O mercado imobiliário está aquecido e, com ele, aumenta também a procura por consórcio de imóveis. Alguns números do setor imobiliário podem ser conferidos AQUI. Contudo, apenas no sistema de consórcios, do primeiro trimestre de 2023 na comparação com o mesmo período deste ano, a alta foi de 20,7% em número de participantes ativos. Já as cotas comercializadas cresceram 14%, segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC).
O atual cenário está propício para o consórcio de imóveis. Isso porque os créditos comercializados também estão em alta. No trimestre, o crescimento foi de 21,12%. Marcos José Menossi, da Qualivita Corretora de Seguros de Presidente Prudente (SP) é um exemplo de corretor de seguros que vem apoiando o desenvolvimento do sistema de consórcios imobiliários no Brasil. Apenas este ano, o corretor comercializou R$ 3,5 milhões em consórcios e, no último mês, foi R$ 800 mil.
Consórcio de imóveis: planejamento a longo prazo
Segundo Menossi, o consórcio de imóveis tem sido algo proveitoso, conveniente e muito acertado. Para ele, é sem dúvidas um produto financeiro formidável. Definitivamente, promove um acesso viável ao crédito para muitas famílias em busca do primeiro imóvel. Ele pauta-se como uma alternativa aos juros elevados de seus pares como financiamentos e empréstimos, apresentando-se também como uma alternativa para um planejamento a longo prazo, e ainda, um caminho mais programado para investimentos.
“Pelo fato do mercado de consórcios estar atualmente bem aquecido, abre-se muitas oportunidades de vendas e contatos. Assim, tem sido uma ótima porta de entrada para captação de clientes novos, fidelização de clientes mais antigos, e um real prêmio pelas compensações privilegiadas. Para mim particularmente, inclusive, já contratei algumas cartas, e pretendo adquirir novas cartas futuramente”, conta.
O especialista atribui o crescimento da procura pelo consórcio de imóveis às taxas mais atrativas e competitivas frente a outros produtos financeiros semelhantes, variedade e amplitude de valores das cartas de crédito. Menossi acrescenta que para comercializar consórcios e crescer a carteira com o produto ele começou oferecendo a solução para seus contatos. “Majoritariamente, venho realizando visitas comerciais, ora visitas agendadas, ora visitas extraordinárias, tanto em clientes novos quanto em pretéritos. O contato para tais visitas ocorrem em parte de modo casuístico, por eventos, convivências em comum, ou em prospecto direto”, destaca.