O diretor da Lojacorr Consórcios, André Duarte, e os gerentes Mauro Alvim, Dayane Crepaldi e Andreia Siqueira, estão percorrendo várias Unidades do Brasil para levar conhecimento e dicas de oportunidades do sistema de consórcios. Os encontros ‘Café com Consórcio’ ocorreram nas Unidades Curitiba e Curitiba Leste, Florianópolis, Itajaí, Blumenau e Joinville, nos dias 20 e 21 de fevereiro. Os próximos destinos agora serão Divinópolis, Belo Horizonte, Recife, Maceió, Campinas e São Paulo.
O mercado atual de consórcios vem sendo destacado por André Duarte durante os encontros para que o corretor entenda os cenários e as possibilidades da operação. Segundo a ABAC – Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, de janeiro a dezembro, o acumulado de vendas atingiu 4,2 milhões de novas cotas. Esse é um recorde histórico e cresceu 6,4% sobre as adesões de 2022.
Participantes ativos e a blindagem de carteira
Os negócios acompanharam o avanço e atingiram a marca de R$ 317 bilhões, 25,6% mais que em 2022. Em suma, houve aumento de 6% de novos consorciados em 2023 e R$ 84 bilhões de crédito disponibilizado, sendo 21% mais. O sistema detém hoje cerca de 4,7% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional.
Segundo André Duarte, por analogia, se atualmente no Brasil são 108 milhões de pessoas economicamente ativas e o sistema de consórcio fechou o ano com 10,3 milhões de participantes ativos, então é possível pressupor que cerca de 10% dessa população economicamente ativa demanda consórcios. Ele ressalta ainda que esse número pode aumentar para até 30% quando há relacionamento com o cliente. Ou seja, se o consorciado é cliente do corretor em seguros ou vice e versa. “Por isso, a importância dessa blindagem da carteira” para fidelizar o cliente, alerta o gestor.
Dessa maneira, as corretoras da Lojacorr devem aproveitar o benefício de ter um mix de produtos para oferecer aos clientes para gerar oportunidade de aquisição de bens e serviços para esse consorciado. Além disso, o corretor ainda é beneficiado por obter mais rentabilidade para seu negócio.
Estratégias de vendas de consórcios
André Duarte destaca alguns pontos importantes do sistema de consórcios para o corretor de seguros. Além do entendimento da comercialização de um novo produto, ter ciência de tratar-se de uma venda estruturada de médio e longo prazos, com base no planejamento e encaixe do melhor produto. Essa abordagem é essencial para o sucesso do negócio.
Sem dúvidas, o consórcio é uma ótima maneira de investir, planejar suas finanças, além de ser uma alternativa para adquirir bens e/ou serviços (sem pagar juros) com pagamentos flexíveis. O Consórcio é ideal para quem quer aumentar patrimônio, diversificar investimentos, trocar de carro, ou até mesmo para serviços, viagens e cirurgias, por isso é importante mostrar aos clientes todos esses benefícios. “O consórcio deixou a tempos de ser aquela antiga opção somente para quem não podia comprar à vista. Hoje, ele ajuda as pessoas a se planejarem financeiramente sem afetar seu capital próprio, preservando sua liquidez”, acrescenta André Duarte.
Sendo assim, o corretor precisa fazer seu cliente saber que, além de proteger com seguros para o imprevisível, também pode oferecer consórcios para o previsível. “É muito mais fácil vender para quem já conhece e confia no seu trabalho. E ainda é importante usar a tecnologia a seu favor, como por exemplo, usando o WhatsApp Business como vitrine dos serviços. Outro ponto crucial são as redes sociais. Se o corretor tiver uma rotina de postagens das suas soluções, elas serão vistas por uma gama de possíveis clientes que ainda não estão em sua carteira”, aconselha.