A Brand Finance, maior banco de dados de valor de marca no mundo, publicou a edição de 2024 do seu relatório Global 500. A empresa é uma consultoria independente, sediada em Londres, que realiza as publicações de avaliação de força e valor de marcas desde 2007. Presente em mais de 20 países, a Brand Finance auxilia empresas e organizações de todos os tipos a ligar as suas marcas aos resultados financeiros.
O relatório foi lançado no último dia 17 em Davos (Suíça), em parceria com a Infosys, a marca de serviços de TI que mais cresceu nos últimos 5 anos. Nele, estão classificadas 500 das marcas mais valiosas do mundo. Em primeiro lugar geral ficou a Apple, que alcançou um crescimento excepcional no valor da marca este ano, aumentando de 219 mil milhões de dólares (74%) para 517 mil milhões de dólares. Em seguida da Microsoft, Google, Amazon e Samsung Group. Na lista deste ano, 28 empresas vieram do mundo dos seguros.
David Haigh, CEO da Brand Finance, comentou que “mais de 50% dos entrevistados reconheceram a Apple como cara, mas vale o preço, reforçando a capacidade da marca de exigir um preço premium”, relatou. A consultoria encontrou ainda ganhos significativos entre as marcas que investiram pesadamente em IA, inovação e tecnologia.
Mercado segurador: marcas mais valiosas do mundo
Segundo o portal da empresa, as classificações de valor da marca da Brand Finance foram certificadas pelo Marketing Accountability Standards Board (MASB), por meio do Marketing Metric Audit Protocol (MMAP), processo formal para validar a relação entre medição de marketing e desempenho financeiro.
De acordo com o Global 500 2024 , abaixo estão as 28 marcas mais valiosas do setor segurador em 2024 e suas posições no ranking:
- Grupo Allianz – 28
- Ping An – 31
- China Life – 109
- Axa – 118
- CPIC – 126
- Geico – 139
- PICC – 160
- AIA – 161
- Metlife – 166
- Progressive – 167
- Canada Life – 178
- Generali Group – 181
- Allstate – 184
- Chubb – 185
- Travelers – 190
- Prudential Plc – 210
- Zurich – 216
- LIC – 222
- Poste Italiane – 231
- Munich Re – 298
- Prudential (US) – 350
- AIG – 397
- Swiss Re – 400
- Manulife – 403
- Aviva – 425
- Dai-ichi Life – 463
- Tokio Marine – 467
- Cathay Life Insurance – 490
Mike Rocha, diretor comercial da Brand Finance, afirmou no relatório que a razão fundamental para conduzir uma análise de avaliação é descobrir como as marcas melhoram o desempenho financeiro de uma empresa. Através das classificações das marcas mais valiosas do mundo, é possível verificar que as marcas representam consistentemente entre 20% a 25% do valor das empresas listadas.
O ranking de 2023 do mercado segurador pode ser avaliado AQUI!