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Perspectivas

Bradesco Vida e Previdência visa fortalecer parcerias estratégicas de negócios em 2024

Companhia investiu R$ 2 bilhões em projetos de tecnologia e inovação nos dois últimos anos e deve intensificar esforços nos canais de vendas

Bradesco Vida e Previdência
Foto: Envato Elements

Há exatamente um ano, a Bradesco Seguros passava por uma reestruturação comercial. A transformação potencializou a atuação da empresa no Brasil, com uma intensa agenda de apresentação das soluções da companhia em todo o território nacional. Além disso, após a reestruturação, houve ainda uma ativação acelerada de corretores de seguros do mercado para a venda dos produtos da companhia. Consequentemente, houve um aumento gradual da recorrência de negócios desses corretores com a Bradesco Vida e Previdência

Entre agosto de 2022 e 2023, a empresa registrou crescimento de mais de 100% na base de corretores de seguros que trabalham com Vida e Previdência. Os resultados refletem a evolução do grupo, focado na eficiência, alcançada com muitas melhorias de processos e operações. É o que afirma José Pires, diretor comercial da Bradesco Vida e Previdência.

“Não tenho dúvida de que o fato de termos empresas sólidas e de destaque em seus respectivos segmentos de atuação, como Vida, Previdência, Saúde, Auto, Residencial e Capitalização, nos traz muita consistência. Tudo isso somado também à força do Bradesco, que desempenha papel fundamental na comercialização dos nossos produtos”, diz.

José Pires

Investimentos da companhia em 2023

O Grupo Bradesco Seguros, do qual a Bradesco Vida e Previdência faz parte, investiu nos últimos dois anos cerca de R$ 2 bilhões em projetos de tecnologia e inovação. Esse montante se desdobra e se materializa em todas as áreas de atuação da companhia, proporcionando avanços significativos no processo de transformação digital.

“Entendemos que a essência dessa transformação consiste em colocar o cliente no centro do negócio. Nessa linha, temos investido fortemente na digitalização dos nossos processos e na revisão das jornadas dos nossos produtos e serviços”, ressalta.

Comportamento do consumidor de seguros

No cenário de pandemia, o seguro, de forma geral, ganhou espaço no dia a dia dos brasileiros, que foram levados a avaliar o nível de proteção de que dispõem e como podem atuar para melhorá-lo. Segundo José Pires, no caso do seguro de vida, por exemplo, houve uma mudança na percepção do conceito do produto. Antes era visto como algo voltado apenas para a proteção da família e beneficiários em caso de falecimento do provedor, e que passou a ser percebido como um fator de prevenção, essencial ao cuidado e planejamento financeiro, podendo e devendo ser utilizado em vida.

Cada vez mais, os produtos pré-formatados cedem espaço a soluções customizáveis, oferecendo proteção diante dos imprevistos a que todos estão sujeitos no dia a dia. Exemplos disso são as coberturas de perda de renda por desemprego involuntário; despesas médicas, hospitalares e odontológicas; diárias por incapacidade temporária ou internação hospitalar; e doenças graves. Há, ainda, assistências personalizadas, como segunda opinião médica internacional, residencial básica, cesta natalidade, motorista amigo e pet, entre outras.

De modo geral, as pessoas passaram a entender mais claramente que, além dos bens, é fundamental proteger a vida e a família, criando condições para garantir tranquilidade financeira na ausência de seu provedor. Por isso, a Bradesco Vida e Previdência acredita que esse segmento deve continuar em plena expansão.

“Já com relação à previdência privada, notamos, com otimismo, que já existe uma tendência de mudança no comportamento dos brasileiros em relação ao planejamento do patrimônio e à proteção da família, mas ainda há muito a fazer em prol da expansão desse mercado no Brasil. Mercados mais maduros chegam a ter 4 a 5 vezes mais recursos alocados em previdência em relação ao PIB do que o Brasil, o que demonstra o quanto podemos avançar no longo prazo”, diz.

Hoje, segundo dados da FenaPrevi, há aproximadamente 8% da população coberta por planos de previdência privada (individuais e/ou coletivos), o que representa uma fatia ainda modesta da população.  O desafio, portanto, é expandir essa cultura do planejamento financeiro de longo prazo para uma parcela mais expressiva da população, especialmente para os jovens. “Quanto mais cedo se iniciar esse planejamento, melhor. Nesse sentido, o corretor é novamente um grande aliado do setor”, destaca. 

Balanço de 2023

Apesar do cenário desafiador para a economia como um todo, no Brasil e no mundo, a companhia fechou o ano com excelentes resultados na Bradesco Vida e Previdência. Vale destacar a mobilização de esforços e meios para estar cada vez mais próximos dos corretores em todas as regiões do país, em especial no interior, com encontros presenciais. 

Dessa maneira, a companhia pode identificar demandas e os desafios locais, e buscar soluções que auxiliem a ampliação do acesso ao seguro onde ele é ainda mais necessário e desejado. “Queremos ampliar as oportunidades para que nossos parceiros de negócios possam se desenvolver e atuar, cada vez mais, como agentes de consolidação da cultura do seguro em todo o país”, frisa.

Expectativa da companhia em relação à economia do país

Como acontece em qualquer segmento, o mercado segurador enfrenta muitos desafios, mas já comprovou que tem capacidade de superá-los mesmo nos cenários mais adversos. Olhando para 2024, as perspectivas da Bradesco Vida e Previdência são positivas, em linha com o mercado. “Entendemos que há espaço para atuar cada vez mais de forma educativa, contribuindo para estimular a conscientização das pessoas quanto à importância do seguro de vida e da previdência privada, além de facilitar o acesso a esses produtos”, salienta.

Dessa forma, a companhia deve intensificar os esforços para fortalecer parcerias estratégicas de negócios nos canais de venda, a fim de oferecer as melhores soluções e modalidades de comercialização para todos os clientes e possíveis clientes. Também aplicou a tecnologia de gestão e a inteligência de dados para ofertar produtos cada vez mais personalizados e adequados às reais necessidades dos parceiros e clientes. “Confiamos plenamente que continuaremos reunindo as condições necessárias para manter uma performance condizente com o potencial da nossa indústria e do nosso histórico de resultados”, enfatiza.

Desafios do Futuro 

As novas gerações, em particular, têm experiências, percepções e prioridades muito próprias, diferentes daquelas de gerações anteriores. Quando o corretor foca em apenas uma vertente, ele tende a limitar sua atuação, na opinião de José Pires. Ao oferecer uma carteira diversificada, ele reforça seu papel de consultor, proporcionando ao segurado uma proteção muito mais completa.

Acreditamos que o nosso maior desafio como seguradora também diz respeito aos nossos corretores parceiros, que é o de estar cada vez mais próximos de nossos clientes, seja presencialmente ou por meios digitais. Estamos falando de estreitar laços de confiança com as pessoas para potencializar as possibilidades de ampliar as vendas em segmentos como vida e previdência”, acentua o diretor comercial da Bradesco Vida e Previdência.

A inovação é um dos pilares do Grupo Segurador. Sendo assim, a companhia tem investido em tecnologia e inovação, adotando novas ferramentas e processos mais ágeis, que melhoram a experiência do cliente e contribuem para que os corretores realizem uma gestão de vendas e pós-vendas mais eficiente. 

“Sem dúvida, a tecnologia é uma grande facilitadora, mas, por si só, não elimina o atendimento humano. Acreditamos no modelo que chamamos de ‘phygital’, aliando o melhor do físico ao melhor do digital. É fundamental que o cliente tenha opções para interagir com a empresa quando e como desejar”, explica.

Principais investimentos da companhia em 2024

A Bradesco continuará a investir em inovação e na disseminação da cultura do seguro, visando conscientizar a população e levar serviços aderentes às necessidades e ao cenário atual. “Nossa meta é seguir trabalhando para o desenvolvimento de produtos que respondam cada vez mais aos anseios de nossos clientes, com a qualidade, o timing e a acessibilidade que eles esperam”, realça.

A Bradesco Vida e Previdência, assim como as demais empresas do Grupo Bradesco Seguros, valoriza muito os corretores, pois entende que eles são parte importante da construção do negócio, os grandes embaixadores da marca e peças fundamentais para o sucesso da companhia. “São eles que entendem o momento de vida dos clientes, que mais conhecem os produtos, os seus concorrentes, quais melhorias podem ser feitas para aumentar as vendas e incrementar a entrega para o segurado. Por isso, a Bradesco Vida e Previdência seguirá investindo na capacitação e no relacionamento próximo e contínuo com os corretores, por meio de uma agenda que inclui treinamentos, visitas e eventos, entre outras iniciativas”, conta.

Visão da companhia sobre o corretor em 2024

O corretor deve estar atento às mudanças na percepção do seguro pela sociedade e na forma de comercialização do produto. José Pires demonstra que hoje, sem descuidar da cobertura mais tradicional, a abordagem do seguro de vida busca valorizar mais os benefícios do produto em vida.  

De acordo com o diretor, outro ponto importante é que, de fato, o corretor deve deixar de se ver apenas como um vendedor e passar a desempenhar o papel de consultor de seguros, aquele profissional que entende as necessidades do cliente e está apto a oferecer sempre as melhores soluções de proteção e prevenção. “As relações interpessoais são vitais para manter esse atendimento consultivo e próximo. Cabe ao corretor, portanto, entender o momento de vida do cliente para realizar uma oferta mais assertiva e proporcionar uma experiência mais encantadora, o que certamente contribuirá para ampliar seus horizontes de negócios”, fala.

Ele acrescenta que uma boa consultoria em seguros não pode deixar de fora da conversa o seguro de vida e a previdência, mesmo que a pauta seja sobre outros ramos. “É fundamental para o corretor ir além das coberturas patrimoniais e oferecer uma abordagem completa. E, claro, é imprescindível manter-se atualizado, estudando sempre os benefícios e os diferenciais de cada produto, a fim de entender e atender as expectativas dos clientes”, finaliza o diretor comercial da Bradesco Vida e Previdência.