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Inovação

Dicas de ferramentas para facilitar a rotina do corretor de seguros

Aplicativos para gestão, controle da produtividade e multicálculo permitem expandir e administrar melhor o trabalho no setor de seguros

Dicas para corretores
Cada vez mais, corretores recorrem à automação.

O trabalho do corretor de seguros envolve inúmeros relacionamentos. Para dar conta da gestão de todos eles da melhor forma e sempre com valores exatos, é possível lançar mão de ferramentas que apoiam o dia a dia do profissional. Entre as dicas para corretores de seguros estão aplicativos de produtividade e de multicálculo que facilitam a vida.

Para Sandro Ribeiro Santos, diretor de Tecnologia e Operações da Lojacorr, rede de corretoras de seguros independentes do Brasil, o mercado tecnológico dispõe de diversas ferramentas, muitas gratuitas, para que o corretor consiga organizar suas demandas diárias. “É necessário que ele entenda o funcionamento e a finalidade de cada uma e escolha aquelas que ele tenha mais afinidade em aplicar”, explica. Porém, não basta dispor de ferramentas se elas não trouxerem resultado. “O corretor precisa colocar em prática e tornar a ferramenta, de fato, útil ao seu negócio. Se tiver dificuldade em lidar com ela ou ela não for efetiva, pode se tornar um obstáculo. Por isso, buscar a ferramenta alinhada com seu objetivo e se aprimorar com conteúdos, cursos e boas práticas de uso de aplicativos ou plataformas é indispensável para o funcionamento ideal da ferramenta”, alerta.

Os corretores mais modernos já estão atentos às novas possibilidades. Até mesmo porque as pesquisas revelam que o uso da tecnologia gera um aumento na eficiência operacional nos processos cotidianos. As cotações nas seguradoras, o suporte e gestão em todo o período de contratação são as principais atividades do corretor. O momento mais crítico, é claro, vem na ocorrência de sinistros, quando ele é colocado à prova para fidelizar e satisfazer o cliente.

Além disso, é preciso estar sempre atuando de forma proativa rumo a novas cotações e renovações. O corretor de seguros também opera no controle financeiro, emissão de notas fiscais, elaboração e interpretação de relatórios de resultados, entre outros.

Confira aqui as principais ferramentas para te ajudar:

WhatsApp Business

Na atividade do corretor de seguros e várias outras, o ideal é usar a versão WhatsApp Business do aplicativo. “Sem dúvidas, hoje o WhatsApp é o principal elemento de comunicação com o cliente. Mas a dica é separar o WhastApp particular do comercial e usar a versão de aplicativo Business. Assim você pode ter dois números de celular e consegue dividir as conversas particulares com as de seu trabalho”, explica Alex Martins, gerente de tecnologia da Lojacorr. Alguns celulares contam ainda com o ‘eSim’, chip que já vem embutido na placa do smartphone. Com ele, não é necessário inserir ou remover o chip do aparelho, permitindo às pessoas manter dois aplicativos de WhatsApp no celular. “Um com seu número físico (SIM chip) inserido no aparelho, e outro com o ‘eSim’, podendo ter o WhatsApp Business no mesmo aparelho que seu número particular”, explica.

Chatbot

A comunicação e administração dos clientes pode ser mais simples com o suporte de um chatbot. Trata-se de um robô de conversa que permite agilizar as trocas de informação pelo site, sem perder a proximidade necessária. Com a ferramenta, o corretor de seguros cria sua própria linha de conversa e respostas pré-determinadas. Por exemplo: “Olá, cliente! Sobre o que você gostaria de falar? Escolha uma das opções abaixo”. A opção 1 pode ser, por exemplo: “Cotar um seguro”. Dessa forma, é possível determinar qual funcionário poderá dar seguimento à negociação. Alguns chatbots sugeridos são ManyChat e JivoChat.

Ferramentas de gestão

Muitas vezes, o corretor de seguros sente falta de ter todas as informações de seus  consumidores ativos e clientes potenciais em um único lugar. Isso permite dar seguimento ao processo de vendas, suporte na gestão comercial e pensar as melhores estratégias de marketing para sua corretora de seguros. Na Lojacorr, a ferramenta de gestão é o BrokerOne. Com ele, o corretor pode gerenciar sua carteira de clientes, saber exatamente o fluxo do seguro, e quais as parcelas de pagamento pendentes. Também controla propostas emitidas ou em processo de emissão, apólices, sinistros, produção, renovações, comissões etc. “O principal benefício de um sistema assim é a possibilidade de ter tudo em um único lugar. Desde o cadastro do cliente, orçamento, emissão de notas e contratos, gestão e até  geração de relatórios e comparativos”, explica Martins. 

Ferramenta Multicálculo

Uma plataforma multicálculo permite ao corretor de seguros realizar cotações de forma simultânea em alguns ramos, com destaque para o de automóvel. Conforme Martins, é criado um formulário único pelo qual o programa atua com automação para consultar tabelas de valores de todas as companhias de seguros cadastradas. “Apresenta-se então o valor do seguro e coberturas de cada seguradora, onde é possível apresentar ao segurado o que melhor atende a sua necessidade. Então, em vez de fazer a avaliação e a comparação de maneira individual no site da companhia, o corretor consegue ter acesso à relação de todos os valores disponíveis e ao comparativo entre eles na ferramenta”, conta. A ferramenta da Lojacorr foi desenvolvida em parceria com a Agger Sistemas. Com ela, o corretor realizar a cotação de produtos e serviços de proteção com um cálculo único e de forma automática.

Aplicativos de produtividade

Já pensou visualizar de forma didática tudo que tem para fazer e o andamento de cada tarefa? Aplicativos como Trello ou Asana permitem gerenciar tudo isso, incluindo prazos, quem participa de cada time ou projeto e qual o andamento do fluxo de trabalho. Outra opção é o Google Workspace, com destaque para o Google Calendar, que é integrado ao e-mail do profissional.

Plataformas de videoconferência 

Ainda que a ligação de vídeo do próprio WhatsApp seja muito usada, ferramentas de videoconferência como Zoom, Microsoft Teams e Google Meet possibilitam agendar  reuniões virtuais com clientes para mostrar arquivos, apresentações, fornecer links pelo chat etc. “O uso delas é mais eficiente, porque você consegue compartilhar telas, gravar reuniões, inserir a participação de mais membros e também pelo profissionalismo. Muitas vezes agendar com antecipação a reunião e enviar o link de acesso, soa mais profissional do que mandar uma mensagem e dizer que vai ligar por vídeo para conversar”, defende Martins. 

Salvar na nuvem

Todo mundo sabe que salvar documentos somente no computador é arriscado. “Dessa forma contamos com a ‘sorte’ do computador não dar problemas e nossos arquivos ficarem armazenados na máquina. Mas hoje temos como salvar documentos ‘em nuvem’, que permitem acessar remotamente e não correr risco de perdê-los. Há várias ferramentas, inclusive o próprio Sistema BrokerOne é em nuvem e o corretor pode salvar todas as informações, podendo acessar de qualquer lugar. Também tem outras conhecidas e acessíveis como o Google Drive, Dropbox e OneDrive”, conta Martins. De acordo com o espaço que o profissional requer para armazenamento, a conta pode ser gratuita ou paga. “Mas o principal benefício, além da segurança dos dados, é poder acessar de qualquer outro computador/aparelho”, explica o gerente de tecnologia. 

Ferramentas de assinatura eletrônica

Por fim, para facilitar a assinatura de documentos, nada melhor do que a assinatura digital. Para isso, as ferramentas de assinatura eletrônica como o DocuSign, Autentique ou Adobe Sign permitem obter assinaturas de contratos e documentos importantes de forma digital com garantia jurídica e facilidade ao cliente.