Facebook Pixel

Tecnologia

Susep lança novo Painel de Corretores, sistema de dados estatísticos referentes à categoria

Ferramenta integra a Central de Painéis, que possibilitam a localização independente de dados, contendo informações relevantes sobre o setor de seguros

Alessandro Octaviani anuncia, no Conec, a novidade
Alessandro Octaviani anuncia, no Conec, a novidade

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) acaba de lançar o novo Painel de Corretores de Seguros, ferramenta que agrega diversos dados para consulta, de forma ágil e interativa, reforçando o compromisso da autarquia com a transparência perante a sociedade.

O novo Painel de corretores é um sistema de dados estatísticos referentes aos corretores de seguros registrados na Susep, por meio do qual é possível consultar informações sobre a escolaridade, faixa etária e ramos de operação. Além disso, o painel apresenta o total de registros realizados por período, a quantidade de registros ativos, segregando por pessoa natural e jurídica, além de apresentar a quantidade de registros ativos por Unidade da Federação (UF) e Município.

O superintendente da Susep, Alessandro Octaviani, destaca que o lançamento ocorre em um mês importante para os corretores. “No mês em que se comemora o Dia do Corretor de Seguros [12 de outubro], avançamos com esta importante iniciativa de transparência, que passa a fornecer para diversos públicos, como seguradoras, corretoras, jornalistas, pesquisadores, os próprios corretores e consumidores finais, informações relevantes sobre os corretores de seguros, atores fundamentais do nosso setor”.

O coordenador-Geral de Autorizações da Susep, Carlos Augusto Pinto Filho, comenta que o painel não somente disponibiliza novas informações, mas permite ao usuário estabelecer relações entre elas para uma análise mais completa. “Construímos um novo painel de corretores de seguros, totalmente reformulado, com novas informações. Agora é possível verificar a situação dos registros (ativos, suspensos e cancelados), o número de registros por período ou por município e a distribuição por faixa etária e escolaridade. Os gráficos estão todos conectados, sendo possível relacionar as informações conforme vamos selecionando os filtros”, afirma.

Novo portal na plataforma Gov.br

Em setembro de 2022, a Susep apresentou modernização no atendimento a cidadãos e profissionais do setor com seu novo portal, dentro da plataforma Gov.br (gov.br/susep). Com a migração do portal para a plataforma Gov.br, diversos benefícios foram agregados.

“Temos uma padronização dos serviços que não existia no antigo site da Susep. Cada um dos serviços é explicado em detalhes e pode ser avaliado pelo usuário. Há a possibilidade de login único e de interoperabilidade, tudo dentro da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) – o usuário pode utilizar as informações da Receita Federal e de todos os órgãos do governo junto com as informações da Susep, o que gera uma grande economia e também um enxugue dos processos das instituições que formam o governo”, explica Valeria Chaves, chefe do Departamento de Administração e Tecnologia da Informação (DEATI) da Susep. “Para o futuro, outra diretriz é a possibilidade de pagamentos digitais, como de multas aplicadas pela Susep, por exemplo”, adianta.

Todos os serviços da Susep que oferecem atendimento direto ao cidadão foram levados à plataforma Gov.br. “A Susep hoje tem 100% de seus serviços de balcão digitalizados, um total de 13 serviços. Para o futuro estamos pensando em incluir outros serviços, que são ligados às entidades supervisionadas, para que também possam ser avaliados e melhorados continuamente”, comenta Valeria.

Painel de Inteligência do Mercado de Seguros

O primeiro serviço inovador disponibilizado no novo portal foi o Painel de Inteligência do Mercado de Seguros – conhecido também como Painel Susep – uma forma mais fácil e interativa de a autarquia disponibilizar os dados do setor. Com uma interface gráfica, em estilo dashboard, fornece visualizações rápidas e intuitivas de dados estatísticos do mercado segurador e está acessível pelo link www2.susep.gov.br/safe/menuestatistica/pims.html

Tendo a interatividade como uma das principais características, o Painel apresenta gráficos dinâmicos e parametrizáveis, gerados a partir de filtros aplicados pelo próprio usuário. O sistema possibilita a consulta de uma série de informações sobre evolução de prêmios, sinistros, contribuições, resgates e sinistralidade ao longo do tempo, podendo segregar os dados por empresa, ramo ou linha de negócio e por Unidade Federativa, além de comparar empresas ou grupos de empresas com o mercado e conhecer as principais provisões e cessões de resseguro.  

Painel do Sandbox

Em junho deste ano, a Susep lançou o Painel do Sandbox, um dashboard produzido a partir de dados contábeis referentes às empresas participantes do projeto Sandbox. Nele, é possível consultar informações sobre evolução de prêmios, sinistros e provisões técnicas ao longo do tempo, podendo segregar os dados por empresa e por período.


De acordo com a Resolução CNSP nº 381/2020, as empresas participantes do sandbox regulatório devem cumprir todas as Leis e Decretos pertinentes às operações de seguros e as demonstrações financeiras deverão estar de acordo com o previsto na Lei nº 6.404/1976 (Lei das Sociedades por Ações). Os arquivos contábeis devem ser enviados em até 30 dias corridos após o término do semestre e o painel será, portanto, atualizado no segundo mês após cada semestre.


O painel apresenta, de forma dinâmica, as informações enviadas semestralmente pelas empresas do sandbox, conforme definido no manual de envio de dados aplicável às empresas participantes do projeto, e consolida as informações que anteriormente eram disponibilizadas ao público geral de forma segregada.


O Sandbox Regulatório

O sandbox é um ambiente regulatório experimental que incentiva a implantação de projetos inovadores em produtos e/ou serviços a serem ofertados no âmbito do mercado de seguros e que sejam desenvolvidos ou oferecidos a partir de novas metodologias, processos, procedimentos, ou de tecnologias existentes aplicadas de diversos modos.

As sociedades participantes do sandbox podem testar – sob a supervisão da Susep – novos produtos, serviços ou novas formas de prestar serviços tradicionais. A Susep, com isso, pode avaliar os benefícios e riscos relacionados a cada inovação e a necessidade de realização de ajustes, seja no modelo de negócios ou mesmo na regulamentação vigente.

Para o superintendente da Susep, Alessandro Octaviani, a experiência da Susep foi muito proveitosa: “foram avaliados 11 projetos no primeiro edital e 21 no segundo, normativos adaptados à realidade dessas empresas foram desenvolvidos e aplicados. Dessa iniciativa, até o momento, tivemos uma empresa se transformando em seguradora plena e outras tantas acumulando muito conhecimento e experiência, extremamente valiosos para seus próximos passos.”

Segundo Octaviani, a inovação tecnológica na atividade de seguros é essencial. “Com o sandbox, a Autarquia desenvolve seu papel indutor de novas empresas ou produtos. Adicionalmente, a Susep tem se habilitado tecnologicamente para melhorar sua função reguladora, em programas como o SRO e o Open Insurance”, destaca o superintendente.

A Susep vem analisando os resultados dos primeiros editais e já se prepara para futuras edições do Sandbox. Entre os pontos positivos do projeto, destaca-se a possibilidade de inovação no mercado de seguros, com a manutenção das principais salvaguardas regulatórias. Sobre um terceiro edital, Octaviani comenta: “vamos buscar as mais diversas dimensões de desenvolvimento e aplicação de inovação tecnológica no mercado de seguro, não somente com o objetivo de criar novas seguradoras, mas buscando resolver as demandas tecnológicas articuladas aos riscos e interesses seguráveis, o que amplia em muito o espectro de possíveis novas empresas e produtos”.  

Central de Painéis

O novo Painel de Corretores integra a Central de Painéis da Susep, que já conta com o Painel de Inteligência do Mercado de Seguros e o Painel do Sandbox.

Os painéis de dados da Susep possibilitam a localização independente de dados, contendo informações relevantes sobre o setor de seguros, que ajudam a construir uma relação de transparência, e proporcionam tranquilidade para a compra dos produtos e serviços.

Para acessar a Central de Painéis da Susep, clique aqui.

Lançamento no Conec

Alessandro Octaviani, participou, nesta quinta-feira, 05 de outubro, da abertura do Congresso Estadual dos Corretores de Seguros – CONEC 2023, organizado pelo Sindicato dos Corretores de Seguros de São Paulo (Sincor-SP). Este ano, o tema do evento foi “Superação”. 

O painel de abertura abordou o tema “Visão Geral do Mercado de Seguros” e, além de Octaviani, contou com a participação de Boris Ber, presidente do Sincor-SP; Armando Vergílio, presidente da Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor); Dyogo Oliveira, presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg); e Rivaldo Leite, presidente do Sindicato das Seguradoras de São Paulo (Sindseg SP). 

Na ocasião, Octaviani divulgou, em primeira mão, o lançamento do Painel de Corretores da Susep. O superintendente comentou sobre a importância da ferramenta para a melhoria da regulação, além de ressaltar que o desenvolvimento da solução considerou a relevância do corretor: “Foi feito sempre com muito respeito ao corretor, esse canal de distribuição que é absolutamente importante para que tenhamos um mercado pujante”, afirmou. 

Em sua fala, o superintendente reforçou a importância do corretor e do mercado de seguros para o desenvolvimento do país: “Além de fornecer a segurança para o patrimônio individual, estamos contribuindo com os grandes investimentos nacionais. O seu trabalho se conecta com o país que queremos construir”, concluiu.