Facebook Pixel

Sustentabilidade

ASG é cada vez mais importante para o mundo dos seguros

Veja iniciativas simples que podem ajudar sua corretora a dar o pontapé inicial da sustentabilidade

ASG
Pensar em ações estruturais com o meio ambiente, aspectos sociais e governança é fundamental para todas as áreas.

Empresas de todos os setores econômicos se perguntam hoje como se alinhar às exigências do mercado ligadas ao ASG. A sigla se refere aos critérios ambientais, sociais e de boas práticas de governança. 

São números, dados, relatórios e metas que mostram na prática o comprometimento da organização com o planeta, as outras pessoas e a qualidade de vida de seus colaboradores e demais stakeholders. Além de fidelizar clientes, funcionários e até fornecedores, praticar o ASG adequadamente pode ajudar a empresa a conseguir boas apólices de seguro.

Entre as companhias seguradoras, o tema é bastante premente. Conforme Diogo Arndt Silva, presidente do conselho de administração da Lojacorr, o mercado de seguros tem um papel importante na sociedade e na economia, já que atua como um regulador da capacidade financeira das empresas e famílias quando estas se expõem a algum risco. “Para desempenhar essa sua função e cumprir exigências regulatórias, as seguradoras são grandes investidoras institucionais: o mercado de seguros no Brasil administra mais de 1 trilhão de reais em reservas técnicas”, demonstra o executivo. Toda essa pujança econômica do setor também se reflete em ações sustentáveis.

Diogo Arndt destaca ainda a exigência pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) de que, até 2025, todas as companhias seguradoras publiquem relatórios de sustentabilidade. A norma veio em agosto de 2022, quando a autarquia do governo responsável pela supervisão e regulação do mercado de seguros emitiu a Circular 666/2022. Ela consolidou todas as normas e procedimentos para atenção e desenvolvimento de práticas a serem adotadas pelo mercado para adequação à agenda ASG. “A agenda ASG passou a ser um tema central também no mercado, e certamente irá contribuir fortemente para uma sociedade mais responsável, justa e sustentável”, acredita Arndt.

Como começar a jornada ASG?

Sabemos que as boas práticas começam de iniciativas simples. Na Lojacorr, já há muitos anos foi digitalizado o processo de protocolo de documentos, como forma de reduzir a necessidade de impressões e transporte de documentos físicos. “Além disso, desde 2020 adotamos o modelo de trabalho anywhere office [ou trabalhe de qualquer lugar], que garante aos colaboradores maior qualidade de vida e redução da necessidade de deslocamento”, lembra o presidente do conselho da Lojacorr. Ele reforça que o home office e o anywhere office ajudam a reduzir a emissão de gás carbônico causada pelo trânsito de veículos. 

Engajamento de colaboradores integra o ASG

Entre seus colaboradores, a Lojacorr busca sempre o engajamento e faz um acompanhamento muito próximo de todos. “Buscamos permanente nos adequar às melhores práticas de gestão de pessoas seguindo as recomendações da Great Place to Work [GPTW], que preza por um ambiente de trabalho saudável e próspero para toda a equipe”, destaca. Isso porque a letra G de ASG, que significa “governança”, traduz a atuação consciente dentro e fora da empresa. 

O apoio a projetos sociais de hospitais, do Rotary Club e de entidades de acolhimento de jovens em situação de vulnerabilidade também é muito importante para a Lojacorr. Por meio dessa atuação, é possível ajudar na prática inúmeras pessoas, ao mesmo tempo em que percebemos como usar melhor nossos recursos. “Também temos investido constantemente na evolução da nossa Governança Corporativa como forma de sistematicamente aprimorar nossas práticas para garantir a longevidade e sustentabilidade da empresa”, finaliza Arndt.