A corretora de seguros Vania Uchôa iniciou sua carreira no setor em 2010, trabalhando em uma corretora de sua cidade, Teresina, no Piauí. Por esta corretora, ela foi alocada para atuar dentro da agência do Bradesco na cidade. Com o sucesso nas vendas de seguros de todos os ramos dentro do banco, ela foi designada para atender mais sete agências, quatro no norte e três no sul do Piauí.
Ao longo dos oito anos em que trabalhou nesta empresa, Vania começou a participar de treinamentos com outras seguradoras, o que despertou nela a vontade de ter sua própria corretora de seguros.
Ela é formada em Administração de Empresas e possui especializações em Gestão de Pessoas e Análise de Sistemas. Logo que concluiu a faculdade trabalhou na parte administrativa da Tim Brasil e depois como gestora de Recursos Humanos na Ambev. Em seguida, foi contratada para a corretora de seguros onde trabalhou no Bradesco.
“No primeiro ano no banco eu vendia apenas seguro automóvel, tinha outra corretora trabalhando com vida e previdência lá dentro. Depois pude estender atuação, aprendendo sobre diversos ramos de seguros”, revela Vania.
Despertando para o empreendedorismo
Quando decidiu montar sua própria corretora, em 2018, ela foi estudar para a habilitação na Susep. Foi no curso da Escola de Negócios e Seguros (ENS) que conheceu Karlay Almeida, gestor da Unidade Lojacorr Maranhão/ Piauí. “Estava no curso de corretor quando Karklay me abordou para falar da Lojacorr e me convenceu que seria a melhor escolha para mim. Como estava na fase de abertura do CNPJ, iniciei a empresa já dentro da Lojacorr”, conta a empreendedora.
A Uchôa Corretora de Seguros foi fundada em 2018 e atua com todos os ramos de seguros. “A Lojacorr abriu um leque de oportunidades para mim, pois trabalha com muitos produtos. Minha maior dificuldade e medo quando fui trabalhar sozinha era a questão de abrir cadastro nas seguradoras, e na Lojacorr eu não precisava fazer isso, porque tem como parceiras todas as seguradoras que eu já trabalhava. Isso foi muito importante”, diz Vania.
“Hoje tenho feito muito seguro de aeronaves, na época em que eu trabalhava fora da Lojacorr não tínhamos abertura para atuar nesse segmento. Da mesma forma, não tínhamos leque para seguro agro, porque as seguradoras que eram nossas parceiras não tinham esse produto, e é importante na região. Conheço muitos proprietários de fazendas, da época que eu trabalhava no banco”, completa.
Em sua produção atual se destacam também os seguros de equipamento agrícola e de frotas. “Agora estou fazendo cursos para me especializar em vida, porque o automóvel está muito saturado. Estou puxando mais para vida, ramos elementares e empresariais”.
Estrutura sustentável
Pouco tempo depois de fundar a corretora, Vania inaugurou um escritório em sala comercial e contratou um funcionário. No entanto, logo depois veio a pandemia de Covid-19. “Ficou difícil manter o escritório sendo que tudo estava fechado. Migramos para trabalhar home office e isso otimizou muito meu tempo. Foi então que preferi trabalhar sozinha. Porque quando se tem um ponto comercial, ficamos todo dia ao lado do funcionário vendo o que ele está fazendo, a partir do momento que se trabalha em casa perde o controle, eu estava produzindo muito mais do que ele, e achei melhor ficar sozinha”, conta.
Mas para 2024 ela pretende ampliar a estrutura, com um escritório em cidade no interior e funcionário para cuidar. “Eu ia montar esse escritório no ano passado, mas como comprei uma casa tive que mudar o foco do meu sonho. Este ano dará certo. Havia pensado em abrir no Ceará, mas ainda estou avaliando a melhor região. Lá terei pessoas trabalhando comigo e irei visitar periodicamente”.
“Em cidades pequenas quero focar em ramos mais diversos, porque no interior o banco ainda domina muito o seguro de automóvel”, diz. “E conto com suporte da Lojacorr. Hoje em dia não tenho mais tanto contato com o Karlay, meu atendimento é todo realizado pela gerente da Unidade, a Patrícia. A Paty é excelente, em tudo o que eu preciso ela está pronta para me ajudar. Os gerentes comerciais das seguradoras também me ajudam, mas tudo parte da Paty, ela que abre todos os caminhos para mim”.
Escolhas acertadas
Em sua análise, ser corretora de seguros e entrar para a Lojacorr foram as melhores escolhas de sua carreira. “Nunca imaginei na vida ser corretora de seguros, mas eu me apaixonei por esta profissão, é aqui que quero me aposentar.
Na vida pessoal, Vania Uchôa é solteira, “mãe” de dois. “Tenho dois cachorros tratados como criança: vão pra creche, têm plano de saúde. São minha paixão o akita Aquiles e a husky siberiano Atena”.
Faça como a Vania: aposte na parceria com a Lojacorr para crescer no setor de seguros. Junte-se às mais de 1.300 corretoras que trilham esse mesmo caminho e participe da Trilha de Resultados Lojacorr. Acesse agora mesmo em https://redelojacorr.com.br/trilha-de-resultados/ e bons negócios!