Facebook Pixel

História de corretor

Caminho certo no segmento de seguros desde muito jovem

O sócio da ViaCerta Corretora de Seguros, Anderson Hunof, conta sua trajetória de 17 anos no mercado, 12 como empreendedor

O jovem empreendedor Anderson Hunof
O jovem empreendedor Anderson Hunof

Anderson André Hunof iniciou sua carreira no mercado de seguros no dia em que completou 18 anos. “Em 21 de agosto de 2008, quando completava 18 anos, iniciei em uma corretora de seguros da minha cidade, Cunha Porã, em Santa Catarina”, lembra.

Ele foi contratado para fazer cálculos de seguros e dois anos depois assumiu a gerência da empresa. Mais dois anos depois, aos 22, decidiu montar seu próprio negócio.

“Empreender estava dentro de mim, desde que iniciei como funcionário na outra corretora eu já sabia que teria meu próprio negócio. Gosto de liderar”, confessa.

Sócios

A ViaCerta Corretora de Seguros foi fundada em 14 de fevereiro de 2012. Anderson iniciou a empresa em sociedade com Marciano Bender, que já possuía habilitação profissional como corretor de seguros. “Foi meu sócio investidor e mentor, muito importante para a criação da empresa”, reconhece.

“Comecei a estudar Administração de Empresas, mas tive que trancar a faculdade porque montei o escritório, não tinha condições financeiras de continuar pagando. Tirei a habilitação de corretor de seguros em Blumenau, na época era presencial. Tive que vender o meu carro que tirei zero para bancar as idas e vindas, hotel”, aponta Anderson.

Seu maior desafio foi migrar da área operacional para a comercial. “Foram dois ou três anos de adaptação e aprendizado”, conta.

O sócio Guilherme Barp

Anos depois, Anderson comprou a parte de Marciano Bender. Foi quando Guilherme Barp, também corretor de seguros habilitado, entrou na sociedade e assumiu a responsabilidade técnica. Depois de um tempo, a funcionária Marlei Reinheimer Calliari, com formação em contabilidade, se tornou sócia. Mas, em junho de 2023, ela saiu do quadro e continuaram como sócios apenas Anderson e Guilherme.

Hoje, Guilherme comanda o escritório da empresa na cidade de Caibi, e Anderson o localizado na cidade de Cunha Porã, que funciona desde a fundação da empresa – apenas foi reformado e ampliado para acompanhar o crescimento.

Nesse meio tempo, Anderson também se habilitou como corretor de imóveis. “Eu já atuei nesta área, contribuí com a cidade, fizemos um projeto de um prédio e vendemos, mas não atuo mais. Meu foco realmente é o seguro”.

Ingresso na Lojacorr

Um ano depois da fundação, em 2013, a ViaCerta ingressou na Lojacorr. “Acreditamos que o modelo Lojacorr contribuiu muito para nosso crescimento e a história da corretora – de 12 anos de mercado, 11 somos parceiros. No início fomos até o Paraná buscar a parceria em uma Unidade mais próxima na cidade de Pato Branco, depois migramos para Chapecó, pois facilitava a parceria, devido à logística”, conta Anderson. “Acreditamos no trabalho em equipe e associativismo, e isso encontramos na Rede Lojacorr”, ressalta.

Os escritórios localizados no extremo oeste catarinense têm produção 100% Lojacorr. “A entrada na Lojacorr foi importantíssimo para nós, pois conseguimos fechar negócios maiores tendo a parceria de algumas companhias que não teríamos se estivéssemos sozinhos. Com os acessos alavancamos negócios que renderam muitos frutos positivos. E seguimos crescendo a parceira e a empresa”, destaca.

Estrutura

A empresa, em seus dois escritórios, conta com os dois corretores sócios e mais três funcionários no operacional e dois no comercial.

A corretora atua em todos os ramos de seguros, com foco em Automóvel, RE e Vida, e possui parcerias com especialistas para atuação em consórcios, transportes e agrícola. Com auxílio do BrokerOne, desde 2015 utiliza apenas arquivo digital, favorecendo o meio ambiente e facilitando os processos da corretora.

Referência local

A atuação da ViaCerta tem alguns cases na região. “Havia uma fábrica de caixões que não conseguia contratar seguro, e através da parceria com a Lojacorr eu consegui encaixar este risco. Depois de um tempo, houve um sinistro de incêndio e eles estavam protegidos”, relata.

“O dono desta empresa, que tem 30 funcionários, me chamou para a festa de fim de ano, e no meio da confraternização fez um agradecimento em público no microfone por ter conseguido uma apólice, disse que se não fosse eu certamente não estariam ali, pois teriam falido. Foi um momento que mexeu muito comigo, porque temos um trabalho importante na sociedade que precisa ser valorizado”.

Família nos seguros

Anderson é casado com a Bruna, que hoje atua na corretora como responsável pela área de sinistros. “Quando comecei a trabalhar com seguro logo comecei a namorar com ela. Ela atuou anos atrás na corretora, foi trabalhar em outra empresa e agora voltou”. Eles são pais de Laura Hunof, de sete anos.

Bastante jovens, Anderson com 33 anos e Guilherme 29, os sócios planejam o crescimento para os próximos anos continuando em parceria com a Lojacorr.

A família Hunof