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Atendimento

Pós-vendas de RC é decisivo para a manutenção da apólice e do produto segurado

Para garantir a proteção, atividades profissionais devem ser atualizadas constantemente junto às seguradoras

responsabilidade civil
Imagem: Envato Elements

Os riscos corridos por autônomos, profissionais liberais e prestadores de serviços vêm fortalecendo a necessidade do seguro de Responsabilidade Civil (RC). Entretanto, tão importante quanto fechar um bom negócio com o cliente é manter a apólice vigente e renovada. É o que afirma Genival de Souza e Silva, professor, mentor de corretores de seguros e parceiro da Lojacorr. 

O especialista explica que, diferente de outros seguros, o RC pode sofrer alterações da estrutura que gerou a cotação ao longo do tempo. Sendo assim, é de extrema importância que o corretor de seguros atualize as características do que está sendo segurado.

Inclusive, a transparência nas informações fornecidas pelo corretor à seguradora serve para sua própria proteção em relação ao cliente. Por isso, a responsabilidade de manter a seguradora ciente e atualizada é do corretor e do segurado. A sugestão, portanto, é de que o corretor mantenha contato frequente com o cliente para que a cada renovação a apólice seja preenchida em conjunto mediante o questionário já conhecido dos corretores.

Entre os exemplos de alterações frequentes que o especialista já presenciou estão obras que mudam de prazo, o show que muda de data, o produto alterado no portfólio, a atividade do profissional que pode ter sido complementada no caso de advogados, por exemplo. 

“São dados que precisam ser discutidos e apresentados ao longo da vigência e cabe ao corretor conscientizar o cliente que aquelas informações do questionário são dinâmicas e precisam ser atualizadas junto à seguradora para que ela analise se o risco mudou ou não”, destaca.

A importância da transparência no seguro de RC

Genival de Souza e Silva acrescenta que o questionário da seguradora inclui se o segurado tem ciência de alguma ocorrência que possa gerar reclamação. Caso não seja respondido, pode impactar negativamente o corretor e o segurador, se não for informada uma informação coerente e completa para a seguradora. “Durante a vigência, tem uma série de obrigações do segurado e manter a seguradora informada de aspectos relevantes de mudança é uma delas. Ocorrências também são importantes de serem comunicadas à seguradora e podem gerar reclamações no futuro”, diz.

Nesse sentido, o corretor precisa buscar manter o relacionamento com o segurado em dia para que ele esteja ciente das obrigações junto à seguradora. Assim, não existe segredo no atendimento. “A preocupação do corretor não deve ser apenas na renovação. Porque, nesse tipo de apólice, o acompanhamento é importante e isso pode gerar mais vendas, além de melhorar a apólice a cada ano”, finaliza.