Facebook Pixel

Parceria

Seguro Garantia é a chave para contratos seguros e obras em andamento

Essencial para garantir desde grandes obras a contratos empresariais, Seguro Garantia avança com especialização e investimento em tecnologia

Coletiva sobre Seguro Garantia

Muito além das grandes obras de infraestrutura, o Seguro Garantia é uma ferramenta essencial para a segurança e a viabilidade de negócios em praticamente todos os segmentos. 

Seja na prestação de serviços, no fornecimento de produtos ou em complexas operações financeiras e judiciais, essa modalidade de seguro assegura o cumprimento das obrigações contratuais. 

Caso uma das partes não cumpra o combinado, a seguradora pode garantir a indenização ou a conclusão do que foi acordado, afastando a possibilidade de atrasos e prejuízos.

O dinamismo deste mercado é evidente: ultrapassou R$ 5 bilhões em prêmios em 2024, e a perspectiva para 2025 é de um crescimento de dois dígitos, podendo atingir R$ 6 bilhões. 

Esse avanço é impulsionado por um maior investimento em licitações de obras de infraestrutura, incluindo parcerias público-privadas para projetos sociais como escolas e hospitais, obras dentro do programa Minha Casa, Minha Vida, e os leilões para concessão de rodovias.

Nesse cenário, empresas se especializam na modalidade. Um exemplo é a trajetória da Junto Seguros, companhia com sede em Curitiba, parceira da Lojacorr, que é líder neste segmento no país e que, neste ano de 2025, celebra 30 anos de atuação neste mercado, tendo emitido a primeira apólice de Seguro Garantia do Brasil.

Recentemente, em coletiva de imprensa, o CEO da companhia, Roque de Holanda Melo, que esteve acompanhado dos vice-presidentes Eduardo Nóbrega e Guilherme Malucelli, destacou a evolução do segmento. 

Relembrando os avanços, Melo afirmou: “Fomos pioneiros também ao emitir a primeira apólice digital de Seguro Garantia do Brasil”. Este forte investimento em tecnologia, aliás, rendeu à Junto Seguros o reconhecimento como a seguradora mais digital do Brasil.

Segundo o vice-presidente da Junto Seguros, Guilherme Malucelli, os diversos motivos que transformaram o setor, como os já citados investimentos em infraestrutura, demonstram como o Seguro Garantia é uma ferramenta para o cumprimento contratual e a execução das obras em si. 

Além disso, o Seguro Fiança Locatícia, que pode ser acionado no caso de contratos de aluguéis entre empresas, também é visto pela Junto como um produto com potencial para alavancar bons resultados ainda em 2025.