Facebook Pixel

Ping pong

Entrevista: Luiz Ernani Lepchak, Diretor Regional Sul da Lojacorr

Diretor compartilhou experiências, falou da sua vida fora do escritório e explicou o que pensa sobre diversidade e inclusão

Entrevista com o Diretor Regional Sul

São 30 anos trabalhando em seguradoras e muita história pra contar! Com essa trajetória profissional, Luiz Ernani Lepchak, atendente 16 Unidades que fazem parte da Diretoria Sul na Lojacorr desde 2017 e tem uma vasta experiência em gerenciamento e gestão.

Perfil

Administrador de empresas e cursando ‘Tecnólogo em Seguros’, Lepchak tem afinidade com os ramos de automóvel, elementares, transporte, vida e saúde. Sua carreira inclui funções de liderança de equipes comerciais na Bradesco Seguros, onde, há mais de 20 anos, passou a atender às sucursais da companhia, ganhando experiência no atendimento aos corretores.

Na Lojacorr, Lepchak representa a empresa junto ao mercado segurador, órgãos de classe, imprensa e segurados. Sua atuação principal é voltada para questões comerciais, bem como assuntos técnicos e operacionais relacionados ao desempenho e atendimento aos corretores e prepostos que atuam na região Sul.

Nesta entrevista, o diretor compartilha suas percepções sobre o mercado de seguros e muito mais. Vamos explorar suas dicas para corretores de seguros que desejam alcançar o sucesso em um mercado cada vez mais competitivo. Acompanhe!

Entrevista

Portal Corretora do Futuro – Como você enxerga o papel da inovação e da tecnologia no futuro do setor de seguros? Quais são as tendências mais promissoras que você vê surgindo?

Luiz Ernani Lepchak – Bem, penso que tecnologia e a inovação estão transformando o setor de seguros, oferecendo novas oportunidades de negócios e melhorando a eficiência e a experiência do consumidor. As empresas que mais rápido se adaptarem a esta necessidade do mercado, com certeza terão uma maior competitividade em relação às demais. Dentro da Lojacorr, continuamos atentos à transformação digital, que internamente chamamos de Figital. 

Entendemos que se trata de um caminho sem volta, mas tendo sempre o ser humano como figura principal deste processo, utilizando as ferramentas tecnológicas a seu favor e do consumidor final. No tocante a tendências, não podemos deixar de registrar o Plano de Desenvolvimento do Mercado de Seguros (PMDS), capitaneado pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNseg), em que o propósito principal é aumentar a participação do segmento de seguros no PIB de 6,5% para 10%. Este desafio é muito importante para o nosso mercado, entretanto, seguradoras e corretores têm uma missão fundamental para o aculturamento do seguro em nosso país. 

No campo das tendências tecnológicas, vejo que a IA (Inteligência Artificial) poderá ser utilizada de diversas formas, como na prevenção de sinistros. Como exemplo podemos citar o seguro de automóveis, com dispositivos instalados em carros, para identificar riscos de sinistros e alertar os motoristas sobre como evitá-los. Isso poderá reduzir o número de acidentes e, por sua vez, diminuir os custos para as seguradoras e o impacto sobre o preço das apólices aos segurados. Há também as soluções mobile, com aplicativos móveis usados para cotação, contratação e transmissões de propostas de seguros de forma rápida.  

Também gostaria de registrar que ramos de seguros como Saúde, Vida, Residencial  e Responsabilidade Civil continuarão a ter evolução acima da média de mercado face o período pandêmico, bem como as questões climáticas que ocorreram aqui no sul. A população está bem mais consciente da importância em se ter seguros.

Portal Corretora do Futuro – Quais são os principais princípios de liderança que você segue na sua gestão? Poderia compartilhar algum exemplo de como você aplica esses princípios no dia a dia?

Luiz Ernani Lepchak – A liderança na gestão de uma equipe é fundamental para que a empresa tenha sucesso no ramo em que atua. É muito importante que você seja uma boa referência para os membros da sua equipe e por todo mercado/região em que atua – até mesmo por seus concorrentes. Procuro atuar com princípios como acessibilidade, autocontrole, identificação de talentos, comunicação, confiança, delegação de tarefas, humildade e imparcialidade. 

Como líder de equipe, faço com que orientações e instruções em relação às estratégias da empresa sejam claras e objetivas. Até mesmo as cobranças ou a adequação de rotas fazem parte de uma gestão de sucesso. Como exemplo, talvez possa citar a confiança recíproca que firmamos com toda a equipe e colegas que nos representam nas 16 unidades de negócios do Sul. São nossos ouvidos, olhos e bocas junto aos corretores da Rede.

Portal Corretora do Futuro – Qual a importância da diversidade e inclusão na Lojacorr? Quais iniciativas estão sendo realizadas para promover esses valores?

Luiz Ernani Lepchak – As boas práticas para a promoção da diversidade e da inclusão precisam ir além do discurso para que sejam efetivas e tragam bons resultados para a empresa, mas tudo deve ser planejado e acompanhado com frequência, da maneira que ocorre aqui na empresa. 

Dentro da Lojacorr, há políticas e processos voltados para o desenvolvimento das habilidades profissionais de maneira igualitária, mas considerando a individualidade de cada um e servindo para igualar as oportunidades dentro da empresa. A importância para Lojacorr da inclusão e diversidade acaba sendo um diferencial competitivo e um fator relevante para o crescimento da organização. Encontros internos são importantes e podem existir no sentido de educar os colaboradores a tratar as diferenças com maior naturalidade

Temos importantes ações internas. Foram criados grupos de afinidade: um grupo de mulheres, chamado A Voz Delas; e um grupo LGBTQIAPN+, chamado Laços da Diversidade. São grupos que se reúnem mensalmente desde 2022 para debater pautas relacionadas e criar soluções internas. 

Ainda temos uma cartilha anticapacitista, que propõe conscientização a respeito do tema, ensinando o porquê de evitarmos certas falas e ações que podem oprimir alguém. Temos outra, a Cartilha da Generosidade, que tem o propósito de incentivar o apoio às causas sociais. 

Portal Corretora do Futuro – Como a Lojacorr está se preparando para a transformação digital? Quais são os principais projetos ou mudanças que estão sendo implementados?

Luiz Ernani Lepchak – A transformação digital nas empresas proporciona melhora no desempenho, além de otimizar processos por meio da tecnologia. A implantação é feita por etapas, pois é fundamental que a organização esteja empenhada em se adaptar para gerar vantagens competitivas. 

A Lojacorr tem investido muito nesta transformação. Para se ter uma ideia, temos atualmente 31 profissionais altamente qualificados envolvidos diretamente nessas necessidades. Temos a unificação do protocolo online, em que o corretor terá um único caminho no sistema Broker One para realizar o protocolo dos seus negócios. 

Nossos colegas da tecnologia estão desenvolvendo a nova central de negócios , que vai apoiar o corretor no desenvolvimento da sua carteira, desde a prospecção até o pós-venda. A intenção é realizarmos a entrega da primeira etapa ainda em 2024. Também estamos evoluindo para o login único para que o profissional possa acessar várias plataformas. Temos mais de 130 robôs que fazem com que as informações das propostas e apólices cheguem mais rápido ao corretor através do nosso sistema Broker One.

Portal Corretora do Futuro – Qual você acredita ser o segredo para construir uma equipe de alto desempenho? Quais qualidades você mais valoriza nos membros de sua equipe?

Luiz Ernani Lepchak – Acho que a frase de Michael Jordan, ex-jogador profissional de basquetebol norte-americano, resume o quanto é fundamental unir esforços e os aprendizados de cada um para alcançar grandes conquistas e não apenas para resolver as tarefas simples do dia a dia. Como um time de basquete, uma equipe de trabalho precisa de um técnico, um líder que tenha conhecimentos fundamentais e flexibilidade para lidar com pessoas, respeitando suas diferenças e culturas distintas. Esse é o primeiro passo para ter uma equipe de alto desempenho e para enfrentar os desafios do mercado e alcançar os melhores resultados para nossa empresa. Tenho o prazer de liderar um grupo de profissionais diferenciados do mercado de seguros, cada um com perfil completamente diferente do outro e com muitas qualidades; mas o ambiente colaborativo está no DNA de todos estes colegas. Aproveito a oportunidade para agradecer a Renata, Eduardo, Pinelli, Mauro, Lyncoln, Roberto, Zanella, Cabanero, Maicon, Julio, Kátia, Jair, Osvalberto, Marcella e Andrea por tudo que fazem pela nossa empresa.

Portal Corretora do Futuro – Quais ações de sustentabilidade e responsabilidade social a Lojacorr tem adotado e qual é a sua visão sobre o papel das empresas nessas áreas?

Luiz Ernani Lepchak – Estes dois temas são de grande relevância dentro da Lojacorr. Posso citar que, com relação à sustentabilidade, desde o período da pandemia optamos pelo home office a todos os colaboradores, visando a segurança que o momento exigia. 

Contudo, nos dias atuais, com a continuidade desse modelo de trabalho, verificamos a melhora da qualidade de vida dos nossos colaboradores e voltamos nosso olhar para o meio-ambiente. 

Já no que se diz respeito à responsabilidade social, a Lojacorr incentiva um programa chamado Rede do Bem, com a possibilidade de nossos colaboradores realizarem doações para o Hospital Pequeno Príncipe, com desconto da contribuição na folha de pagamento. É possível contribuir com valores a partir de R$ 15. Fazemos parte da “Seleção Gols pela Vida”, também promovida pelo Hospital Pequeno Príncipe. Contribuímos mensalmente com a UTI Infantil. A empresa participa do apoio ao Celeiro da Vó Tunica, instituição que acolhe e impulsiona adolescentes em situação de vulnerabilidade social que estão em processo de desligamento dos serviços de acolhimento onde vivem, inclusive com palestras de colaboradores voluntários a estes adolescentes. Isso tudo conduzido, incentivado e impulsionado pelos colegas do Gente & Gestão para a participação de todo aquele colaborador que queira de alguma maneira contribuir. 

Recentemente, com a tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul, promovemos uma campanha de doação destinada a Rede de Bancos de Alimentos do estado. A cada R$ 1 doado, a Lojacorr doou mais um. Tivemos uma arrecadação duplicada. 

Sobre minha visão do papel das empresas nessas áreas, penso que são primordiais para o sucesso destas, pois tais práticas podem gerar diversos benefícios, fortalecer a marca, e contribuir com um futuro justo e sustentável.

Portal Corretora do Futuro – Poderia compartilhar um momento decisivo em sua carreira que mudou a direção ou a perspectiva do seu trabalho?

Luiz Ernani Lepchak – Depois de 28 anos trabalhando no mercado de seguros, tomei talvez a decisão mais difícil na minha vida profissional: solicitar o desligamento da Bradesco Seguros. Neste período eu estava como Superintendente da Sucursal Belo Horizonte e vivendo uma fase profissional muito boa em relação a perspectivas de crescimento dentro da seguradora. Entretanto, em conversas com o Diogo [Ardnt, presidente da Lojacorr] e com o André Duarte, pude acompanhar um pouco da evolução da Lojacorr. Tivemos alguns encontros e – lembro como se fosse hoje -, o André falou: “cara, vem ser feliz na Lojacorr.” Nunca mais esqueci isso. 

Em abril [de 2024], completei 10 anos de empresa e parece que comecei minha vida profissional em seguros aqui dentro. Tenho maior orgulho em fazer parte desse ‘timaço’. 

Portal Corretora do Futuro – O que te motiva a continuar no setor de seguros e quais aspectos do seu trabalho te trazem mais satisfação?

Luiz Ernani Lepchak – Sou apaixonado pelo que faço, penso que nasci para atender corretores de seguros e fazer gestão de equipe. Também gosto de sempre estar ao lado dos colegas das seguradoras, estes parceiros e apoiadores que nos ajudam muito no dia a dia. Pelo fato de acreditar no setor, ano passado completei mais uma graduação na área pela ENS, até porque, em função da evolução deste mercado, necessitamos estar sempre nos reciclando. 

Em minha vida profissional, tive e tenho muita satisfação em ouvir de colegas que fui fundamental na sua evolução a respeito do conhecimento no mercado de seguros. Acabo me emocionando e me sentindo orgulhoso por ter impulsionado tantos profissionais qualificados. 

Portal Corretora do Futuro – Quais são suas metas e visões para o futuro da Lojacorr na região Sul? Como você vê a empresa evoluindo nos próximos anos?

Luiz Ernani Lepchak – Atualmente, representamos 47% da produção total Lojacorr Brasil, porém meus pares têm realizado um trabalho fantástico em suas regiões, o que nos motiva a continuar sempre buscando crescer acima do mercado. Em relação às nossas metas, talvez uma das principais seja continuar empoderando os corretores que fazem parte da nossa rede, até porque, comprovadamente, nossos corretores crescem acima do mercado; isso demonstra a força da Lojacorr. 

Outro ponto que temos conversado muito com nossos corretores é a importância em diversificar a oferta de seguros. Uma corretora pode atender a uma ampla variedade de necessidades, desde seguros residenciais, empresariais, seguros de vida e saúde, automóveis, incluindo consórcio da Lojacorr Consórcios. Com isso, ajudamos os corretores a melhorar seu mix de carteira e consequentemente sua rentabilidade. 

Somos uma empresa colaborativa e inovadora. Com certeza a Lojacorr continuará evoluindo para conscientizar as pessoas da importância da proteção do seguro e do papel do corretor.

Entrevista com Ernani
Lepchak e sua família – um pouco da vida fora do escritório

Portal Corretora do Futuro – Fora do ambiente profissional, quais são seus hobbies e interesses favoritos? Como você gosta de passar seu tempo livre?

Luiz Ernani Lepchak – Fora do ambiente de trabalho minha vida é muito simples. Estou sempre com minha família e junto de amigos especiais. Sou torcedor do Coritiba (o melhor do mundo para mim) e sempre que possível vou assistir jogos no estádio. Gosto de ‘bater minha bolinha’, sempre gostei, e gosto de encontros aos finais de semana com meus amigos. 

Minha família é composta pela Mônica, Mariazinha, a Lê e o Ju, mas ainda tem os sobrinhos e sobrinhas muito queridos, e dois pets: o Panqueca (nosso gato que pensa ser um cachorro) e seu irmão mais velho, o Apache (cavalo de competição da Mariazinha). Mesmo com toda esta intensidade, fora do trabalho consegui concluir mais uma graduação que levou dois anos e procuro sempre estar navegando por todas as mídias sobre informações do mercado de seguros e assuntos diversos.

Portal Corretora do Futuro – Como sua família influenciou sua jornada profissional e pessoal? Existe algum ensinamento ou valor familiar que você considera especialmente importante em sua vida?

Luiz Ernani Lepchak – Sou descendente de ucranianos e minha família era muito humilde. Sou filho de pai mecânico e de mãe dona de casa (que fazia a melhor comida do mundo). Somos quatro irmãos, infelizmente todos falecidos, mas é a melhor família do mundo! Tivemos uma vida muito simples, mas muito abençoada por Deus. Com certeza minha família influenciou diretamente na minha vida profissional e na pessoa que me tornei: sempre focado em entregas e respeito a qualquer perfil de pessoa. 

Em relação a ensinamentos, são tantos que fica difícil citar um, mas um valor familiar especial é o amor e cuidado que devemos ter com nossos familiares e pessoas ao nosso redor.

Portal Corretora do Futuro – Qual foi o último livro que você leu ou o último filme a que assistiu?

Luiz Ernani Lepchak – O último livro foi “O Jogo Infinito”, de Simon Sinek. O que marcou foi que o verdadeiro valor que uma empresa possui é medido pelo desejo que todos têm para que ela continue existindo e com sucesso. E que os verdadeiros líderes são responsáveis pelos colaboradores, que, por sua vez, são responsáveis pelos resultados da empresa.