Facebook Pixel

Mundo

Elementos de um mercado eficiente de seguros cibernéticos

EUA enfrentam desafios no seguro cyber e um deles é a evolução tecnológica; para gerir os riscos cibernéticos emergentes, o mercado deve se desenvolver de forma responsável

seguro cibernético
O aumento do seguro não minimiza o comportamento criminoso.

O seguro de riscos cibernéticos foi o foco de um estudo norte-americano, que mostra que o mercado está amadurecendo, mas ainda passa por desafios. O documento foi pauta do Insurance Business, que trouxe a visão dessa indústria em constante evolução. 

A nova pesquisa, realizada pela American Property Casualty Insurance Association (APCIA), em parceria com a CyberAcuView, investigou os dados e tendências que impulsionam o setor. Entre os desafios mapeados estão as mudanças nas práticas de subscrição e a contínua evolução do seguro cibernético em um cenário tecnológico em rápida mudança. 

Com o tema “Elementos de um Mercado Eficiente de Seguros Cibernéticos”, este documento destaca que os riscos cibernéticos são ameaças em constante evolução, destacando a importância de um mercado eficiente para esses produtos com o intuito de atender às demandas dos consumidores. Segundo o diretor de cibersegurança e conselheiro da APCIA, Shelby Schoensee, como o mercado de seguros cibernéticos ainda está em desenvolvimento, é necessário tempo para amadurecer e sustentar seu crescimento.

Um mercado em maturação gradual

O relatório concluiu que o mercado de seguros cibernéticos está gradualmente amadurecendo, beneficiando segurados e a sociedade, combatendo o crime cibernético. Da mesma forma, o estudo destaca ainda que um mercado de seguros cibernéticos eficiente prospera com base na consistência e num nível adequado de flexibilidade regulamentar, que não sobrecarregue as seguradoras, quando se adaptam às mudanças de necessidades, expectativas e riscos dos consumidores.

Tendo isto em mente, a regulamentação dos seguros deve promover a escolha pelo consumidor, garantir a supervisão da solvência, e reduzir fraudes e práticas enganosas em todo o mercado, afirma o relatório. A eficiência e a concorrência no mercado também devem dar mais subsídios aos consumidores, oferecendo opções de preços e de cobertura de apólices. De acordo com Schoensee, deve existir um ambiente regulatório e jurídico previsível e consistente, que ofereça flexibilidade e condições de concorrência equitativas para todas as partes interessadas. 

Risco e os impactos

A procura de seguros cibernéticos nos Estados Unidos cresce continuamente e tende a duplicar anualmente, sendo os ataques de ransomware uma das ameaças cibernéticas mais proeminentes. O estudo ressalta que o aumento do seguro contra ransomware não minimiza o comportamento criminoso Por isso, os consumidores devem estar mais vigilantes em relação aos riscos cibernéticos e ao seu impacto nas empresas e nos seus parceiros.

Schoensee diz que, para garantir o desenvolvimento das soluções de seguros disponíveis para gerir os riscos cibernéticos emergentes, o mercado deve evoluir de forma responsável. Além disso, a experiência, a inovação e a colaboração do mercado cibernético é o que irá beneficiar as partes interessadas.