Para corretores de seguros que ainda não têm atividade constante nas redes sociais, não há tempo a perder. A opinião é de profissionais do setor que já fazem uso das plataformas e também de especialistas em comunicação. Afinal, o Brasil é o 3º maior consumidor de redes sociais do mundo. Vamos potencializar suas redes sociais, corretor de seguros?
Para quem ainda não começou, é importante lembrar que não se trata de uma atividade puramente comercial. “As redes sociais digitais são plataformas que proporcionam a vivência das pessoas em comunidade”, lembra a professora de Marketing Digital no Centro Universitário Internacional Uninter, Maria Carolina Avis. “Isso significa que essas ferramentas não são só canais de comunicação para fazer divulgação de um produto ou serviço. São espaços em que as pessoas gastam tempo interagindo e consumindo conteúdo.”
Por isso, não basta apenas criar uma conta em uma rede social e começar a publicar conteúdo, pois a chance de ter muito resultado espontaneamente é mínima. “Há uma concorrência forte, já que todo mundo vai por essa lógica de que é preciso estar em redes sociais para vender”, explica a especialista. Dados do próprio Google mostram que mais de 60% dos conteúdos disponíveis na web são duplicados, ou seja, copiados e repetidos. “Redes sociais digitais significam redes de pessoas conectadas. Não adianta só fazer divulgação e propaganda direta, deixando de lado as estratégias de marketing”, ela alerta.
- Faça um planejamento de marketing
“Por mais óbvio que isso possa parecer, é muito comum as empresas apenas colocarem em prática táticas de divulgação, sem considerar o marketing estratégico”, lamenta Maria Carolina. O ideal, é claro, seria contar com profissionais da área do marketing. “Por ser um assunto multidisciplinar, muito gestor pensa que sabe tudo de marketing ou que algum ‘sobrinho’ pode resolver, mas é uma área tão importante quanto qualquer outra para uma empresa funcionar. Afinal, sem demanda, não há negócio, não é mesmo?”
Um planejamento de marketing feito por profissionais da área envolve:
- Objetivos
- Metas
- Definição de KPIs (indicadores que medem o desempenho de um negócio)
- Análises de dados
- Técnicas específicas de mídia, distribuição, design, redação, growth (vertente do marketing que busca maior crescimento por meio da inovação e outros meios)
- Sinergia com técnicas de crescimento de negócio, entre outros
- Estude a jornada do seu consumidor
Você já se perguntou como um potencial consumidor fica sabendo da sua empresa? Em que momento ele passa a se interessar por ela? Quais são os canais de comunicação que podem impactar essa pessoa nesse momento? E como ele fará para te contratar? “Pensar em toda essa jornada faz com que uma empresa não invista todos seus esforços em um canal só. Será que, em algum momento, esse potencial comprador vai fazer uma busca no Google pelo nome da empresa, ou simplesmente por empresas como a sua? Será que quem busca por corretoras de seguro encontra sua empresa no Google?”, ela questiona. Dados do Google mostram que menos de 50% das empresas ativas no Brasil têm cadastro no Google Business, sendo que é um cadastro gratuito e só tem pontos positivos. “Estão deixando dinheiro na mesa”, brinca a professora. Fica a dica para quem ainda não fez!
- Invista na rede certa para seu público
A professora da Uninter explica que é preciso considerar quem é o público alvo do corretor, pois, em muitos mercados, não são as redes sociais que trarão um resultado efetivo, e sim outros recursos digitais. “É preciso mapear a jornada desse consumidor para compreender como as empresas podem criar pontos de contato com esse potencial cliente. Passar a mensagem correta no canal correto. Via de regra, em redes sociais é preciso criar conteúdo característico, e temos uma grande diversidade de opções. TikTok e LinkedIn são exemplos de extremos: cada um tem um público, um comportamento, um tom de voz, um formato e um objetivo. Sugiro não ir pelo caminho mais fácil ou o que é feito apenas para não ficar de fora. É preciso ter estratégia e dar um tiro certeiro”, destaca a professora.
Case de sucesso: a influencer de seguros Marilia Rabelo
Corretora da Mazo Corretora e parceira Lojacorr, Marília Rabelo, de Belo Horizonte, tem utilizado a gravação de vídeos, com destaque para o Instagram, de forma constante e sábia. Graças à sua facilidade de comunicação, ela pesquisou e descobriu como divulgar a corretora com muita empatia e conteúdo. Tanto que sua atividade se tornou influenciadora de pessoas, ou seja, uma influencer do setor de seguros.
Num vídeo recente, por exemplo, ela explica “por que o seguro de vida não é só para quem tem dependentes”, pois hoje são várias as coberturas que podem ser usadas em vida pelo segurado. Pensando em seu próprio sustento e padrão de vida no futuro.
Marília percebe que seus clientes passam muito tempo nas redes sociais, e essa visibilidade tem sido muito importante para ela. “Na verdade, eu nem acredito que seja só para acessar os clientes, mas também para criar boa credibilidade, e para isso precisamos estar nas redes sociais.”
Ela desmistifica um pouco a questão do “resultado” imediato da presença digital. “Eu comentei com uma amiga: nos últimos meses não consegui grandes vendas através das redes sociais, mas eu tenho convicção de que os amigos que às vezes não sabiam que eu trabalhava com seguros, ao assistir aos meus vídeos, sentiram muito mais confiança para fechar o negócio comigo”, ela explica.
Essa confiança, na opinião dela, é a chave-mestra na atividade do corretor. “Eles passam a confiar e me indicam para uma outra pessoa, algum conhecido, fazem a ponte com muita gente.”
Indicação de corretora: Instagram
“Pela nossa experiência, a atividade no perfil do Instagram da nossa corretora é muito importante para mostrar para as pessoas que eu sou uma referência em determinado produto”, compartilha. “A rede social é importante nesse quesito de criar referência. O corretor pode se comparar a um restaurante, pois também é do setor de serviços. Quando a gente quer ir a um novo estabelecimento, a primeira coisa é pesquisar nas redes sociais, não é mesmo? A mesma coisa ocorre com o corretor.”
Como iniciar nas redes sociais?
Para quem não começou ainda, Marília sugere algo simples: iniciar! “É algo que dá trabalho, você precisa pensar em conteúdos e se programar. Pela minha experiência, tenho vários insights ao longo do dia, então eu vou anotando sempre uma ideia, ou converso com alguém e tenho insight de algum vídeo, postagem, algo que irá gerar engajamento. Eu sempre fico de olho em matérias do dia a dia. Tudo que está acontecendo no mundo! Sempre penso: como eu posso encaixar o seguro nisso que está acontecendo?”
Ela dá como exemplo as chuvas que estão acontecendo na Região Sul. “São desastres terríveis, mas todos os dias eu vejo matérias no Instagram de carros que são alagados, de praia que está invadindo o calçadão. E em todas elas eu posto a matéria nos stories e eu coloco o link para algum vídeo que gravei explicando se seguro de carro cobre alagamento.”
Em sua opinião, tudo que acontece no mundo é um motivo para dar uma dica para alguém! “Aproveito para mais uma vez reforçar que eu sou autoridade naquele assunto.
Como gravar vídeos de corretor
Chega o momento que, para muitos corretores, representa um grande desafio: expor-se em vídeo, aprender uma nova técnica de comunicação. Marília indica: “Para colocar seu rosto na rede social, tem que ser algo natural. Eu entendo que, para muitas pessoas, isso é algo difícil de se fazer. Nesses casos, pode ser melhor focar em conteúdos escritos, em compartilhamentos de matérias, em outras formas que não de fato mostrando seu rosto. Mas acho que o mais importante é que tudo seja natural”, explica.
Visto que, para ela, falar olhando para a câmera é algo muito natural, o resultado naturalmente fica bom. “Eles ficam legais porque eu falo de uma forma natural”, diz.
Mas não se trata de um grande mistério: quem tem vontade de ganhar autoridade usando sua imagem pessoal, pode e deve investir no aprendizado de técnicas e fazer vários testes primeiro. Iluminação, bom conteúdo e pesquisa dos melhores fundos e roupas são fundamentais. Dessa forma, os vídeos só têm a melhorar!
Seguros são uma força na sociedade!
Para Marília, trabalhar com seguros representa uma oportunidade de fazer a diferença na vida das pessoas. “Hoje a gente vive num mundo tão inseguro e instável, em que não sabemos o que pode acontecer. Num piscar de olhos, tudo pode mudar. E poder trazer esse amparo, proteção e respaldo para as famílias é um trabalho genuíno e maravilhoso. Sinto-me privilegiada. Esta é a única coisa que sei fazer: cuidar das pessoas”, confessa.
Para a professora do grupo Uninter, Ana Carolina, ao mesmo tempo em que o seguro é um serviço que o consumidor contrata e, muitas vezes, torce para não precisar usar, ele é indispensável. “Para algumas pessoas, não há a possibilidade de viver sem seguro, e isso pode e deve ser explorado. O principal desafio é, sem dúvidas, conseguir criar conteúdo que tenha característica de rede social e que atraia a atenção dos seguidores.”
Leia mais sobre como engajar nas redes sociais neste artigo da professora Ana Carolina.