Ricardo Dornellas, com a esposa Cátia Leonetti Dornellas, é sócio da 3D Brasil Agro Corretora de Seguros, na cidade de Jaú-SP (Unidade Bauru). Sua vida como corretor de seguros começou como estagiário no Banco Santander no ano de 2000, se destacando nas vendas de seguro de vida, capitalização e seguro residencial, enquanto ajudava no autoatendimento dos caixas eletrônicos.
Vocação para ser corretor de seguros
“O gerente Geral havia me falado: ‘Fique com a prancheta de propostas e ofereça’; e eu seguia suas orientações. Fui contratado e promovido a assistente de gerente, cuidando da parte administrativa da carteira de seguros da agência. Por ser de família de comerciantes, desde meu bisavô até meu pai, que me ensinou muito sobre a vida de vendedor, eu fui além das minhas funções administrativas, que era cuidar da papelada e pós-venda aos clientes de seguros, tendo um destaque muito positivo na produção de seguros da agência.
Saí do banco em 2008 e fui trabalhar na Massey Ferguson, dando suporte para concessionária nas vendas de consórcio, iniciando minha nova jornada na região de Araçatuba. Lá fiz o curso presencial e me formei na então Funenseg (hoje ENS)”, recorda.
Aproximação com a Lojacorr
Em 2013 foi convidado para ser vendedor de seguros dentro de uma revenda de tratores em Jaú. “Conheci a Lojacorr por meio do portal de notícias CQCS, liguei aleatoriamente para alguns corretores da rede, dentre eles o Arnaldo, da Agicorr Corretora, de Limeira-SP, que ligou para o André Moreno, que me ligou e nos conhecemos pessoalmente em Bauru. Em julho de 2020 nossa história começou e minha vida começou a mudar. Entrei na Lojacorr como Light, logo em seguida fui para Bronze e hoje sou Prata”, conta.
Foco no agro
O ramo de atuação de Ricardo é basicamente voltado para os clientes do agronegócio, justamente por ter trabalhado com este público desde 2008. “Sou um corretor pequeno, pouco digital, atuo basicamente por telefone e WhatsApp. Trabalho com apenas uma estagiária”.
No entanto, segundo ele, a Lojacorr o proporciona ser grande, forte e confiante, tendo a certeza que está apresentando aos clientes condições de negócios que certamente sozinho não teria. “A Lojacorr me proporciona tranquilidade, pois sei que o Backoffice está atuando no pós-venda e me avisando de alguma necessidade pontual. Com isso, tenho mais tempo para atender os clientes e prospectar novos negócios”, garante.
Case de sucesso
Com a Lojacorr, seu foco passa a ser atender o cliente e prospectar novos negócios. “Sei que tenho o suporte de uma empresa séria, honesta, com valores e princípios. Vejo no Sr Heitor um apaixonado pelo que faz e seus princípios foram passados para empresa. Vejo no Diogo um filho que honra seu pai e que aprendeu muito com ele. Um profissional de visão que busca ferramentas para facilitar a vida de seus clientes, que somos nós, e eu confio”, afirma.
Seu case de sucesso está em seu primeiro ano de atuação. “Eu era vendedor de uma corretora e tinha como base os clientes que lá atendia. Era uma ‘briga’ diária com a outra corretora, que não queria perder esses negócios, mas graças a Deus, quase que a totalidade dos clientes que eu atendia lá vieram comigo”, revela. “Todos ficaram felizes com essa minha nova jornada, me desejaram sorte, sucesso, que Deus abençoasse meu novo negócio”.
“Na roça, quando o agricultor planta milho, com certeza ele colherá milho. Se ele plantar soja, com certeza colherá soja. Nós colhemos o que plantamos e eu estou colhendo os frutos do meu trabalho, pois uma das nossas missões é servir ao próximo”, filosofa.
“Em nossa profissão, servir ao próximo é cuidar, é zelar pelo bem-estar e financeiro dos nossos clientes. Estamos aqui para levar ao cliente uma proposta que o atenderá em todos os momentos que necessitar de auxílio. Quando amamos o que fazemos, fazemos com mais entusiasmo, com mais carinho e o cliente percebe isso”, orienta.
Segredo do negócio
Para ele, a percepção do cliente no serviço prestado está na forma que se conversa com o ele, na presteza no atendimento, na clareza nas palavras. “Tratar todos com cordialidade e atenção faz toda diferença. Sejam clientes, comerciais, prestadores ou quaisquer pessoas”.
“Recentemente a esposa de um cliente me falou que ele nunca quis fazer seguro e eu fui o único que conseguiu ‘dobrá-lo’, justamente porque mostrei que o seguro funciona, e quando ele precisou, eu estava lá pra resolver o assunto. Hoje este cliente investe mais de R$ 150 mil por ano em seguro (tratores, veículos e vida deles e dos funcionários). Este cliente foi conquistado enquanto era vendedor, se manteve fiel comigo e foi uma das pessoas que me desejou as bênçãos e sucesso”.