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Lançamento

Fala Mulher: obra reúne 38 artigos de mulheres que celebram a força feminina

Iniciativa compila vozes femininas autênticas e conta experiências inspiradoras

Fala Mulher
Imagem: Divulgação

A Associação das Mulheres do Mercado de Seguros (AMMS) – Sou Segura – realizou nos dias 08 e 11 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o lançamento do livro ‘Fala Mulher’. Os eventos ocorreram respetivamente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. 

Os lançamentos tiveram o intuito de celebrar a voz feminina e as histórias inspiradoras que tornam cada página deste livro única, em momentos de inspiração, reflexão e conexão. Além disso, o convite também foi estendido a todos os gêneros como uma celebração da diversidade e inclusão, sendo acolhedor para todos os que apreciam a força da mulher. 

A obra reúne uma coletânea dos 38 artigos mais lidos, escritos por mulheres para a coluna ‘Fala Mulher’, que podem ser lidos rotineiramente AQUI!

Propósito da Associação

Segundo a presidente da Sou Segura, Liliana Caldeira, o trabalho da Sou Segura gera efetivos impactos, porque mostra a realidade. A entidade vem propondo sugestões e alternativas para a busca da equidade de gênero e promoção da diversidade. Assim, destaca também as vantagens desta inclusão na obtenção de resultados financeiros para as empresas, no estímulo à criatividade, à inovação e no atingimento de um ambiente de trabalho com bem-estar, respeito e pluralidade.

Do ponto de vista das pessoas, o trabalho da Sou Segura se materializa na realização de iniciativas que permitem às mulheres ter maior visibilidade e se desenvolver. Desde por meio de eventos, treinamentos e palestras como programa de mentoria, espaço para escrita e fala de mulheres. Neste sentido, a associação apoia mulheres a escalar suas vidas profissionais e a buscar saúde física, mental e emocional com espaço de escuta e acolhimento. 

Dessa maneira, existe a Coluna Fala Mulher, a tvsegura, o podcast vozsegura, os eventos técnicos (insurance meetings), a cartilha de boas práticas, o programa de mentoria intercompany, as premiações anuais em que são reconhecidos os patrocinadores por suas ações em prol da equidade de gênero. Isso sem falar no emblemático evento Sou Segura Summit, que ocorreu em 2021 e em março de 2023. “Nosso mercado está melhor em termos de representatividade, mas ainda há muito por fazer e é esta a missão da Sou Segura”, explica.

Liliana fala que, para celebrar este momento em que é possível observar que o mercado segue melhor, rumo a equidade, o Sou Segura homenageia as mulheres com a publicação do livro. A obra ‘Fala Mulher’ aborda temáticas vinculadas à carreira, diversidade, pandemia e seus impactos e artigos técnicos. “Celebrar é preciso, porque conquistas vem com perseverança e com muito trabalho. Nisso a Sou Segura e as mulheres do nosso mercado tem energia de sobra”, destaca.

Liliana Caldeira

Mais sobre a obra ‘Fala Mulher’

Já a diretora Executiva da Sou Segura, Simone Ramos, que é coordenadora da coluna ‘Fala Mulher’ e curadora do livro, destaca que a publicação convida a transformar aprendizado em prática e a incomparável mudança de perspectivas, “o que eleva esta inspiradora obra à descoberta de novos caminhos”.

A coautora Stephanie Zalcman diz que sente-se extremamente honrada em participar do livro ‘Fala Mulher’ da Sou Segura. Em especial, por ter contribuído com um artigo técnico, que aborda o tema sobre Seguro Cibernético, no qual tem bastante atuação: “Fraudes digitais têm feito seguro cibernético dobrar a cada ano”. 

Formada em Direito, com extensão em Contabilidade e Finanças pela FGVPEC e Business Management Programme Certificate pelo INSEAD, France, Stephanie iniciou sua carreira na área jurídica e já atua no mercado de seguros há 17 anos. Ele tem passagem em grandes Seguradoras e Corretoras. Atualmente é diretora Técnica de Operações e Estruturação da Wiz Corporate. É também coautora do Livro Mulheres no Seguro da Editora Leader e do Livro Liderança Estratégica: O “Novo Normal” na Visão de Líderes da Alta Gestão. É ainda conselheira executiva e mentora da Sou Segura, associada da ONU Mulheres Brasil, do Grupo Mulheres do Brasil e membro da Academia Europeia da Alta Gestão.

De acordo com ela, a inclusão de vozes femininas neste contexto é fundamental para promover a diversidade e enriquecer o debate. “Ao contribuir com meu conhecimento e experiência, pude oferecer uma perspectiva única e complementar, fortalecendo assim o conteúdo do livro. Espero que esta iniciativa inspire mais mulheres a se envolverem em áreas técnicas e científicas, criando um ambiente mais inclusivo e equitativo para todos”, conta.

Comunicação em seguros

Outra coautora é a Thais Ruco, conteudista do Portal Corretora do Futuro da Lojacorr e jornalista. Atua no mercado de seguros desde 2002, tendo passado por diversas publicações da mídia especializada. Recebeu troféus do Prêmio Allianz de Jornalismo e Prêmio Fenacor de Jornalismo. Trabalha como assessora de imprensa e comunicação do setor na Ruco Comunicação.

No seu artigo, ela alerta para a importância de uma boa comunicação e como isso pode abrir grandes oportunidades, seja nos relacionamentos interpessoais ou nos negócios. “Ouço de várias pessoas a desculpa: ‘não preciso falar e escrever tão corretamente, não sou jornalista’. Por outro lado, todos precisam saber se comunicar bem, escrever e falar de forma adequada, clara, fazendo o receptor entender o que se quis dizer. Deveria ser simples, mas não é o que vemos e ouvimos. Tanto que causa estranhamento um texto relativamente bem escrito ou um discurso mais elaborado. Por isso, saber falar e escrever corretamente faz a diferença e nivela por cima pessoas e profissionais. Dá um ar de propriedade, mesmo que a cultura esteja somente neste quesito”, explica.

Ela acrescenta que saber falar e escrever corretamente é primordial para todos. Por outro lado, desenvolver reportagens, artigos, ou até mesmo discursos planejados para um resultado efetivo, ter estratégias de construção de narrativa de marca, é para especialistas. Afinal, por mais que pareça que a internet colocou todos como jornalistas, estudar jornalismo tem um propósito.

“Por isso, executivos podem e devem contar com assessores de comunicação para desenvolver gestão e curadoria de conteúdo em seus perfis nas plataformas online (LinkedIn, Facebook, Instagram, Twitter, blogs pessoais e corporativos). Até mesmo a produção de longos artigos ou livros no modelo ghost writer, em que o jornalista escreve o texto mas seu nome não aparece. Muitas vezes a missão do especialista é passar para o papel todo o conhecimento do executivo, que sabe se expressar verbalmente, mas não organizar em palavras escritas, ou até mesmo fazer pesquisas e apresentar o material pronto”, enaltece.

Thaís e sua família

Responsabilidade da equidade

A diretora de Comunicação e Marketing na MAPFRE, Tatiana Cerezer, é também coautora da obra. Com mais de 20 anos de mercado de seguros, ela desenvolve diversas capacidades da comunicação, como branding, gestão de crise, reputação, eventos, campanhas variadas, mídia e redes sociais, ASG, patrocínios e muito mais. É também presidente da Comissão de Marketing da CNSEG – Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização. Possui o propósito de atuar para tornar o mercado de seguros cada vez mais acessível e simples aos brasileiros.

Segundo Tatiana, foi uma imensa alegria participar como coautora do livro Fala Mulher. Isso porque a Sou Segura é a primeira associação de mulheres do mercado de seguros. Portanto, qualquer iniciativa desta instituição terá o seu apoio pessoal. “Inclusive, equidade é uma causa essencial para os negócios e para a sociedade”, fala.

Tatiana Cerezer

Em segundo lugar, ela salienta que é apaixonada pela comunicação e marketing. Por isso, ter um espaço dedicado para conectar estas áreas com a diversidade é muito precioso. “O que quis passar no meu artigo é que a responsabilidade da equidade começa dentro dos times. As relações precisam ser igualitárias e respeitosas com todos”, finaliza.