Foi publicada hoje a matéria “Vale contratar assistências e serviços adicionais no seguro residencial?”, no site da revista Casa e Jardim, da editora Globo, explicando o que são e como funcionam os benefícios extras na contratação de seguro residencial.
O diretor Regional Centro Sudeste da Lojacorr, Antonio Carlos Fois, comenta quais são as assistências e os serviços embutidos no produto.
Coberturas obrigatória e opcional
Hoje, o seguro possui dois tipos de contratação de coberturas: a contratação obrigatória e a opcional. “A contratação obrigatória costuma incluir [a cobertura contra] incêndio, queda de raio, explosão, fumaça e queda de aeronaves”, diz Antonio Carlos Fois.
Algumas assistências e serviços já podem estar incluídas na contratação obrigatória sem que o contratante pague a mais por eles. Mas as contratações extras oferecem opções adicionais que variam de simples a complexas, como serviços de eletricista, chaveiro e reparos gerais, limpeza de caixa d’água, quebra de vidros, espelhos, mármores e granitos. “Tem seguro residencial que garante cobertura até para o seu pet ou celular, notebook, tablet e bicicleta. Há ainda como proteger suas joias, relógios e obras de arte”, afirma.
Existe também cobertura de danos a jardim, painéis solares, carregadores de carros elétricos e, inclusive, cobertura para realização do descarte ecológico de bens e responsabilidade civil, que cobre possíveis danos ocasionados a terceiros.
À lista, somam-se assistências como conversão de gás para fogão, instalação de chuveiro elétrico, limpeza de telhas, reparos de linha branca e marrom, entre outros. “Há uma variedade de opções que podem ser contratadas à parte. Isso varia conforme as necessidades e os objetivos do cliente e as possibilidades de cada seguradora”, comenta o executivo.
Segundo Fois, o valor final da contratação do seguro variará por diversos fatores: tipo do imóvel, localização, índice de sinistralidade da região e tipo de construção (madeira, alvenaria, etc).
“Tudo isso só é avaliado ao ter um corretor de seguros preparado, que entende todo o cenário. O profissional pode oferecer um seguro segundo a sua necessidade, capacidade de investimento e inclusão/exclusão de assistências e serviços”, aponta.
Vantagens e desvantagens
A principal vantagem de contratar os benefícios adicionais no seguro é os ter disponíveis em face de qualquer eventualidade, sem precisar se preocupar em buscar mão de obra qualificada e de confiança, orçar diferentes profissionais e gerar um desgaste ainda maior no caso de danos inesperados.
Além disso, como mencionado, a contratação dessas assistências e desses serviços individualmente pode ser mais cara do que quando se está embutido no seguro. “[Isso vale] mesmo em casos que incluem seguro pet, seguro celular e bicicleta dentro do residencial. Há um reembolso do roubo ou furto qualificado dos equipamentos de propriedade do cliente, ocorridos até mesmo fora do imóvel segurado”, diz.
“Atualmente, principalmente anos após a pandemia, uma parte da população seguiu em home office ou empreendeu dentro de seu próprio domicílio, aumentando o uso residencial e os riscos diários expostos. Então, as pessoas foram entendendo sobre os benefícios do seguro residencial por estarem utilizando mais ainda esse espaço que deixou apenas de ser seu lar e se tornou o seu trabalho”, comenta.
Fois defende que o seguro é um produto cada vez mais acessível, seja pelos valores atraentes, seja pela facilidade de contratação, atendimento do corretor e acionamento de assistências e serviços em caso de sinistros.
“Outro motivo desse interesse no seguro residencial é pelas mudanças climáticas e catástrofes naturais. Isso gerou um alerta e preocupação na população em ter uma cobertura que garanta essa proteção”, finaliza.
Confira a matéria completa em: https://revistacasaejardim.globo.com/urbanismo/imoveis/noticia/2024/07/vale-contratar-assistencias-e-servicos-adicionais-no-seguro-residencial.ghtml