Facebook Pixel

Economia

Economista analisa os riscos de seguros para 2025

Para Francisco Galiza, o setor deve continuar com a trajetória de crescimento

O economista Francisco Galiza
O economista Francisco Galiza

A 219ª edição do programa Panorama do Seguro trouxe uma análise sobre os riscos de seguros para 2025. Apresentada pelo jornalista Paulo Alexandre, a atração conta com a participação do Consultor Econômico e diretor da Rating Seguros, Francisco Galiza.

“O ano está chegando ao fim. Então, começam a ter as expectativas para 2025 e seus riscos também. Esse é o objetivo desse programa”, disse o economista.

Em sua introdução, Galiza disse que esse foi um ano muito favorável. “A gente já comentou ao longo de outros programas e foi um ano favorável até o momento em que estamos gravando. A economia brasileira cresceu em torno de 3% e o mercado seguros também vai manter a evolução. No caso do setor de seguros, teremos mais um ano de crescimento real, o que é ótimo”, apontou.

Galiza, em seguida, falou dos riscos para o próximo ano. “O ano de 2025 deve continuar com a trajetória de crescimento. Isso tanto vale para a economia brasileira, como também para o mercado de seguro”

Sobre os riscos, em sua visão, três chamam a atenção. “Primeiro, o risco ambiental. Temos o caso do Rio Grande do Sul, com quase R$ 1,5 bilhão de sinistros a mais, as queimadas etc. O segundo, é o risco médico. Agora, desde o que aconteceu em 2020 e 2021, isso nunca mais poderá ser desprezado. Por último, o risco político, não tanto interno, pois em 2025 não terá eleições, mas o risco externo. O mundo está passando por um momento complexo”, informou.

Ele enfatizou que, enfim, devemos esperar que nada disso aconteça. “De qualquer maneira, são riscos que devem ser colocados à mesa”.

Confira o programa na íntegra em: https://www.youtube.com/watch?v=j5DbOv5pSG4