Negociação foi de € 2,3 bilhões para a compra da operação da Liberty Seguros na Espanha, Portugal, Irlanda e Irlanda do Norte
O Grupo italiano Generali, que detém a seguradora Tranquilidade, acaba de anunciar a aquisição da operação da Liberty na Europa. Estão incluídas as sucursais em Portugal, Espanha, Irlanda e Irlanda do Norte. A transação ficou em € 2,3 bilhões e é considerada a maior negociação do ano no setor segurador. Com isso, Generali potencializa o crescimento nos vários mercados onde está presente.
Como resultado dessa transação, a Generali alcançará a 4ª posição no mercado espanhol de P&C, enquanto consolida sua posição em Portugal, na 2ª posição. A Generali também entrará na Irlanda com uma participação de mercado entre as 10 primeiras. Isso representa uma oportunidade para expandir ainda mais a presença europeia do Grupo em um mercado lucrativo e atraente.
Em comunicado, a Generali explica que a compra está ainda sujeita à aprovação das entidades reguladoras. O valor pago pela operação também pode ser alvo de ajustamento. Outros grupos seguradores multinacionais, como a Zurich, a Allianz e outros atores espanhóis, como a Mútua Madrileña, estavam igualmente na corrida. O Citigroup e o Credit Suisse atuaram como consultores financeiros. A Clifford Chance, a Morais Leitão e a Matheson atuaram como consultores jurídicos da transação.
O grupo acredita que a negociação é uma oportunidade de continuar a expandir a presença na Europa, num mercado altamente concentrado e rentável. O presidente executivo da Tranquilidade, Pedro Carvalho, informou que o potencial de crescimento nos três países é interessante, já que todos têm uma reduzida penetração de seguros comparativamente com mercados europeus similares.
Espera-se que a transação gere economias de escala adicionais em todo o Grupo Generali, graças à redução de custos, à otimização de TI, à venda cruzada de produtos da Generali e ao sólido histórico de integração de negócios do Grupo. A aquisição das capacidades de distribuição digital da Liberty Seguros representa um passo relevante para a iniciativa estratégica do Grupo focada em canais diretos em vários países.
Principais players no mercado
Jaime Anchústegui Melgarejo, CEO Internacional da Generali, complementa: “Essa transação enfatiza o compromisso do Grupo com a Espanha e Portugal, ao mesmo tempo em que fortalece a presença na Europa, já que entramos na Irlanda com uma importante participação de mercado. A natureza complementar, lucrativa e diversificada do negócio também nos permitirá expandir nossa rede de agentes e corretores e adquirir novos conhecimentos operacionais no negócio direto”.
A Generali se torna um dos principais players no mercado de seguros espanhol após essa transação, que reforça a posição do Grupo em seguros de automóveis e residências. A aquisição também abre novos segmentos de clientes para oferecer soluções de multiprodutos, graças à gama mais ampla de produtos da Generali. Espera-se que a rede ampliada de agentes e corretores da Generali alcance mais de 7.000 intermediários, uma das maiores redes da Espanha.