Facebook Pixel

Economia

Setor de seguros e a confiança da indústria crescem em julho

Indicadores de confiança são os mais importantes para captar as expectativas de um determinado setor

Imagem: Freepik
Imagem: Freepik

No programa Comentário Econômico de julho, transmitido pelo canal da GRTV no YouTube, o economista Francisco Galiza, diretor da Rating de Seguros, falou sobre a evolução favorável da receita do setor de seguros.

“Vamos fazer uma atualização dos dados do setor de seguros, em termos de receita. No gráfico, vemos uma variação dos números acumulados até maio desse ano, comparados aos mesmos valores do ano anterior”, apontou.

E complementou: “Temos que lembrar que vivemos um cenário com uma taxa de inflação média de 5% ao ano. Ou seja, com crescimento real. Ainda estamos com muitos dados”.

Quais as consequências desses dados? “Esse fato, associado à melhora na taxa de sinistralidade de alguns ramos (rural, por exemplo), está fazendo com que a taxa de rentabilidade das seguradoras esteja positiva. A projeção atual é que, por exemplo, a taxa Lucro Líquido/Patrimônio Líquido ultrapasse o patamar de 20% ao ano em 2023. Mas, enfim, vamos torcer”, declarou.

Confira o vídeo em https://www.youtube.com/watch?v=8W5NGplOoCw&t=16s

Confiança da indústria

Já no mais recente programa Panorama do Seguro, transmitido no canal do Sindseg SP no YouTube, Francisco Galiza abordou a confiança da indústria brasileira.

“É muito importante observar a indústria brasileira na participação da economia. Hoje, essa é uma das maiores preocupações do governo, de como revitalizar tal setor. Em 2022, a sua participação era de 23%. Na década de 80 do século passado, já foi de mais de 40%”, apontou.

“Ou seja, avaliar a confiança de tal setor é importante, o que eles acham que vai acontecer na economia e no setor”, completou.

Um indicador relevante é o ICEI (Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a partir do levantamento com mais de mil empresas.

Leia mais em: https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/economia/confianca-da-industria-aumentou-mas-condicoes-economicas-ainda-nao-agradam/

Segundo Galiza, nesse momento a avaliação já é positiva, os empresários se mostram confiantes, resultado da baixa de inflação, mas ainda há espaço para melhora.

“Veja, por exemplo, o gráfico que mede esse indicador. O número varia entre 0 e 100 pontos. Acima de 50 pontos, isso significa otimismo. O número de julho foi 51,1 pontos”.

“Naturalmente, um segmento industrial bem desenvolvido tem implicações diretas no setor de seguros. Por exemplo, para citar um exemplo, na área de grandes riscos”, explicou.

Veja o programa em https://youtu.be/2v07axkUJqY