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Inovação

Tecnologia ajuda na precificação no setor de seguros 

Corretores e seguradoras podem e devem usar novas oportunidades a seu favor

Tecnologia ajuda na precificação no setor de seguros 

Inovação hoje é primordial em qualquer empresa, de todos os portes e setores. Pensando nas corretoras de seguros, o que se vende é proteção e segurança, e nada é tão desejado hoje num mundo em constante transformação. Prova disso é que algumas seguradoras, como Bradesco Seguros, integram o ranking de 20 mais inovadoras do Brasil. 

As demais buscam inovar também, tanto que a adoção de soluções tecnológicas aumentou 8,5% em 2022 em empresas de todos os setores, de acordo com o indicador Inext. Entre essas soluções estão desde o uso de informação na nuvem até sistemas de segurança. Nesta entrevista à Corretora do Futuro, o diretor de Tecnologia e Operações da Lojacorr, Sandro Ribeiro dos Santos, explica como essas inovações funcionam e como podem ser utilizadas da melhor forma pelas corretoras de seguros. 

O tema é tão relevante que surge o consenso de que toda empresa hoje é de tecnologia – e aquelas que não entenderem isso ficarão para trás. Leia aqui um pouco do que foi abordado sobre o tema durante o Conec 2023, maior evento que reúne corretores de seguros no país.

Abaixo, Sandro Ribeiro dos Santos traz dicas valiosas:

Corretora do Futuro – Pensando nas novas tecnologias e seu uso no setor de seguros, como elas podem ajudar na melhor precificação dos produtos?

Sandro – Quando falamos de melhor precificação, nos referimos a como mensurar os riscos de forma mais eficaz. Sem uma grande quantidade de dados, essa tarefa se torna difícil. Seja na tarefa de capturar, enriquecer, tratar ou analisar esses dados, o setor enfrenta o desafio da velocidade e precisão para obter informações relevantes e confiáveis no momento certo. Portanto, tecnologias como Cloud [para armazenamento de arquivos e processamento de dados por meio da internet], Big Data [grandes bases de dados que podem ser analisados usando ferramentas digitais] Machine Learning [utiliza algoritmos para que os computadores tenham a capacidade de identificar padrões em dados massivos e fazer previsões, ou seja “aprender”] e Inteligência Artificial [ferramentas que automatizam tarefas realizadas pelos seres humanos] tornam-se essenciais nesse contexto. Dispositivos conectados, ou IoT, são também ricas fontes de informação sobre comportamentos e condições de manutenção, possibilitando uma precificação cada vez mais precisa e personalizada.

A IA já está em uso no setor de seguros, principalmente na detecção de fraudes e análise de sinistros, processando informações de forma mais rápida e assertiva para identificar padrões e comportamentos suspeitos.”

Corretora do Futuro –  Como é possível usar os novos sistemas para oferecer produtos cada vez mais adequados para o cliente em potencial?

Sandro – Entender o momento certo para uma oferta e identificar o produto mais adequado são fatores-chave para o sucesso. E dados, aliados a um potente sistema de relacionamento, são fundamentais para isso. Portanto, o corretor deve se aproveitar de sistemas que facilitem o uso de dados, automatizem tarefas diárias e promovam facilidades de relacionamento digital. Usar sistemas de CRMs [Customer Relationship Management, termo em inglês que significa Gestão de Relacionamento com o Cliente e se refere a sistemas de informações ou ferramentas que automatizam o contato com o cliente] e de mensagens [como e-mail e WhatsApp] automatizados para manter a presença na vida dos clientes, além de ferramentas de BI [Business Inteligence ou Inteligência de Negócios, que se refere ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte na gestão de um negócio] para monitorar indicadores de sua carteira e identificar oportunidades é essencial.

Corretora do Futuro –  Que plataformas, softwares, sistemas você indica aos corretores para ficarem atentos? E, quem sabe, já começarem a usar?

Sandro – Recomendaria aos corretores explorar ferramentas como o ChatGPT, mas indo além do que muitos usam para marketing e textos. Devem explorar a IA para aprendizado em vendas, estratégia, abordagem e gestão de carteira. Sabendo como aplicar os “prompts” corretos, a IA pode oferecer diversos insights interessantes, além de assumir personas, oferecendo consultoria de forma prática, sugerindo ações ou provocando reflexões. Outra sugestão é que o corretor invista em ferramentas analíticas, como PowerBI ou Looker Studio. Há diversas ferramentas disponíveis, mas a exploração e o aprendizado em IA e análise de dados serão diferenciais no futuro.

Corretora do Futuro –  A IA já está em uso no setor de seguros? De que forma ela pode ajudar a medir riscos, pensando nas seguradoras?

Sandro – Sim, a IA já está em uso, principalmente na detecção de fraudes e análise de sinistros, processando informações de forma mais rápida e assertiva para identificar padrões e comportamentos suspeitos. Com a IA, é possível cruzar diversas fontes de dados sobre comportamento e histórico, permitindo uma análise mais refinada. Uma das vantagens da IA em relação a outros modelos é sua capacidade de aprender em uma velocidade extremamente mais rápida e se adaptar com base em feedbacks e pontuações, sem a necessidade de recriar modelos estatísticos.

Confira aqui na prática algumas ferramentas que podem ajudar o corretor de seguros!