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Como inovar

Inovação é sobrevivência para empresas e profissionais

Conheça 12 maneiras de pôr em prática a mentalidade inovadora

como inovar
Imagem: Envato Elements

Inovar é mudar, renovar ou transformar algo. Os futuristas explicam que a inovação nas décadas anteriores era mais lenta e estava muito mais ligada aos marcos tecnológicos. Hoje, a inovação acontece todos os dias em comportamentos, ferramentas e processos. A inovação tecnológica passou a ser uma parte e uma consequência da mentalidade inovadora.

Segundo Luis Rasquilha, CEO da Inova, parceira da Mapfre Seguros, as organizações e profissionais de qualquer setor ou porte precisam colocar em prática e alimentar a sua mentalidade inovadora para sobreviver no ambiente corporativo. Isso porque é necessário desenvolver um escopo permanente de melhorias, seja em produtos, serviços, processos ou soluções. 

Entretanto, a inovar também pode ser incremental (pontual) ou disruptiva. Dessa maneira, é possível abrir novos mercados, novas possibilidades e de certa forma transformar o contexto onde a sociedade está inserida, elevando a performance. “A forma disruptiva é algo que vale 20% da inovação do mundo. A maioria da inovação do mundo é incremental. Até porque a sociedade não está preparada para disrupções permanentes. Mas sim está esperando melhorias permanentes”, diz.

Dimensões de Inovação

Essas perspectivas de inovação estão distribuídas em 12 grandes dimensões, conforme descrita pela Inova Consulting. Veja a seguir quais são elas: 

  1. A inovação de oferta: tipicamente aquilo onde é mais simples ou mais rápido inovar. Trata-se de desenvolver produtos e serviços inovadores para construir um portfólio completo de soluções inovadoras. Exemplos são o Rappi e o Spotify.
  2. Em plataforma, onde pega-se a competência que se tem hoje e leva para outras plataformas derivadas, ou seja, complementares. Trata-se de utilizar os componentes, as competências e as estruturas existentes para desenvolver ofertas derivadas do Core. Entre os exemplos estão filmes da Disney e a Plataforma OnStar da General Motors. 
  3. A inovação de solução, onde aquilo que se tem está alinhado para cada cliente individualmente, de acordo com a necessidade dele para poder entregar o que melhor faz sentido. Exemplos são as soluções de supply chain da UPS ou a Salesforce Platform.
  4. Clientes: Mapear e identificar necessidades não atendidas ou identificar oportunidades em segmentos mal atendidos. Alguns exemplos são: Movida aluguel executivo de longa duração e Amazon dash button para primeiros membros.
  5. Customer Experience: redesenhar a interação com clientes em todos os pontos de contato. Exemplo: Harvard Business School e Itaú 30 horas.
  6. Captura de valor: redefinir como a empresa ganha dinheiro ou cria formas inovadoras de melhorar o rendimento. Exemplo: Netflix pacote familiar e Dropbox plano profissional.
  7. Processo: redefinir os processos e operações para melhorar a eficiência, eficácia, entrega e velocidade. Exemplo: Amazon book store – print on demand, e BMW 3D printer para peças de reposição.
  8. Inovação na própria organização: mudar a atividade, a função, o negócios, muitas vezes a estrutura mais ágil. Exemplo: WPP de fabricação de plásticos para grupo de comunicação ou Tag heuer connected.
  9. Supply chain: pensar diferente sobre fornecimento, entregas e logística. Exemplo: Magazine Luiza online – app e site com entrega programada. 
  10. Presença: criar novos canais de distribuição ou pontos de contato inovadores, incluindo lugares onde as ofertas possam ser compradas ou usadas pelos clientes. Exemplo: Vending machine de carregador de celular no aeroporto ou Sem parar nos postos BR / Shopping Centers.
  11. Network: criar network integrado, inteligente e descentralizada de ofertas e soluções. Exemplo: Assistência autorizada pela Apple ou Gympass. 
  12. Marca: levar a marca para novas realidades e territórios. Exemplo: Seculus smartwatch ou Supreme Louis Vuitton.

“Se olhamos para estas 12 dimensões cruzadas com os três tipos de inovação (incremento, pontual, contínuo ou disrupção), nós podemos construir uma belíssima estrutura de inovação. Isso porque eu posso ser disruptivo ou incrementar qualquer uma das dimensões. Assim, conseguimos perceber que a inovação não é apenas produto, mas é muito mais do que isso. É um conjunto amplo de caminhos que podem ser explorados, a partir do momento que eu, entendendo o contexto onde eu estou, gero as ideias para resolver o problema ou aproveitar a oportunidade que esse mesmo contexto nos traz”, afirma o gestor.