Mudança faz parte do atual momento da empresa que passa por modernização, com nova nomenclatura, novo logotipo e novas estratégias
Há 26 anos, a Rede Lojacorr iniciou sua trajetória. Com a dedicação de José Heitor Silva, o sonho se concretizou e a “Lojacorr – a loja do corretor de seguros”, ganhou vida e tornou-se referência para o corretor de seguros, sendo o suporte e apoio em oferecer os mais diversos produtos e serviços para seus segurados. Agora, a empresa entra em nova fase. A Rede Lojacorr passa a se chamar apenas Lojacorr e lança uma nova marca que traduz a representação de um momento de desenvolvimento para a empresa que, além de alterar a nomenclatura, ganhou um novo logo, novas narrativas, novo tom de voz, mudanças internas de cargo, processo de expansão e relacionamento com os atuais e potenciais públicos.
Segundo o presidente da Lojacorr, Dirceu Tiegs, a recriação de marca envolveu diversas etapas, desde a pesquisa ao desenvolvimento para a reformulação, baseada em sua história. “Quando as pessoas consomem uma marca, consomem o imaginário, o que gostariam de ser, aquilo que querem solucionar, querem uma marca que as apoie, que as complete”, explica. Para isso, esse reposicionamento da marca, contemplou uma releitura e atualização do público alvo; atributos; benefícios; personalidade; assinatura; identidade verbal e identidade visual, e envolveu 5 etapas de trabalho: pesquisa, logo, narrativas, tom de voz e arquitetura. Foram envolvidos diversos representantes de áreas, diretorias, presidência e especialistas da Lojacorr, além de diretores regionais, algumas Unidades, corretoras parceiras e até corretoras que não fazem parte da Lojacorr. “Um trabalho intenso, com muito estudo e investigação, ajuste técnico, argumentações e análises minuciosas sobre nossa marca, história, posicionamento e essência”, explica Dirceu Tiegs.
Uma das principais mudanças é o novo logotipo que está voltado ao entrelaçamento que todos os públicos têm para formação do ecossistema da Lojacorr, é o que explica Ana Clara Baptistella Murat, coordenadora de Marca. “O laço foi trazido para apoiar. Um laço sem nó, que traz movimento e que proporciona a representatividade do ‘L’ de Lojacorr. Para corroborar com o símbolo, foi inserida assinatura complementar: ‘Seguro é estar com a gente’. A união do símbolo e promessa representam e fortalecem tudo aquilo que foi construído na fundação e em que a empresa acredita até hoje, juntamente com o novo momento de evolução da Lojacorr”, explica ela.
Ana Clara também compartilha que toda mudança foi resultado do trabalho da equipe interna e da agência contratada: Troiano Branding “Um esforço mútuo que durou cerca de um ano e oito meses para a realização do processo em que foram definidos a nova linguagem visual e verbal”, afirma. Ainda de acordo com ela, o processo como um todo possuía diversos desafios e algumas perguntas a serem respondidas. “Um dos pontos de atenção era transformar a marca Lojacorr, que já era tradicional no mercado segurador, em uma marca mais próxima e que conversasse com todos os nossos canais, públicos e fosse mais contemporânea”, afirma. Dessa forma, a marca lançou-se com alteração de tipografia, permanência da tradicional cor bordô, mas com complementação de elementos complementares para dar mais equilíbrio, além da necessidade de uma segunda cor, o azul.
Apesar da inovação, Luiz Longobardi Jr, diretor de Mercado e Distribuição explica que a essência da maior rede de corretoras independentes do país permanece e continuará a oferecer aos corretores o sentimento de integração social, de pertencimento, de se sentir acolhido, como uma colmeia em que existe colaboração, cooperação, proteção, infraestrutura e cresce com sustentabilidade. “Oferecemos suporte e soluções que empoderam até mesmo os pequenos corretores, para que possam atender e servir seus segurados da melhor forma. Entre as soluções, a Lojacorr oferece acesso a seguros de todos os ramos, campanhas, formação, sistema de gestão, central de negócios, acesso via multicálculo, eventos exclusivos, aprendizagem prática com auxílio de Unidades, Assessoria Backoffice, Assessoria Contábil, Assessoria Jurídica, entre outras”, descreve o diretor.
Atualmente, a empresa contabiliza mais de 5 mil profissionais de seguros nessa jornada, mais de 40 seguradoras parceiras e mais de 230 colaboradores, que são considerados mais do que operadores de mercado, vendedores e dirigentes. São embaixadores, que estreitam laços de confiança, num mercado onde o tema é central, explica o cofundador Diogo Arndt Silva, presidente do Conselho de Administração. “As pessoas fazem seguro daquilo que elas dão mais valor. Por isso, fazemos o nosso trabalho com responsabilidade e também a construção da nova marca foi feita com muita sensibilidade para representar o que nos trouxe até aqui, e que ela possa nos impulsione para o futuro”, finaliza.