Facebook Pixel

Coluna do influenciador

A importância do seguro no agronegócio

Agronegócio e seguro rural

Descubra as oportunidades do seguro no mercado agropecuário, que garante proteção para produtores e financiadores

O PIB do agronegócio representa quase 25% do PIB nacional, com mais de 5 milhões de estabelecimentos rurais, envolvendo milhões de pessoas em suas atividades, e inúmeros bens móveis e imóveis. Essa cadeia normalmente inicia-se com uma plantação ou uma criação que fica exposta ao sol, chuva ou à falta dela, baixas temperaturas, enfim, a toda intempérie climática e incêndio. 

Falamos sempre que o agro é uma indústria a céu aberto que precisa de proteção, pois o fruto dessa atividade é o que possibilita a aquisição de bens para a família do produtor e de seus colaboradores. Se o produtor não possui capital suficiente para tocar sua atividade, ele irá depender de empresas credoras, que são os bancos, cooperativas de crédito, as empresas que fornecem insumos em troca, muitas vezes, do grão que ainda será colhido, ou ainda as empresas que fornecem os insumos com prazo safra. Ou seja, o produtor irá pagar somente após alguns meses pós-colheita. E se o clima não ajudar?

Portanto, não é somente o produtor que precisa de proteção, mas também aqueles que financiam a atividade agropecuária. Essa cadeia do agro é extensa e propicia oportunidades de negócios. No entanto, você, que é corretor e não tem conhecimento do agro, o que fazer?

Na Lojacorr, há especialistas de algumas modalidades de seguro, e nós da AgroBR somos especialistas – Hub do seguro rural. Nossa missão é encorajar e incentivar o corretor a entrar nesse mundo do agro, por meio dos negócios compartilhados. O corretor parceiro (com formalização em contrato) traz o cliente e nós apresentamos as melhores soluções, cotamos, transmitimos as propostas, acompanhamos os pagamentos das parcelas e das subvenções, comunicamos os sinistros, acompanhamos todo o andamento e disponibilizamos toda a assessoria, inclusive pós-sinistro.

Qual a importância de ter um especialista envolvido nos seguros agro?

As seguradoras têm dificuldades para encontrar profissionais com conhecimento no mercado. O suporte das companhias é falho, com equipe reduzida. Desta forma, é muito difícil um corretor sem conhecimento ter acesso aos produtos agro das seguradoras.

É muito técnico. Se o corretor errar, perde o seguro da caminhonete do produtor e os demais seguros.

Nós temos acesso a várias seguradoras, cada qual com sua política própria de aceitação de risco. Temos uma vantagem enorme sobre bancos, que normalmente possuem uma única seguradora para atender seus clientes, e sobre corretores que não conseguem ter um portfólio vasto.

Atuamos em nove estados do Brasil. Nossos riscos são bem distribuídos. Desta forma, conseguimos negociações melhores, tanto a nível de produto quanto de comissionamento, porque temos resultados de sinistralidade abaixo do mercado.

A Lojacorr tem uma frase que é conhecida de muitos: “Mais vale 50% de alguma coisa do que 100% de nada”.

Você, que é corretor de uma cidade de porte médio ou pequena, com 10, talvez 15 corretores de seguro, quantos corretores atuam com seguro agro? Mas tem produtor rural em sua cidade, provavelmente… tem caminhonete, tem outro carro, casa, vida, além das máquinas agrícolas. 

Enfim, quantos negócios é possível agregar por meio do seguro rural? E se na sua cidade tiver um corretor que faz o seguro da lavoura de seu cliente? Você já imaginou, hoje, não tendo nenhum corretor que atua com seguro das lavouras em seu município e você começar, com a nossa assessoria, quantas caminhonetes poderão vir para sua carteira e demais modalidades? Pense nisso!

Fico à disposição dos colegas para ampliarmos a discussão a respeito do tema.