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Nova ferramenta

Consumidores relatam problemas em apólices no sistema de consulta de seguros

Consumidores que consultam nova ferramenta da Susep reclamam de seguros que não contrataram e de apólices que não estão devidamente registradas

Consumidores relatam problemas em apólices no sistema de consulta de seguros

Informações:

Com a abertura do acesso aos contratos de seguro pela Susep (Superintendência de Seguros Privados) dentro do portal GOV.BR, muitos consumidores descobriram problemas em seguros ligados a seus nomes. Para o corretor de seguros, é fundamental conhecer a fundo o sistema para alertar seus clientes sobre possíveis problemas.

Por meio do Sistema de Consulta de Seguros, todos os brasileiros podem utilizar seu login gov.br para verificar apólices em seu nome. É importante que neste momento todos que têm dúvidas pesquisem seu CPF. É possível pesquisar se a seguradora que você contratou está devidamente registrada e se o produto foi contratado voluntariamente. 

Podem ser consultadas apólices de seguros de automóveis, habitacional, patrimonial e de responsabilidades, rural, riscos financeiros, entre outros. Num segundo momento será possível pesquisar operações de previdência e capitalização também. 

“Hoje, existem no mercado contratações em que o segurado não está a par. O novo sistema permite clareza sobre toda a situação dos nossos seguros. Na outra ponta, tem quem acredita que contratou seguro com seguradora autorizada pela Susep, mas ela não está”, destaca o superintendente da Susep, Alessandro Octaviani.

Se o seu cliente tem dúvidas sobre apólices de seguro, saiba o que fazer:

  • Cliente não encontra o seguro que contratou

Confirme se o seguro está na lista dos seguros já disponíveis. Caso esteja, verifique se o seguro foi contratado com uma empresa autorizada pela Susep. Consulte aqui. 

Se a seguradora for autorizada, a pessoa deve entrar em contato com a seguradora para entender o que aconteceu. 

  • Informações incorretas na apólice

Se as informações estiverem diferentes da apólice, entre em contato com a seguradora para esclarecer as divergências.

  • Seguro não contratado

Nesses casos, pode  ser um caso de cosseguro. Isso ocorre quando mais de uma seguradora responde pelo risco do mesmo seguro. Verifique na apólice, pois a informação do cosseguro deve constar no documento.

Pode ocorrer também de o seguro ser contratado junto com outros produtos ou serviços, tais como cartão de crédito, financiamento habitacional etc. Nesses casos, é possível fazer uma reclamação no portal Consumidor.gov.br, indicando o problema: “Informações incompletas/inadequadas sobre o serviço”. 

  • Seguradora não resolveu o problema

Caso a seguradora não resolva a questão no tempo estabelecido, a recomendação é fazer uma reclamação no portal Consumidor.gov.br, indicando o problema: “Informações incompletas/inadequadas sobre o serviço”.

Leia mais no portal CQCS.