Facebook Pixel

De consultor a presidente

Lojacorr destaca-se pela sua gestão profissional

Dirceu Tiegs, CEO da Lojacorr, conta sobre sua trajetória no setor, aprendizados, particularidades e o desafio de comandar a empresa trilhando novos caminhos de desenvolvimento.

Perfil

Dirceu Tiegs

Dirceu Tiegs é presidente (CEO) da Rede Lojacorr. Possui 25 anos de experiência em seguros, atuou como diretor Geral, vice-presidente, diretor estatutário de empresas como MAPFRE Brasil e BB MAPFRE, nas áreas de Negócios, Planejamento e Operações. Diretor responsável em entidades como SindSeg PR e RJ, na ANS, Susep e na Federação das Seguradoras. Administrador, corretor de seguros, com certificação em Global Management Program e Advanced Master Program pela IESE (Espanha), pós-graduado em Marketing e Propaganda pela FAE, tem MBA em Gestão empresarial pela FGV e é conselheiro de Administração formado pelo IBGC.

Revista Corretora do Futuro – Como foi sua entrada no mercado de seguros? Quando você vislumbrou essa atuação?

Dirceu Tiegs – Minha entrada ocorreu por meio de uma consultoria que estava buscando um diretor regional para seguradora, no sul do Brasil, sem que eu tivesse qualquer experiência anterior, há 25 anos. Ingressei por se tratar de uma posição interessante num setor até então desconhecido para mim, mas teoricamente com forte desenvolvimento.

Revista Corretora do Futuro – Qual era sua visão para apostar neste segmento no início?

Dirceu Tiegs – Um setor que eu conhecia como usuário ou segurado, e que crescia acima do PIB com grande potencial de desenvolvimento.

Revista Corretora do Futuro – Qual sua formação? Você buscou se aprimorar para a atuação?

Dirceu Tiegs – Sou administrador, com diversos cursos de pós-graduação, MBA e Master internacional em instituições como FAE, FGV, IESE, Universidade de Navarra, além de Conselheiro de Administração pelo IBGC. Sem falar em uma formação que muito me orgulha que é de corretor de seguros.

Revista Corretora do Futuro – Como foi o início da Lojacorr?

Dirceu Tiegs – Conheci a formação original da Lojacorr há 25 anos, representando uma companhia de seguros, e pudemos conviver por quase três anos de maneira muito próxima até minha transferência para São Paulo. Mantivemos contato ao longo dos anos, participei de Convenções da Lojacorr e acompanhamos todo o seu desenvolvimento, sempre com uma relação de colaboração para os mais diversos temas que envolvessem o mercado global de seguros. Personificando, estou falando de Heitor, Diogo, Marlise, André, Sandro, Longo… Em 2020, atuando no mercado como consultor, fui contratado para participar da construção do planejamento estratégico da Lojacorr e, na sequência, meu ingresso como executivo colaborador.

Revista Corretora do Futuro – A que você atribui o sucesso da Rede Lojacorr? No que o modelo é inovador e diferencial no mercado?

Dirceu Tiegs – Existem questões objetivas como modelo de negócios, empoderamento do corretor de seguros, sistema tecnológico, inovação, reinvestimento no negócio e valores que não transgredimos em nenhuma hipótese.
Existe outra parte que não dá para explicar, precisa viver e sentir. A colaboração, o senso de pertencimento e o orgulho de pertencer dos corretores, dos times das Unidades, dos colaboradores e todos aqueles que literalmente vestem a camisa da Lojacorr. Não é paixão apenas, é uma construção e depois de muitos dias e meses trabalhando, lá está você fazendo parte. É cultura Lojacorr, é sangue bordô.

Revista Corretora do Futuro – Você teve muitos desafios em sua caminhada? Como eles ajudaram em seu crescimento?

Dirceu Tiegs – Creio que todos temos desafios pessoais e profissionais, mas o que me faz sentir afortunado é o fato de ter boa saúde e entusiasmo para trabalhar desde como servente de pedreiro aos 14 anos até agora como presidente da Lojacorr. Nenhum fardo foi pesado demais e somente tenho a agradecer. Acredito que é nas adversidades que a pessoa e o profissional se mostram de fato. 

Quebrei negócio em que estava empreendendo, cometi alguns erros como colaborador e como gestor. Mas quando o desafio é encarado como aprendizado, quando estamos dispostos a aprender, a ouvir de fato, utilizar a inteligência coletiva, com o cliente no centro, as coisas acontecem.

Revista Corretora do Futuro – Como foi o desafio de suceder na presidência de uma empresa que nasceu familiar? Por que era o momento certo?

Dirceu Tiegs – Eu vejo a empresa como uma empresa de dono, onde os sócios estão à frente do negócio, mas não contratam familiares para outras posições na empresa. O momento é adequado porque existe maturidade na vontade dos fundadores, credibilidade junto aos nossos clientes, os corretores e estrutura de governança em construção capaz de garantir a integridade e a perenidade da empresa.

Revista Corretora do Futuro – Muitas corretoras de seguros são empresas familiares como o início da Lojacorr. Como uma empresa deve atuar para ser profissional e crescer neste modelo?

Dirceu Tiegs – Foi, é e será uma característica de muitas das corretoras do mercado serem formadas por estruturas familiares, o que é absolutamente saudável, pois traz a renovação da carteira de clientes e a continuidade da empresa na linha do tempo. Fico muito feliz quando sei que tem filhas e filhos de corretores frequentando a empresa a partir dos 16, 18 anos. O estímulo é de que esse familiar precisa ser profissional, ter aptidão para servir e capacidade de gestão. Uma profissão linda e necessária. 

Revista Corretora do Futuro – Você iniciou na Lojacorr como consultor e depois diretor de Gente & Gestão. Como a Lojacorr se diferencia no mercado, inclusive sendo reconhecida pela GPTW como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil?

Dirceu Tiegs – Creio que o interesse genuíno pelas pessoas, um ambiente de muita transparência, onde se possa opinar e fazer a diferença, junto com uma permanente busca pela evolução, o cuidado com a saúde física e mental, são ingredientes que contribuem para dia a dia construirmos um ambiente de trabalho em que queremos estar

Revista Corretora do Futuro – Qual a importância de unir toda a forma de diversidade das pessoas? Como isso funciona e ajuda na Lojacorr?

Dirceu Tiegs – A humanidade é diversa, então os colaboradores e corretores são diversos. Na Lojacorr somos uma parcela do Brasil, mas reconhecemos e estamos trabalhando em programas para estimular inclusão, justamente para que tenhamos uma visão real de cada região brasileira ou nicho de clientes. Diversidade é igual equilíbrio e prosperidade.

Revista Corretora do Futuro – Qual o exemplo de empreendedorismo e gestão que a Lojacorr pode passar para as corretoras?

Dirceu Tiegs – A Rede tem inúmeros exemplos de pessoas que prosperaram, sempre com trabalho duro, estudo, competências e atitude.
Tenho acompanhado os sócios da Lojacorr que seguem reinvestindo na empresa seus resultados, após 27 anos. Seguem estudando e atentos aos movimentos que possam implicar em oportunidade e riscos. Empresa forte e saudável, empreendedores bem sucedidos!

Revista Corretora do Futuro – Com tantas transformações na economia, qual a importância de termos cada vez mais empreendedores no mercado de seguros brasileiro?

Dirceu Tiegs – O mercado de seguros tem evoluído em volume e número de clientes e por isso se torna fundamental a evolução das empresas que aí estão e quem mais vier, até porque percebemos um recuo de agências bancárias e outros canais que abrirão mais espaço ao corretor.

Revista Corretora do Futuro – O que você diria para aquele profissional que está começando a carreira, ou que já está estabelecido, mas sonha em crescer profissionalmente?

Dirceu Tiegs – Invista em você, na sua capacitação e no seu time, aposte no mercado que seguirá crescendo por muitos anos, crie demanda para produtos que não são comprados como vida, residencial, empresarial e faça a diferença na vida de pessoa, famílias e empresas.

Revista Corretora do Futuro – Você é casado, tem filhos? Conte um pouco de seu lado pessoal e sua estrutura familiar. 

Dirceu Tiegs – Sou casado com a Tati, e tenho três filhos: o Ju, que vive no Canada há quatro anos e é da área de tecnologia; o Albert, que é universitário em Curitiba; e o Marcos, que vive conosco em São Paulo. Nasci em Santa Catarina e vivi em diferentes cidades e estados. Há 20 anos estou vivendo em São Paulo.

Revista Corretora do Futuro – Como você consegue equilibrar sua vida profissional, com a de sua família?

Dirceu Tiegs – Nós gostamos muito de estar em família. Cozinhamos juntos, fazemos caminhadas todos os finais de semana, gostamos de viajar e vivendo em São Paulo temos muito acesso a exposições, teatro e toda a cena cultural

Revista Corretora do Futuro – Como você acredita que serão os próximos 25 anos da Lojacorr e a contribuição para o mercado de seguros do Brasil?

Dirceu Tiegs – A Lojacorr continuará sendo parte importante do ecossistema contribuindo fortemente com a formação dos profissionais, com tecnologia de ponta e levando aos brasileiros a importância do seguro e do corretor de seguros como profissional admirado pela sociedade, além de sermos uma solução para as seguradoras.

Revista Corretora do Futuro – Qual é o principal motivo pelo qual você se orgulha do seu trabalho?

Dirceu Tiegs – O orgulho de pertencer a Lojacorr. Uma empresa do bem, que distribui proteção e que tem cumprido seu propósito tendo na confiança e nas pessoas seu principal patrimônio. Tenho estudado e trabalhado muito para estar à altura desta gente competente que faz a Lojacorr, dos corretores, Unidades e colaboradores.

Revista Corretora do Futuro – Que mensagem você deixa para toda a rede neste momento?

Dirceu Tiegs – Estamos no segmento certo da economia, no momento certa e na empresa certa. Bons negócios, saúde, prosperidade e que aproveitemos a jornada fazendo aquilo que nos deixa bem!