Entidade europeia destaca no estudo tendências e potenciais riscos
A EIOPA – Autoridade Europeia dos Seguros e Pensões Complementares de Reforma publicou recentemente o seu Relatório Anual 2022. Nele, estão apresentadas as suas atividades e realizações do ano anterior. No estudo estão as incertezas na Europa devido a guerra travada pela Rússia na Ucrânia. Há também menção sobre a consequente crise energética e o aumento da inflação. O relatório contém ainda a forma como a EIOPA trabalhou para cumprir os seus objetivos estratégicos.
A entidade ressaltou que a proteção do consumidor continua sendo uma prioridade. Entre as ações da EIOPA, houve atenção em relação às preocupações em torno do bancassurance. A autoridade continuou também a identificar tendências, potenciais riscos e vulnerabilidades do setor, num contexto de aumento do custo de vida e baixo crescimento econômico.
Houve ainda um primeiro teste de esforço climático para obter informações sobre os efeitos dos riscos ambientais no setor europeu de pensões profissionais. A entidade realizou também o primeiro painel europeu sobre lacunas na proteção de seguros contra catástrofes naturais. Esse painel refere-se ao âmbito do seu trabalho de apoio à transição para uma economia mais sustentável. Na área da inovação digital, a EIOPA acompanhou os novos desenvolvimentos. Aprofundou-se, por exemplo, no Open Insurance, na utilização de blockchain e na aprendizagem automática.
As perspectivas são de que algumas incertezas ainda persistem e a autoridade europeia explica que continuará a fornecer supervisão eficaz para os setores de seguros e pensões, tomadores e beneficiários de apólices, empresas e economia.
Baixe o relatório completo AQUI!