Facebook Pixel

História de corretor

Sucessão na corretora: unindo a confiança da tradição às facilidades da inovação

Mercado de seguros pode ser muito atraente para novos profissionais e consumidores

A corretora de seguros Karen Schneid
A corretora de seguros Karen Schneid

A corretora de seguros Karen Borges Schneid, sócia da Schneid Corretora Ltda, tem 39 anos de idade e quase 23 na profissão. Ela começou a trabalhar aos 17 anos, na corretora que então era de seu pai. “Meu pai, Hilmar Schneid, sempre atuou no mercado de seguros, primeiro como executivo de seguradora, e depois fundou a corretora”, conta. “Comecei aos 17 anos e passei por todos os departamentos da empresa. Fui sendo cativada pelo seguro, que tem muitos pontos positivos, como a flexibilidade, a falta de rotina, o relacionamento com diversas pessoas. Então estudei Administração de Empresas já com a intenção de ser a sucessora”, revela.

A Schneid Corretora nasceu e ainda mantém sede física em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Somente quando o pai ficou doente, Karen sentiu a necessidade de se habilitar profissionalmente como corretora de seguros de todos os ramos. Ele faleceu em 2013, logo que ela havia acabado de se formar. Foi quando Karen pediu à sua única irmã, Karoline Schneid, hoje com 43 anos, que já era habilitada como corretora de seguros de vida, para juntas assumirem o comando da empresa.

Karen e Karoline Schneid

No fim de 2017, Karen se mudou para o Rio de Janeiro, acompanhando o marido no trabalho. “Eu sabia que poderia continuar com a corretora trabalhando e vendendo online”, afirma. Na nova cidade fez muitos clientes. “Muitas corretoras próximas daqui trabalham apenas com plano de saúde e o único ramo que eu não busco vender hoje é plano de saúde. Então começamos a divulgar os outros ramos, e consegui bastante clientes no Rio e em São Paulo”.

A empresa também expandiu para uma filial em Criciúma, Santa Catarina, onde tem uma funcionária com atendimento remoto, além da sede em Pelotas, Rio Grande do Sul, onde ficam a irmã Karoline e mais uma funcionária. ‘Com o atendimento online, temos clientes no Brasil inteiro”, conta Karen.

Ela atua em todos os ramos, com foco em atender principalmente os clientes corporativos. Já Karoline tem foco em seguro de vida, em Responsabilidade Civil Profissional para médicos e dentistas, e também em Riscos de Engenharia. “Para este ano de 2025 queremos muito focar em novos segmentos, como consórcios, que é algo bem rentável. O importante é fugir do automóvel”, planeja.

As irmãs trouxeram uma visão renovada à empresa e investem fortemente em marketing digital e redes sociais. “Reformulamos o site, criamos um blog nele. Poucos clientes da corretora hoje são da época do meu pai, a carteira foi se renovando muito nesses 12 anos, a grande maioria veio por nossa causa, muitos pelas redes sociais”, revela.

Nas redes sociais, elas buscam desmistificar o seguro. “É um ramo burocrático, que muita gente não entende, por isso procuramos levar uma visão mais clara. Com isso vemos que cada vez mais estamos crescendo em número de seguidores. Seguidores não representam exatamente clientes, mas acabamos convertendo bastante em vendas. Tanto que a corretora não tem ninguém em São Paulo e conquistamos muitos clientes lá. Isso é algo que os corretores podem explorar no mercado de seguros, a inteligência artificial também está para nos auxiliar muito”.

A Schneid é integrante da Lojacorr desde o início da Unidade Lojacorr em Pelotas, pouco antes da pandemia. “Nossa empresa já era grande, tinha muitas negociações, mas a gestora da Unidade, Marcela, foi nos apresentar o modelo de negócios e vimos na Lojacorr uma oportunidade de chegar a outros ramos que realmente não conseguíamos ter braços para atender. Hoje, com a Lojacorr, conseguimos atender até seguro rural, o que sozinhas não conseguíamos, porque exige relacionamento, condição de negociação, conhecimento técnico, e então fazemos diversos negócios compartilhados. Vimos estas oportunidades e estamos mergulhando a fundo, tem dado muito certo”.

Ela segue estudando muito para se manter atualizada no setor. “Qualificação é fundamental e isso também é um ponto importante que a Lojacorr proporciona:  basta querer que consegue fazer seu ganho”, garante.

Irmãs à frente dos negócios

Oportunidade para jovens

Para Karen Schneid, a profissão de corretor de seguros é, sem dúvida, uma excelente oportunidade para os jovens, especialmente porque oferece um caminho de crescimento baseado em esforço, dedicação e aprendizado constante. “Estou há quase 23 anos no ramo, e tenho visto que o mercado de seguros tem se mostrado cada vez mais promissor. Os jovens têm a vantagem de entrarem em um mercado que está em constante evolução, com a digitalização tornando o processo mais acessível e dinâmico. Além disso, a profissão permite liberdade para empreender e construir uma carreira sólida, com o benefício de poder alcançar altos rendimentos, conforme se especializa e amplia sua carteira de clientes”, avalia.

O maior diferencial que os jovens trazem para a profissão é a facilidade com que se adaptam às novas tecnologias e plataformas digitais. “Eles são mais ágeis no uso de redes sociais, ferramentas de CRM e outras tecnologias que podem ajudar no atendimento ao cliente e na prospecção de novos negócios”. Como uma profissional com mais de duas décadas de experiência, ela também vê que os jovens têm um olhar mais moderno para o mercado e estão mais dispostos a adotar novas formas de fazer negócios. “Isso é extremamente valioso, pois o setor de seguros está se transformando rapidamente e quem sabe acompanhar essas mudanças sai na frente”.

Ela credita o fato que o jovem ainda é minoria nessa profissão ao desconhecimento. “Ainda é uma profissão em que muitos jovens têm um certo receio, pois a visão de ser corretor de seguros, por muito tempo, esteve associada a um trabalho mais tradicional que era oriundo de sucessões empresariais e que gerava um esforço inicial considerável para se firmar no mercado”, pondera. Além disso, o setor exige uma dedicação intensa para construir confiança com os clientes, o que pode parecer desafiador para quem está começando. “No caso da minha família, o negócio foi iniciado pelo meu pai, Hilmar Schneid, que dedicou sua vida a esse ramo, e foi preciso muito trabalho e perseverança para consolidar a Schneid Seguros como uma referência. Isso exige paciência e resiliência”, justifica.

Como jovem corretora, vislumbra vários benefícios que podem ser decisivos. “Primeiro, você tem mais disposição para buscar novas soluções e inovar, além de ter uma visão mais aberta para o uso da tecnologia no atendimento e na captação de clientes. Outra vantagem é a energia e a vontade de aprender, de explorar novas possibilidades e de se adaptar rapidamente às mudanças do mercado”, pontua.

Em seu caso, apesar de já ter muitos anos de mercado, Karen ainda busca muito a aprender e se especializar em novos produtos. “Todo profissional deve sempre buscar se aprimorar. O jovem corretor tem a possibilidade de aproveitar as ferramentas digitais, como o marketing de conteúdo e o uso de plataformas online, para atingir um público que talvez fosse mais difícil de alcançar no passado”.

A empresária defende que, quando a Schneid Seguros completou 38 anos, foi um marco de tradição e confiança, e se alia sempre a essa bagagem para consolidar a carreira implantando inovação ao seu negócio.