A Lojacorr, que se destaca por seu compromisso com um ambiente de trabalho de excelência, acaba de conquistar seu 8º certificado na pesquisa Great Place to Work (GPTW) 2024. O estudo avalia a cultura organizacional em termos de confiança, liderança eficaz, propósito e valores alinhados. A empresa é certificada com o selo GPTW desde 2017.
A pesquisa foi feita com os colaboradores das sedes administrativa, comercial e unidades de negócios, que estão presentes em todos os estados do Brasil. Na avaliação da percepção dos funcionários com a organização como um todo e com a alta direção, as dimensões “camaradagem”, “respeito” e “orgulho” tiveram destaque positivo.
A metodologia GPTW
De acordo com Dirceu Tiegs, presidente da Lojacorr, o objetivo é que todos possam se desenvolver dentro da empresa. “Crescemos acima dos índices de mercado para cumprir o nosso propósito, mas queremos um crescimento sustentável, com a validação de colaboradores e clientes.”
Para ele, a metodologia GPTW contribui com subsídios para o time de Gente & Gestão. “A equipe consegue atuar cada vez mais para nos transformar em um ótimo ambiente de trabalho, onde todos prosperam e se desenvolvem”, conclui.
A metodologia GPTW For All tem a premissa de uma cultura de confiança e liderança efetiva que gera melhores resultados para pessoas, negócios e sociedade. A certificação GPTW avalia cinco dimensões essenciais: credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem.
Para obter a certificação, a empresa precisa de uma amostragem mínima de respostas, uma nota superior a 70 e a conclusão de um questionário específico.
Resultados da pesquisa GPTW
Neste ano foram 267 convidados e 192 respostas. Isso resultou em uma taxa de participação de 72% e 331 comentários – um aumento de 5 pontos percentuais no engajamento de respondentes em relação ao ano anterior. O resultado das notas de Trust Index – a média de todas as notas da pesquisa de clima – foi de 86; 2 pontos a mais em relação a 2023.
“Nós estamos satisfeitos com a evolução da pesquisa, grau de engajamento e validação que nós, colaboradores, fizemos, atestando que a Lojacorr é uma empresa GPTW. As informações são 100% anônimas, mas nos possibilitam atuarmos de forma bastante específica, em pilares como credibilidade, respeito e camaradagem, mas também nos indicam as percepções dos colaboradores sobre inovação, gestão do negócio entre outros temas muito relevantes”, comentou Tiegs.
As principais fortalezas da Lojacorr
De acordo com as respostas coletadas, foi possível perceber os pontos de maior destaque da empresa. Veja abaixo alguns dados levantados pela pesquisa GPTW.
- Respeito: A segurança física no local de trabalho foi destacada com notas de 96 pela visão da empresa e 98 pela visão da área, comparadas a uma média de 97 das 150 melhores empresas brasileiras certificadas pelo GPTW no ano passado. Da mesma forma, as instalações contribuem para um bom ambiente de trabalho com notas de 95 e 96, respectivamente.
- Camaradagem: A sensação de acolhimento na organização recebeu notas de 94 e 95.
- Orgulho: A contribuição para a comunidade foi avaliada com uma nota de 94, representando aumento em relação ao ano anterior.
O resultado foi satisfatório e o engajamento dos colaboradores, também. “Acompanhamos de perto o termômetro de respondentes subindo durante a coleta de respostas da pesquisa. Nosso primeiro grande desafio foi cumprir o número mínimo de 158 respondentes para concorrer ao ranking, o que, com o apoio das lideranças em lembrar a todos sobre os prazos, foi superado com sucesso”, destacou Raquel Klechovicz Santini, analista de Desenvolvimento Humano e Organizacional.
Melhorias implementadas em 2023
Com base nos resultados da pesquisa GPTW 2023, a Lojacorr implementou várias melhorias durante o último ano. Confira algumas.
- Fortalecimento do Treinacorr, uma parceria com a Galena (Edupass), para que colaboradores da sede, unidades e corretores possam potencializar seu desenvolvimento profissional e pessoal
- Revisão da jornada semiflexível, focando em manter a autonomia de todos.
- Os “Encontros de Guardiões” agora são mensais, para manter todos informados sobre a empresa.
- Investimento em comunicação e governança.
- Fortalecimento e orientação de lideranças com a Business Partner.
- Programa de Desenvolvimento de Lideranças da Lojacorr (PDLL) personalizado para os líderes.
- Decisão de manter o home office para promover autonomia e flexibilidade.
- Programa de Participação nos Lucros renovado, com indicadores atualizados e transparência na comunicação.
- Programa de carreiras “Rosa dos Ventos”, focado em desenvolvimento e reconhecimento de pessoas.
- Programa de Diversidade e Inclusão para promover representatividade, equidade e segurança para pessoas diversas, e educação e letramento para quem não faz parte de grupos de diversidade.
- Código de Conduta para evitar discriminação e garantir dignidade a todos.
- Mimos em momentos especiais como aniversários, nascimentos e Natal.
- Programa “Protagonistas do Futuro”, com encontros de mentoria e treinamento focado no desenvolvimento de jovens da empresa.
- Apoio à comunidade com iniciativas como Vó Tunica e Instituição Pequeno Príncipe.
- Endomarketing com foco em celebrações como festa junina e fim de ano.
- Reconhecimento de colaboradores por tempo de casa e desempenho.
GPTW: resultados que devem ser comemorados
“Nos surpreendemos positivamente com o aumento de 10 pontos na nossa nota de eNPS. Essa é uma métrica que avalia a probabilidade de nossos colaboradores recomendarem a empresa para um colega trabalhar, valendo como um NPS interno”, comemorou Raquel.
“Ficamos muito felizes com o aumento tão significativo e consideramos este número como uma comprovação de que houve uma ampliação na satisfação e percepção do nosso time em relação ao nosso clima, cultura e a empresa como um todo.”
O desenvolvimento contínuo é um compromisso de todos os líderes da empresa, e o PDLL (Programa de Desenvolvimento de Lideranças Lojacorr), desde 2022, é um exemplo disso e tem potencializado esse pilar tanto na sede quanto nas unidades de negócios.
Segundo Raquel, em 2022, as aulas sobre liderança ministradas pelo professor e psicólogo Paulo Vieira promoveram reflexões e uma revisão da identidade organizacional, resultando na atualização do propósito da empresa.
O treinamento continuou com as lideranças das unidades em 2023, enquanto, na sede, houve a presença da psicóloga Aline Marty, que abordou temas relacionados à gestão de equipe, feedbacks, capacitação, recrutamento, entre outros.
Capacitação continua em 2024
Neste ano, os líderes da sede receberão formação no programa de Agilidade de Aprendizado (Learning Agility) oferecido pelo ISAE (Instituto Superior de Administração e Economia). Esse treinamento é focado no desenvolvimento de diversas habilidades essenciais.
Os participantes serão capacitados para aprender de maneira ágil, isto é, abrindo-se para informações e conhecimentos com facilidade, se adaptando a mudanças e ajustando habilidades e comportamentos para enfrentar novos desafios.
Os líderes também serão incentivados a pensar de forma criativa e a encontrar soluções inovadoras para problemas complexos. Por fim, será trabalhada a colaboração, visando a eficácia no trabalho em equipe para alcançar objetivos comuns.
Paralelamente, as unidades estarão focadas na comunicação, sob a orientação de Mira Graçano, uma profissional renomada e com vasta experiência como comunicadora, mentora e consultora. Os encontros das unidades têm como objetivo aprimorar a comunicação e melhorar os relacionamentos interpessoais.
E não para por aí! Reconhecendo a dinâmica do mercado de trabalho, a Lojacorr criou, no último ano, o programa de carreiras “Rosa dos Ventos” para atender às tendências emergentes e desenvolver competências essenciais para os profissionais do futuro, oferecendo assistência e orientação especializada.
O programa tem o objetivo de proporcionar um ambiente de crescimento profissional para todos os colaboradores; tudo pautado por respeito, transparência, colaboração e leveza.
O “Rosa dos Ventos” é estruturado em quatro pilares: “Radar de Desempenho”, que avalia habilidades e resultados dos colaboradores; “Rota de Crescimento”, em que são elaborados planos personalizados de desenvolvimento; “Checkpoint”, que reconhece as conquistas e destaca os talentos; e “Desbravando Horizontes”, que oferece acesso a oportunidades de crescimento dentro da Lojacorr, incentivando a contínua evolução profissional.
Sobre o Great Place to Work
O Great Place to Work é uma autoridade global no reconhecimento de excelência no ambiente de trabalho, conduzindo pesquisas e oferecendo consultoria para organizações em mais de 60 países.
As empresas certificadas pelo GPTW criam ambientes de trabalho excepcionais e promovem o bem-estar e desenvolvimento de seus colaboradores.
A Lojacorr continua comprometida em manter e aprimorar seu ambiente de trabalho, sempre com foco na satisfação e no desenvolvimento de seus colaboradores. Tudo isso reflete diretamente nos resultados e no impacto positivo na comunidade. Estamos orgulhosos de sermos reconhecidos pelo GPTW e queremos que você faça parte dessa jornada incrível. Acesse nosso site e confira as vagas disponíveis.