Eu sempre reforço com a minha equipe: optar por um crédito inicial menor é, sem dúvida, um caminho muito bom para que o nosso cliente apresente lances mais competitivos no consórcio. Este é o ponto de partida que facilita a venda, especialmente em épocas como o Black November.
Não é preciso complicar, pois temos a ferramenta do upgrade. Ensinamos o cliente a usar o lance embutido – ou o lance integrado – como parte da composição do lance com recurso próprio. Ao ser contemplado, ele faz o upgrade e restabelece aquela parte do crédito usada no lance. É uma abordagem que ajuda o participante a ser contemplado desembolsando cada vez menos.
Upgrade para fechar mais negócios
Na minha experiência, o timing ideal para instruir o cliente a solicitar o upgrade é sempre na hora da contemplação. Isso simplifica bastante a jornada de aprovação e utilização do crédito. Ele solicita o upgrade proporcional até o limite disponível do grupo.
É claro que alguns grupos permitem o upgrade de 100%, mas a chave está em alinhar a expectativa do cliente com o valor final do bem. O timing mais apropriado é na hora da contemplação, em um grupo em andamento. Geralmente, até a metade do prazo, a condição se mantém muito vantajosa, pois o pagamento da diferença é distribuído pela segunda metade do plano.
Primeira cota: gerando o hábito de planejar
A orientação que eu sempre dou para a nossa base é: incentive o planejamento, mesmo para quem não tem uma compra imediata. A contratação de uma cota de valor baixo serve para criar a disciplina de poupança e planejamento de compra.
Quando o cliente estiver mais maduro e tiver o bem em mente (veículo ou imóvel), ele pode ajustar o plano. É totalmente possível usar múltiplas cotas (duas ou três) para o mesmo bem, contratando mais conforme a necessidade, e, claro, usando o upgrade como um meio para facilitar a aquisição.
Black November é o cenário perfeito para o consórcio
O Black November chegou e ele é um atrativo grande para iniciar com crédito menor, utilizando o upgrade e descontos na taxa. É uma chance que nós, corretores parceiros da Lojacorr, e nossos clientes podemos aproveitar.
É uma condição muito conveniente para o cliente entrar pagando menos e ter a possibilidade de usar o upgrade como uma ferramenta para a contemplação e ajuste do crédito. Isso permite a compra planejada de um carro, imóvel ou serviço, sem pagar juros.
O upgrade é, antes de tudo, um jeito de melhorar a capacidade de compra do cliente sem descapitalizá-lo. Com o aumento das taxas de financiamento e a alta da Selic, o consórcio se destaca. Ele é uma forma de reeducação financeira e, indiscutivelmente, uma das melhores opções para aquisição planejada. O upgrade é um diferencial que ajuda o participante a organizar e a ajustar o crédito à sua capacidade.