Facebook Pixel

Reconhecimento

Dia do Corretor de Seguros destaca o papel do profissional no desenvolvimento do setor

Na sequência, comemoração do Dia do Securitário reconhece atuação de funcionários de seguradoras e corretoras de seguros

Imagem: Adobe Stock
Imagem: Adobe Stock

Profissão fundamental para o desenvolvimento do país é comemorada e reforçada à sociedade em 12 de outubro. O Dia do Corretor de Seguros surgiu durante o I Encontro Mundial dos Corretores de Seguros, na Argentina, em 1970, com o objetivo de homenagear a classe de trabalhadores que se dedicam a garantir a proteção e saúde da sociedade, assim como contribuir para o desenvolvimento da economia nacional.

No Brasil, a profissão é regulamentada pela Lei nº 4.594, de 29 de dezembro de 1964. A partir desta legislação ficaram estabelecidos os parâmetros legais para o exercício da função dos corretores de seguros – mediar os contratos entre as seguradoras e as pessoas físicas ou jurídicas que queiram adquirir os produtos.

Para o fundador da Lojacorr, José Heitor Silva, ser corretor é ter amor pela função, realizando um trabalho de proteção aos segurados, que chega a ser muitas vezes um zelo pela vida e patrimônio dos seus clientes. “Acredito muito no papel deste profissional, sendo anjo e advogado do segurado”. Sr. Heitor é um corretor que nunca vendeu um seguro, mas dedica a vida e seu conhecimento para apoiar e potencializar a atuação dos corretores da Lojacorr. Segundo o fundador da rede, ele nunca quis concorrer com o corretor, mas galgar uma postura ética e íntegra junto ao mercado.

O corretor se apresenta como um grande provedor de proteção para o cliente. “Acreditamos que hoje e no futuro o papel dos corretores de seguros será fundamental para levar as melhores soluções de proteção. Muito mais do que vender apólices de seguros, proteger pessoas e empresas. Cada família tem seu médico de confiança, seu dentista de confiança e estamos trabalhando para que cada família também tenha seu corretor de seguros de confiança”, afirma Diogo Arndt Silva, presidente do Conselho da Lojacorr. “O atendimento humanizado e especializado, com o genuíno interesse pelas pessoas, será cada vez mais valorizado e reconhecido pelos consumidores”, avalia.

A modernização e simplificação no segmento de seguros reforçou a importância do papel do corretor de seguros nesse novo cenário de democratização do acesso aos produtos e serviços para que tomem a melhor decisão em suas escolhas. “Sabemos que o mundo será diferente em 10, 15 ou 25 anos, mas também conseguimos afirmar que as pessoas precisarão de um teto, alimentos, saúde, educação, lazer, viagens e a proteção do seguro para manutenção do status quo da pessoa, da família ou da empresa. Os produtos serão outros, coberturas que nem imaginaríamos serem possíveis, meios de pagamento e moedas que ainda não existem, com tecnologias a serem inventadas e substituídas num círculo sem fim. Mas a convicção que tenho é de que seguro existirá, de que a profissão do corretor de seguros existirá, talvez não com este nome, mas com a mesma relevância”, defende Dirceu Tiegs, CEO da Lojacorr.

“O consumidor quer a conveniência da tecnologia, mas também quer e necessita da consultoria do corretor de seguros. Proteger mais e melhor os brasileiros será também um propósito das novas gerações da Lojacorr”, prevê Tiegs.

Dia do Securitário reconhece atuação de funcionários de seguradoras e corretoras de seguros

Outubro também é mês de comemorar a atuação indispensável dos funcionários de seguradoras e corretoras de seguros. O Dia do Securitário é comemorado anualmente no Brasil na terceira segunda-feira do mês de outubro e joga luz aos profissionais que trabalham que fazem a roda do mercado de seguros girar.

Neste ano o feriado do Dia Nacional do Securitário/Previdenciário será comemorado no dia 16 de outubro, mas algumas empresas estão antecipando a celebração para o dia 13 de outubro, permitindo a ponte no feriado prolongado. A data é considerada como dia de repouso remunerado e computado no tempo de serviço para todos os efeitos legais aos trabalhadores do ramo securitário.

A primeira vez que os securitários foram homenageados, no entanto, foi no dia 18 de outubro de 1971, por sugestão do então presidente do sindicato da categoria do Rio de Janeiro, Álvaro Faria de Freitas. Em 2004 havia sido promulgado o Projeto de Lei nº 1143/2003 (estadual), do deputado José Carlos Stangarlini, de São Paulo, o qual instituía o Dia Nacional do Securitário/Previdenciário. A data foi estabelecida pela Lei nº 12.640, de 15 de maio de 2012, sancionada pela presidente Dilma Rousseff, como Dia Nacional do Securitário.