O primeiro mês do ano já acabou e com ele uma série de expectativas surgem em relação ao mercado brasileiro. Com a taxa de desemprego em queda, expansão do agronegócio e indústria, crescimento da atividade econômica e inflação menor em 2023, a perspectiva é otimista, mas requer atenção dos propulsores do mercado. Um deles é o mercado segurador que deve ampliar sua atividade em 11,7%, segundo projeção da CNseg, destacada por José Adalberto Ferrara, presidente da Tokio Marine Seguradora.
Ao fazer o balanço de 2023, a companhia comemora. O ano foi bastante positivo para todo o mercado de seguros brasileiro, com aumento da competitividade e busca por maior qualidade no setor, o que é excelente para o consumidor, afirma Ferrara. Ele explica que a projeção da CNseg mostra que o setor de seguros continua sendo um dos eixos propulsores da economia brasileira.
Importância da proteção
Na visão do gestor, diversos fatores têm contribuído e devem continuar a impulsionar a indústria securitária. Entre eles estão a maior conscientização sobre a importância da proteção, conforme citado acima; a retomada de grandes obras de infraestrutura e a própria estabilização da economia.
“Para 2024, temos como estratégia aprimorar cada vez mais a eficiência operacional. Com a redução da taxa Selic, o resultado financeiro será obviamente menor, mas ao mesmo tempo, se considerarmos um cenário de desemprego controlado e melhoria da economia, que já podemos observar, haverá muito espaço para oportunizar novos negócios, em diversas linhas de seguros e para diferentes perfis de clientes”, diz.
Nesse sentido, o principal objetivo da companhia é manter o crescimento sustentável na casa de dois dígitos em termos de faturamento e continuar crescendo em diversas linhas de negócios, especialmente naquelas em que há grandes oportunidades de maior penetração no mercado, contando com os corretores, que distribuem os produtos da seguradora.
“Em termos de rentabilidade, devemos manter os bons resultados mesmo diante de desafios. Podemos citar os impactos dos eventos climáticos, a maior complexidade do ambiente econômico global e local, e os desdobramentos da Reforma Tributária no Brasil e seus efeitos para o setor de seguros. Atenta a todos estes movimentos, a Tokio Marine manterá políticas adequadas de subscrição e precificação”, conta Ferrara.
Comportamento do consumidor do mercado segurador
Nos últimos anos, a companhia observou que a mudança de comportamento do consumidor tem impactado diretamente o mercado de seguros. Isso porque estão cada vez mais exigentes e bastante atualizados quanto ao uso da tecnologia e, como consequência, em busca de maior comodidade, agilidade e qualidade da prestação do serviço.
A digitalização dos processos das seguradoras, evento intensamente acelerado durante o período de pandemia, fez o mercado de seguros evoluir de maneira significativa, uma vez que tornou possível a prospecção de novos negócios, e até mesmo o atendimento ao cliente serem realizados de forma remota, indo ao encontro exatamente às necessidades desses novos consumidores. “É importante ressaltar também o quanto o nosso mercado está atualizado tecnologicamente, o que mostra a pujança da nossa indústria e suporte para o crescimento do país”, destaca o presidente.
Uma outra característica percebida é que, após a pandemia, o consumidor aumentou o seu interesse em relação à proteção e ao planejamento financeiro. E, de forma geral, esse novo olhar para os benefícios do seguro vem ampliando as oportunidades de negócios.
“As seguradoras tiveram que se adaptar a essas mudanças do mercado, ofertando novos produtos e serviços aos consumidores, com coberturas mais customizadas, de acordo com as necessidades do cliente e seu poder de compra. No caso da Tokio Marine, procuramos disponibilizar um mix de produtos capaz de atender às necessidades dos mais variados perfis de clientes”, ressalta Ferrara.
Principais investimentos em 2023
O ano passado foi positivo para a Tokio Marine em termos de resultados. Pela primeira vez, em 64 anos de história no país, a companhia superou a marca de R$1 bilhão de lucro líquido, atingindo R$ 1,3 bi, resultado que é o dobro em relação ao conquistado no ano anterior.
Uma série de fatores justificam esse avanço, de acordo com o presidente. Primeiro, é importante observar que o mercado de seguros em geral cresceu, aumentando a competitividade no setor. Além disso, este foi o primeiro ano “cheio” após a pandemia, e com isso, pessoas e empresas retomaram suas atividades econômicas, fomentando a aquisição de seguros. “E a Tokio Marine, como uma Seguradora Multiprodutos, tem vantagem competitiva diante desse cenário mais aquecido”, diz.
Sendo assim, os investimentos em produtos e serviços para atender com qualidade e eficiência as necessidades de corretores e clientes é um dos pontos que mais impactaram no desempenho positivo da companhia durante o ano. “Consideramos também que a maior conscientização da sociedade sobre a importância de proteção à vida e ao patrimônio e o reconhecimento dos clientes em relação à qualidade dos nossos serviços são fatores que têm impulsionado o nosso avanço. Também merecem destaque iniciativas bem-sucedidas, como a flexibilização dos meios de pagamento e parcelamento”, relata.
Desafios do futuro
José Adalberto Ferrara afirma que um dos maiores desafios é o de simplificar a linguagem do mercado, de forma a transmitir à população uma mensagem bastante direta sobre a importância da proteção da Vida e do Patrimônio de Pessoas e Empresas. O mercado como um todo tem ainda, de certa forma, uma linguagem muito dura, que termina dificultando um pouco a comunicação com o consumidor. “É preciso também desmistificar ideias como a de que compramos seguro para não usar e outras similares que não contribuem em nada para o crescimento da cultura da proteção no Brasil”, fala.
Segundo ele, o mercado de seguros presta um serviço fundamental para a sociedade ao permitir a reconstrução financeira em caso de uma perda. “Isso fica ainda mais evidente diante do grande desafio de aumentar a capilaridade da oferta de seguros para os mais de 203 milhões de brasileiros e outros milhões de empresas do país. Temos potencial de crescimento em todas as áreas de proteção, seja Automóvel, Vida, Residencial, Empresarial, Responsabilidade Civil, entre outras”, diz.
Planejamento da Tokio Marine para 2024
A companhia busca permanentemente investir em novas formas de estreitar ainda mais o relacionamento com os corretores, que têm os clientes em mãos. Na opinião de Ferrara, são eles os verdadeiros protagonistas e responsáveis pelas vendas e pelo crescimento sustentável do mercado securitário.
Além disso, para 2024, os planos da companhia são de manter os investimentos no país e a oferta de soluções de excelência que protejam a Vida e o Patrimônio das Pessoas e Empresas. “Estamos avaliando uma série de ações para continuar crescendo em número de itens segurados na carteira de Automóvel, além do lançamento de novos produtos em outras carteiras de produtos massificados. Estabelecemos ainda um plano robusto para aumentar a distribuição dos Produtos Pessoa Jurídica no Canal Varejo, aproveitando a capilaridade da companhia. A ideia é fortalecer a marca Tokio Marine, desenvolver e ampliar oportunidades de negócios no varejo, focando na melhor experiência do corretor, por meio de atendimento diferenciado, treinamentos e divulgação de materiais para apoio à vendas”, conta.
Inovação e gestão do cliente
A tecnologia e a inovação estão entre as principais forças motrizes para a evolução do mercado de seguros. Assim como as outras indústrias, o mercado de seguros está acompanhando esse processo de transformação digital, principalmente por meio da adoção cada vez maior de novas tecnologias. Com isso, além da digitalização de processos em busca de maior eficiência operacional, devem ocorrer a transformação na experiência do usuário e a reinvenção do mercado, com o surgimento de novos produtos e serviços.
As redes sociais já são realidade, e em um futuro muito breve, além do uso de tecnologias como realidade virtual e Internet das Coisas (IoT) para apoiar as vendas e processos operacionais de pós-venda, uma das tendências é a facilitação do processo de contratação, com mais agilidade e menos burocracia, com precificações mais precisas, prevenção a fraudes em tempo real e regulação inteligente de sinistros.
“Também temos aplicado cada vez mais a Inteligência Artificial em nossos processos. Entre os usos da IA, destaco um modelo que nos auxilia na identificação de possíveis fraudes em sinistros na carteira de seguros de automóveis. A Tokio Marine foi a primeira seguradora do país a utilizar um modelo de IA na avaliação e orçamentação de sinistros nesse segmento. Nesse sentido, tempo, criatividade e recursos financeiros são fatores complementares nessa jornada de transformação digital para o negócio de seguros”, finaliza.