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Eventos sazonais

Dicas para aproveitar as sazonalidades

Previsíveis ou não, eventos sazonais impactam o setor de seguros

Eventos sazonais
Eventos sazonais

Férias escolares chegando e, assim como elas, outros tantos eventos sazonais podem ser alvo de proteção para os segurados, além de oportunidades de negócios ao mercado de seguros. Dessa forma, especialistas do mercado explicam o que são esses eventos e de que forma o corretor de seguros pode apoiar a sociedade na geração de proteção para as ocorrências.

É sabido que o período de plantio de safras pode ser uma oportunidade de oferecer o seguro agro. Julho, dezembro e janeiro são período de férias no Brasil, o que gera demanda de seguro e viagem. O final do ano também é um período propício para apresentar a previdência ao cliente. Época de formaturas é uma boa ocasião para oferecer Responsabilidade Civil. Mudanças de governo são período em que há diversas obras e quando é possível ampliar as proteções em Seguro Garantia. Na temporada aluga-se mais casas no litoral.

Esses são apenas alguns poucos exemplos de sazonalidades em que o mercado de seguros proporciona cada vez mais produtos. Entretanto, o que é necessário entender é que existem praticamente dois tipos de eventos sazonais: os certos e os prováveis. Nesse sentido, o que é importante que o corretor saiba é o período em que esses eventos acontecem. 

Segundo o corretor de seguros, Cauê Damião, há duas formas de entender isso. Os padrões que ocorrem dentro da própria corretora e os acontecimentos diários das mídias. “No atendimento, a cada ano percebemos padrões de sinistros e contratações. Essa é uma ferramenta importante de recorrência de vendas. Mas também é necessário acompanhar a imprensa para entender quando são os períodos de chuvas, secas, entre outros”, relata.

Como abordar o cliente em eventos sazonais

Cauê Damião explica que não existe uma forma única de oferecer o produto, pois tudo vai depender da ocasião, oportunidade e que tipo de ocorrência se trata. Um exemplo são as safras. “Hoje, mantemos contato com nossos clientes produtores pelo WhasApp de forma constante para entender como estão as lavouras e o que esse segurado precisa especificamente”, diz.

Mas o corretor dá uma dica de ouro. Para aproveitar as sazonalidades, é interessante que o corretor ofereça produtos que já conhece, em ramos em que ele domine. Pois, conhecer as peculiaridades de cada produto e de cada seguradora é uma das coisas que mais ajudarão na venda assertiva. 

Altevir Prado, superintendente Executivo da Bradesco Seguros, concorda com o corretor. Ele fala que olhar para os dados vem antes de fazer um planejamento de abordagem. A venda mais correta se dá quando o corretor consegue atingir o público certo, com o produto adequado e no momento exato. “Para que isso ocorra, o corretor precisa observar os dados, se preparar para esses riscos e se capacitar em relação aos produtos”, conta Prado. 

Seguradoras

Para isso, existem diversas formas de conhecimento. É o que diz Cleverson Veroneze, superintendente comercial na Bradesco Seguros e diretor do Sindseg RS. Todas as companhias seguradoras oferecem canais de informação e capacitação. “A cada ano, as seguradoras vêm aperfeiçoando soluções e inovações para apoiar os corretores com dados dos produtos e serviços. Além disso, há oportunidades também para que o corretor traga suas percepções de melhorias para atender o segurado”, esclarece.

Além disso, as seguradoras promovem campanhas de produtos de tempos em tempos. Essa também é uma sazonalidade do mercado. “Por isso, é necessário se manter atualizado em relação às ações das companhias, pois este normalmente é um momento de benefícios financeiros para o segurado e para o corretor”, específica.

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