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Vendas

Corretor de seguros, você deve usar o WhatsApp Business

Rede social oferece praticidade de atendimento ao cliente e proximidade, questões fundamentais para o fidelização

WhatsApp Business
Crédito: Envato Elements

Você sabia que o WhatsApp Business é uma ótima ferramenta para te ajudar nas vendas da sua corretora de seguros? Segundo a plataforma global de dados e business intelligence, Statista, 147 milhões de pessoas usam o WhatsApp no Brasil, o que corresponde a 99% dos brasileiros on-line. É o app número 1 do país, que ganha cada vez mais popularidade por ser prático, gratuito e fácil de usar e gerar proximidade entre as pessoas e empresas. A Sinch Engage explica que cada vez mais o app se solidifica como um canal para negócios, tanto que atualmente há duas contas de WhatsApp para empresas: o WhatsApp Business e o WhatsApp Business API.

Amanda Narcizo, gerente de Marketing da Lojacorr, explica que o WhatsApp Business surgiu com o intuito de aproximar clientes e empresas. Dessa maneira, o corretor de seguro precisa conhecer e usar as funcionalidades disponibilizadas para apoiá-lo no dia a dia da sua corretora. 

Entre essas funcionalidades estão mensagem automática no seu perfil, mensagem automática para o cliente quando ele entra em contato fora do horário de expediente – assim ele não fica esperando você responder. É possível também criar um cartão de visitas virtual com os links que utiliza de e-mail e redes sociais, mensagem de saudação para clientes novos que entrarem em contato com você pela primeira vez, etiquetas que ajudam a classificar os contatos, criação de link curto – serve para compartilhar seu número de forma rápida, e ainda a criação de catálogo de produtos e serviços. 

WhatsApp Business: como começar?

Você que já usa o WhatsApp como forma de comunicação pessoal, basta ir na play store do seu mobile e digitar ‘WhatsApp Business (WB)’ e baixar. Será necessário confirmar seus dados de telefone, nome da empresa e e-mail para finalizar o processo. Entretanto, é simples e gratuito. Para baixar no computador, basta abrir o WhatsApp Web e atualizar os aparelhos conectados e o WB estará sincronizado.

Cartão Digital

A primeira impressão é a que fica, não é mesmo? Então, se apresentar bem faz com que as pessoas tenham uma lembrança positiva de você. E o cartão digital interativo é uma ferramenta que vai ajudar a causar essa boa impressão. Afinal, ele é um material diferenciado e, além disso, é sem custo. 

O template pode ser criado gratuitamente na plataforma Canva. Para isso, basta ter uma conta ligada ao Gmail e personalizar de acordo com as suas informações. É sugerido inserir Logo da empresa ou sua imagem, nome da empresa, slogan, serviços e os links de contatos do Whats, Instagram, Linkedin e Email. Lembre-se que esse cartão é profissional! E para baixar com os links, é preciso fazer isso em PDF. Assim, quem abrir terá acesso aos links e poderá clicar automaticamente. “Se o corretor usa o Instagram para uso pessoal, eu aconselho a criar uma conta da empresa onde é possível compartilhar assuntos que são do interesse dos seus clientes e não a vida pessoal”, sugere. 

Mensagens automáticas

O mundo digital tornou as pessoas mais ansiosas e, geralmente, todos enviam mensagens esperando que sejam respondidas o quanto antes. Com seu cliente não é diferente, mas você também tem o seu tempo livre. O WB tem uma funcionalidade para isso que são as mensagens automáticas. Assim, quando o corretor não estiver disponível e o cliente enviar uma mensagem terá uma resposta automática, informando sobre seu horário de atendimento. 

É possível configurar três tipos de mensagem: a mensagem de saudação, a de ausência e respostas rápidas. Para isso, você precisa ir em configurações, ferramentas comerciais, mensagem de saudação. Depois, é só configurar para quem você quer enviar. “Eu recomendo que seja colocado em todos os contatos novos. Pois assim, apenas quem estiver em contato pela primeira vez vai receber essa mensagem de saudação”, diz Amanda. 

Já a mensagem de ausência pode ser utilizada quando o corretor não está disponível, no horário que estiver determinado ou quando a empresa está fechada. E para configurar é muito fácil. É só ir em configurações, ferramentas comerciais e mensagem de ausência. Já as respostas rápidas funcionam como um atalho para você poder responder mais rápido as respostas mais frequentes. O WhatsApp Business permite que você crie até 50 respostas rápidas. 

Etiquetas 

As etiquetas ajudam a deixar visivelmente mais organizado as conversas. Então, por exemplo, o corretor tem um cliente que está em prospecção, ou um novo cliente, você consegue deixar tudo isso organizado por etiquetas. Assim fica muito mais fácil de você encontrar o status daquele cliente. Para categorizar, basta ir nas conversas, clicar no contato e, na barra de cima, clicar no ícone das etiquetas. Caso seja necessário criar uma nova etiqueta, é só ir nos três pontinhos, etiquetas e clicar no ‘+’, digitar o nome dela e salvar. Caso você queira tirar uma etiqueta de algum cliente, é só vir aqui em cima do nome do seu cliente, clicar em etiqueta e desmarcar. É possível criar até 20 etiquetas diferentes para categorizar as conversas.

É possível criar um link curto para compartilhar nas redes sociais e e-mail, fácil e rápido. É só compartilhar o link e a pessoa já abre uma caixa de mensagem para conversar com você no WhatsApp. Para criar, é necessário ir em configurações, ferramentas comerciais, opção do link curto. Para usar, é só copiar e colar. É possível usar na bio do Instagram, no perfil do Facebook, e na sua assinatura de e-mail. E é permitido personalizar uma mensagem. Para isso, clica em mensagem, escreva a mensagem e depois clique em salvar. 

O WhatsApp Business também permite a criação de um catálogo com produtos ou serviços, que fica salvo no perfil. Para isso, o corretor de seguros precisa ir em ferramentas comerciais e o espaço para o catálogo estará no segundo item. É só clicar e adicionar os itens. O corretor pode cadastrar todos os itens de soluções que disponibiliza. Isso pode ser inclusive compartilhado. 

Conexão com o cliente

Amanda explica que todas essas funcionalidades ajudam o corretor a se aproximar do seu cliente ou prospect, e estabelecer uma conexão com ele. O primeiro passo é praticar a escuta ativa e estar presente. Por isso que as ferramentas do WB ajudam nessa conexão, para que o corretor esteja presente mesmo fora do horário de atendimento. 

“Inclusive, para que o corretor consiga oferecer a melhor solução para o cliente, é necessário praticar a escuta ativa e estar atento aos detalhes do que o cliente fala, dando atenção às necessidades dele para conseguir indicar a melhor opção”, afirma a gerente.

Para ampliar a quantidade de produtos que o cliente adquire, existem as técnicas de cross cell e up cell. “Se você tem um cliente que acabou de contratar um seguro em saúde, você pode oferecer também um seguro odonto, que são produtos que têm similaridade. Isso é cross sel. Já a técnica de up sell é melhorar o produto que o cliente já possui. É muito mais fácil você vender para pessoas que já contratam os produtos com você do que conquistar um cliente novo. Nesse caso, há clientes que iniciam a proteção do seu patrimônio com apólices mais baratas e que, com o tempo, podem melhorar. Dessa forma, o corretor protege o cliente e seus bens, e ainda democratiza o seguro”, explica.