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Artigo

Home office e performance são mesmo opostos?

Home office
No modelo de home office é essencial que haja confiança na relação do líder com o liderado e vice-versa.

Desde o início do século, as pessoas se questionam sobre o reflexo do desenvolvimento da economia e da tecnologia, em específico, no mercado de trabalho. Isso, sem dúvidas, se intensificou nos últimos anos com a pandemia do Covid-19 e as necessidades que surgiram nesse período.

Diante de um cenário de isolamento social, onde o home office se tornou fundamental na maioria das empresas, alguns problemas “surgiram”. E aqui coloco aspas, pois acredito que estes problemas são de longa data e apenas foram evidenciados em um ambiente que exigia uma gestão eficiente, de fato.

Mas afinal, quais problemas foram revelados nesse período? Destaco abaixo, alguns deles:

  • “Líder herói”;
  • Falta de processos;
  • Imaturidade dos profissionais;
  • Falta de inteligência emocional.

O líder herói é aquele que centraliza todo o poder de decisão, se responsabiliza por todas as entregas do time, não delega, não dá autonomia e micro gerencia as atividades de seus subordinados. Estava na cara que essa receita não iria dar certo, né?! Pois bem, e não deu.

No modelo de home office é essencial que haja confiança na relação do líder com o liderado e vice-versa. Fomentando, desta forma, o desenvolvimento de todos. Permitindo ao subordinado que seja criativo, proativo, e que possa colaborar de forma efetiva com o time. Isso tem reflexo considerável na comunicação, assertividade, celeridade e motivação de todos os envolvidos.

A falta de processos também é algo que atrapalha nesse formato de trabalho, mas não pelo distanciamento em si, pois já era algo existente no ambiente presencial, mas que passava despercebido pela gestão ineficiente – a qual citei anteriormente – mas também pela desorganização na forma de trabalho (projetos, entregas, cronogramas), que eram rapidamente contornadas com uma conversa na mesa do colega ou com o famoso cafezinho na copa, não é mesmo?! Em home, isso fica mais difícil e desgastante.

A imaturidade dos profissionais, sem dúvida, é um fator que deve ser considerado. Gestão de tempo, responsabilidade pelas entregas, relacionamento com os demais membros do time, são fatores que contribuem para uma má performance.

E por último, mas não menos importante, pelo contrário, está a falta de inteligência emocional das pessoas para essa nova forma de trabalho, principalmente pela mudança na forma de se relacionar com os demais. Esse é um ponto que vem sendo discutido há muito tempo por psiquiatras, a ligação: tecnologia versus relações sociais. Aqui podemos citar um desses estudos que nos traz o termo “pensamento acelerado”, criado pelo psiquiatra Augusto Cury que faz a correlação da evolução da tecnologia e do alto volume de informações que as pessoas têm acesso atualmente, com as consequências dessa evolução no campo psicológico, que resulta em doenças emocionais como a ansiedade e depressão.

Mas então, o questionamento inicial está errado? Sim!

Home office é um modelo de trabalho que pode resultar em performance equivalente ou até mesmo superior ao formato de trabalho presencial, pois está diretamente relacionada às competências do profissional do futuro, que visa qualidade de vida, auto-gestão, liderança humanizada e aqui um ponto importante a se colocar é a liderança por exemplo, o famoso “walk the talk”, que é quando o líder age de acordo com suas palavras, trazendo a ideia de liderança nata e não imposta, resultando em melhor clima organizacional e relacionamento entre os colaboradores.

Na Lojacorr, o modelo de trabalho é o anywhere office, que nada mais é que a oportunidade de trabalhar remotamente de qualquer parte do globo. A implantação desse modelo de trabalho foi realizada paralelamente com o processo de transformação digital da empresa, o que possibilitou um desenvolvimento e aprimoramento constante para que pudéssemos chegar ao modelo que temos atualmente, através de novas ferramentas tecnológicas e metodologias de mercado.

Aqui, seguimos implantando metodologias ágeis em toda a empresa. Em gente e gestão, trabalhamos com a metodologia scrum em sprints de 15 dias e organizamos todos os nossos projetos e atividades em kanban. Com pequenas adaptações nas metodologias, conseguimos organizar nossa força de trabalho de forma eficiente e eficaz.

Através de programas de desenvolvimento de lideranças, focamos em um ambiente humanizado, pautados sempre pela transparência e colaboração, alguns de nossos valores inegociáveis. Alinhado à comunicação com todos os colaboradores, trazemos temas relacionados ao regime home office, como dicas e materiais que servem de apoio no desenvolvimento e maturidade de todos os profissionais.

Também fornecemos aos colaboradores, através do nosso pacote de benefícios, acompanhamento com psicoterapeutas, totalmente custeado pela empresa. Além disso, incentivamos grupos de afinidade, onde falamos sobre diversidade em todas as suas vertentes. Disponibilizamos gympass, VA e VR em valores acima do praticado no mercado, e outros benefícios como, auxílio home office, ergonomia, farmácia, day off, entre outros, para apoiar o colaborador em todas as frentes relacionadas à qualidade de vida e bem-estar.

Por fim, sabemos que o home office é um tema que vem gerando muitas discussões nos últimos anos. Confesso que, pessoalmente, também tinha várias dúvidas e desconfianças sobre o assunto. Ao longo do tempo fui percebendo que nada mais era do que medo da mudança, do novo. Hoje, me considero um profissional mais completo do que quando trabalhava no presencial, pois consegui identificar necessidades de desenvolvimento que estavam veladas pela forma de trabalho. Sim, eu alinhava muitas coisas na hora do cafezinho, e vocês? Rsrs

Reinaldo Jeuniker é especialista em estratégias de remuneração e cargos e salários do time de Gente e Gestão da Lojacorr. É graduado em Gestão de Recursos Humanos e pós graduado em Liderança e Gestão de Pessoas, Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa. Com 8 anos de trajetória na área de recursos humanos, possui experiência em empresas de destaque nos setores de consultoria e varejo.