Destaque – “Como seria sua rotina se você experimentasse parar por momentos do dia para relaxar a mente?”
No nosso dia a dia somos expostos a uma quantidade imensa de informações, desta maneira, priorizar, selecionar e criar momentos de pausa é uma questão de sobrevivência da mente. Vivemos uma época de uma grande aceleração, reflexo do grande crescimento digital e, indiscutivelmente, podemos fazer muito mais atividades em menos tempo. Porém é preciso estar atentos para não sermos levados a um esgotamento sem medidas, um cansaço mental que direciona ao estresse.
Muitos de nós tem a ideia de que se pararmos estamos perdendo tempo, sem perceber que as pausas nos ajudam a diminuir a quantidade de pensamentos e o barulho mental. Como seria sua rotina se você experimentasse parar por momentos do dia para relaxar a mente?
As pausas têm um poder extraordinário de trazer clareza, calma, tranquilidade. Quando falo de pausas, não me refiro às pausas de trabalho que você para pra tomar um café, mas continua falando, pensando no que precisa fazer logo mais, ou lembrando de algum episódio do passado… pensando sem tréguas. Estes momentos ajudam fisicamente, têm o seu papel, mas a pausa que realmente pode contribuir para o equilíbrio emocional, mental e espiritual é aquela em que você se entrega ao momento presente.
Como afirma o professor Jon Kabat-Zinn: “Não há nada de passividade (na pausa). E quando você decidir ir para a vida, é um ir diferente, porque você parou. A parada deixa a vida mais vívida, mais rica, com mais texturas. Ela nos ajuda a manter em perspectiva todas as coisas com as quais nos preocupamos e em relação às quais nos sentimos inadequados, ela nos dá orientação”
Criar momentos de pausas no dia a dia para simplesmente observar, sem julgamentos, se entregando ao que você se propôs. Respire profundamente e apenas perceba o momento. Todos os dias procure viver o momento presente, pelo menos algumas vezes ao dia permita-se pausar, acalmar, estar de corpo e alma no lugar onde você está! Este tipo de pausa que nós estamos precisando, para recarregar as energias para suportar o mundo de fora, tão agitado e tenso.
Precisamos encontrar novas formas de levar a vida: mais presença, mais momentos de calma e pausas, busca de um sentido maior. Desta maneira vamos percebendo que somos muito mais do que nossos papéis, nossas realizações e podemos sentir a alegria de viver de forma mais genuína e verdadeira. É preciso agir para pausar! Contraditório? Mas se não nos damos conta que é preciso fazer algo diferente para termos novos resultados, acabamos perdendo a oportunidade de conhecer novos caminhos. E a pausa traz consigo o poder de nos abrir horizontes novos. Pare todos os dias para observar a sua vida, calmamente, respire de forma consciente para trazer presença e salve sua saúde mental!
Abraços e até a próxima.