela separa alguns minutos, 3 vezes por dia, e coloca o celular no “modo avião”. Dessa forma, é possível responder a cada mensagem sem que cheguem tréplicas, pois elas atrapalham o avanço nos grupos ou contatos individuais. Só depois é indicado iniciar as respostas das tréplicas, e assim por diante.

A CEO da BM Finance Group sugere ainda colocar suas metas diárias no papel e como  pretende alcançá-las. Isso se chama estratégia! Ter regras e limites para si mesmo e sua equipe. “O próprio Albert Einstein dizia que, se você quer resultados diferentes, precisa mudar a forma como faz as coisas”, lembra Beatriz.

Alguns especialistas em uso do tempo sugerem ainda 5 norteadores para a otimização do trabalho. São elas: priorizar o mais importante, planejar de forma realista, manter o foco na finalização de tarefas, organizar-se adequadamente e usar economizadores de tempo (por exemplo, aplicativos que automatizam algumas tarefas).

Corretor: faça um check-list de como está sua rotina

  • Você tem uma rotina bem definida e previsível (na medida do possível)?
  • Quais suas prioridades hoje? Seja realista, não adianta tentar abraçar o mundo
  • Faça um planejamento por hora e tarefa – novamente, seja realista
  • Como está sua mesa? A organização do espaço ajuda na ordem mental
  • Que tal criar micro-metas e desligar o WhatsApp enquanto as realiza? 
  • Não esqueça de comemorar a cada tarefa cumprida (um café, um pequeno passeio…)
  • Inclua na rotina do dia momentos de descanso. Pode ser necessário usar alarmes no celular para lembrar das pausas. Elas são fundamentais na produtividade