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Carreira

Marca pessoal: a importância do posicionamento

Você quer ser lembrado pelo nome que possui ou características físicas?

marca pessoal
Se a pessoa trabalhar corretamente a sua marca, consegue criar produtos por meio dela.

A marca pessoal é um processo que define quem você é e o que te representa, como habilidades, experiências e propósito. É dessa maneira que você passa a ser lembrado pelo nome e não por características físicas. Por exemplo: não por a Suzane – aquela baixinha – , mas sim a Suzane Gantzel. Sim, todas as pessoas querem ser lembradas pelo próprio nome, afirma Douglas Gomides, CEO da Conquistando Pacientes e da Academia da Marca Pessoal, responsável pela criação de marcas pessoais que se tornam empresas autênticas e lucrativas.

Assim como as pessoas e profissionais podem construir sua marca pessoal, os corretores de seguros que se dedicarem a essa questão, também terão grandes oportunidades de negócios. “Um corretor de seguros com a marca forte se diferencia dos demais num ambiente tão concorrido e tão parecido em produtos, mas com pessoas e serviços diferentes. A forma de se diferenciar é ter uma marca pessoal forte de forma condizente”, explica. 

Douglas Gomides

A autoimagem nos últimos anos

Mesmo que as pessoas não trabalhem a sua imagem, todas elas – físicas ou jurídicas – têm uma marca pessoal ou corporativa. Gomides acrescenta inclusive que todas as empresas são formadas por diversas marcas pessoais. Ele acrescenta o pensamento do professor israelense de História e autor do best-seller internacional Sapiens: Uma breve história da humanidade, Homo Deus: Uma Breve História do Amanhã e 21 Lições para o Século 21 – Yuval Noah Harari, que diz que uma empresa forte é criada por marcas pessoais fortes. “Isso quer dizer que uma empresa é um aglomerado de pessoas. Sendo assim, uma marca não é simplesmente uma marca, mas um aglomerado de marcas”, descreve.

Essa conjuntura ganhou destaque e força por meio das mídias sociais e segue como uma tendência, em que cada um passou a ser uma marca. “Se você estiver nas redes, você é uma marca e está utilizando de uma mídia para falar de você. Muitos acreditam que as redes sociais são pessoais. Entretanto, isso não existe. O pessoal e o profissional caminham juntos nesse ambiente. “Afinal, a empresa mais importante pela qual você vai trabalhar é a sua marca pessoal”, ressalta

Como criar uma marca pessoal sendo empreendedor

Existe um movimento maior das marcas pessoais devido ao crescimento do empreendedorismo, principalmente agora que muita gente virou autônomo. “Como muita gente passou a trabalhar para si, inclusive durante a pandemia, cada vez mais o mercado tem ficado muito igual. Por isso, você precisa trabalhar bem a sua diferenciação. É possível começar escrevendo bem as histórias que vc vai contar”, diz.   

Com isso, no mundo atual, o desafio é entender você como uma marca pessoal forte e saber apresentar isso faz total diferença no mercado. Dessa maneira, é imprescindível planejar a melhor forma de apresentar isso para o mundo, por meio de canais, imagens, vídeos e entender qual a melhor mídia para apresentar você.

Dicas para quem está começando sua marca pessoal

O que deve ser levado em consideração para quem está iniciando a trabalhar a sua marca pessoal é começar a se entender como pessoa. A partir desse ponto, criar metas a curto prazo: seja em número de seguidores, visualizações, etc. Depois disso, começar a pensar nos conteúdos que vai fazer e para quem, considerando qual o público alvo, a persona e o Ideal Customer Profile (Perfil do Cliente Ideal) – icp

Com isso definido, é possível começar a entender como você pode criar uma rede de networking forte e estabelecer relacionamentos fortes. Igualmente, será possível começar a pensar em responder stories, comentários e entender quem é interessante para você. Na sequência, compreenda quais produtos e serviços você pode oferecer com a sua marca pessoal. Se já tem, entender como direcionar melhor para seus clientes, depois aprender a vender mais. “Uma marca que vende bem tem ótimos resultados, mas o mais difícil é  otimizar e escalar”, ressalta Gomides.

Como descobrir o seu posicionamento para explorar sua marca?

Considerando que o posicionamento é o lugar que uma marca ocupa na mente dos clientes, ela deve se diferenciar dos produtos dos concorrentes. Uma pessoa que se posiciona gera uma marca pessoal consistente que contribui para estabelecer um diferencial competitivo e tornar-se autoridade no mercado.

Por isso, para apoiar nesse processo de definição de posicionamento, há três formas que podem ajudar:

  1. Escrever 10 palavras que simbolizam você;
  2. Abrir uma caixinha de perguntas no instagram e pedir para as pessoas escrevem o que acham de vc;
  3. Teste de arquétipo, para entender qual o conjunto de representações que existem no seu inconsciente coletivo, por meio desse conceito da psicologia que  representa padrões de comportamento associados a um personagem ou papel social.

Inclusive, para conquistar uma postura adequada ao seu público é preciso testar.Eu falo que com o passar do tempo eu mesmo mudei de postura várias vezes com o meu amadurecimento. Como uma marca pessoal evolui juntamente com você, e muitas vezes também por testes para que você tenha um retorno da forma como deseja. Por isso, quando os meus microobjetivos não alcançaram o resultado que eu esperava, baseado em números eu mudava”, diz o especialista, que ressalta que trabalhar reputação é essencial, não apenas para business, mas para a vida. “Quem vive num ambiente social tem que ter uma marca forte”, conta. 

Tendências e negócios

A marca pessoal é um grande ativo. Se a pessoa trabalhar corretamente a sua marca, consegue criar produtos por meio dela. Os próprios influenciadores têm feito dessa maneira, não só com publipost, mas sim conseguindo rentabilizar sua marca criando produtos. Alguns exemplos são o Gusttavo Lima com o vermelhão e a Virgínia com produtos de beleza. “Muitas pessoas têm feito isso, usando sua marca pessoal para conseguirem mais resultados. Em pequenos formatos também existem exemplos: existem hoje médicos que trabalham comigo que fortaleceram a marca e conseguiram aumentar o ticket por meio de sua marca pessoal e posicionamento”, descreve. 

E a procura pela definição e fortalecimento da marca pessoal aumenta a cada dia. “As pessoas entenderam que uma marca pessoal forte vale mais que dinheiro. Ou seja, uma marca pessoal forte se transforma em dinheiro”, finaliza.