Facebook Pixel

Gestão

Conheça cases de produtividade e maior felicidade por meio do trabalho remoto 

Benefícios passam por retorno gradual da licença parental, na Mapfre, e pela democratização do acesso a cursos, na Lojacorr

Conheça cases de produtividade e maior felicidade por meio do trabalho remoto 

Apesar de muitas empresas solicitarem aos funcionários o retorno ao trabalho presencial, o argumento de que isso traz maior produtividade é amplamente desmentido por estudos recentes. Isso foi mostrado, por exemplo, no estudo “Panorama do bem-estar corporativo”, que o Gympass realizou com mais de  5 mil pessoas de nove países. 

A conclusão foi que funcionários que podem trabalhar em seu ambiente de trabalho preferido o fazem com mais bem-estar e produtividade.  

E cases de sucesso do trabalho híbrido e remoto também demonstram que ele veio para ficar, como é o caso da Lojacorr e Mapfre Seguros.

Para a Lojacorr, a adoção do modelo remoto trouxe mais produtividade e conexões.  Mas isso só é possível graças ao trabalho em conjunto e foco em resultados. Para manter a produtividade, é preciso haver muito investimento no desenvolvimento de lideranças e treinamento de todos. Veja como isso é feito:

Cursos online da Universidade Treinacorr

Mesmo antes do modelo de trabalho em home/anywhere office, a Universidade Treinacorr já existia, com salas de treinamento presencial espalhadas pelas unidades. Com a pandemia, nada disso parou: mas foi preciso readaptar. 

“Apesar das dores da pandemia, a adoção do modelo online acabou sendo um ganho valioso para todos, com economia em relação ao espaço físico. Além disso, para nossos cursos, a plataforma online tem um custo menor para a empresa, e acaba tendo um resultado tão positivo quanto, ou até melhor, pois o mesmo curso pode contemplar pessoas de diversas regiões”, pondera Stephanie Goettems, analista de treinamento e desenvolvimento da Lojacorr. 

Isso porque a Lojacorr tem pessoal ao redor de todo o Brasil, e o formato online trouxe maior acesso aos cursos, o que torna o modelo mais democrático. 

Stephanie Goettems, da Lojacorr, destaca a democratização do aprendizado.

Formação de lideranças continuada

Outro ponto fundamental da gestão online da Lojacorr é a formação continuada das lideranças nas unidades. “Estamos entrando no terceiro ano do processo interno de formação de lideranças, sempre no formato online. Fizemos trilhas de treinamento com assuntos importantes para acompanhar o desenvolvimento e a evolução da empresa”, detalha a analista Stephanie Goettems. 

Os treinamentos envolveram conhecimentos fundamentais na área de seguros, especialmente devido à expansão da empresa, com novas contratações e a chegada de pessoas que não conheciam esse mercado.  

Outros treinamentos cruciais auxiliaram as pessoas a obter maior agilidade, inserir-se na transformação digital e entender as demandas da LGPD. São treinamentos obrigatórios, se considerar a sensibilidade do tema da segurança da informação. 

“A gente cresceu muito no formato online. E o maior ganho é a possibilidade de democratizar o acesso e levar treinamentos que poderiam ficar restritos a uma região específica. É fantástico ver como isso facilita o desenvolvimento das pessoas e da empresa como um todo.”

Para outros cursos em parceria com instituições de ensino, a Lojacorr buscou oportunidades de treinamento gratuito e valores mais atrativos, sempre incentivando a educação. 

Visão de futuro

E com os olhos no futuro, a Lojacorr lança dia 8 de novembro um novo formato mais abrangente: com mais conteúdo, mais possibilidades de desenvolvimento tanto para colaboradores da sede e das unidades quanto para os corretores da Lojacorr. 

Na comunidade, os corretores também têm à disposição informações e um networking valioso. “As pessoas conseguem compartilhar informações, aprender e inovar junto, que é nosso propósito como empresa. Esse é o caminho mais certeiro para o crescimento sustentável de uma empresa.”

Para a seguradora MAPFRE, o retorno ao trabalho presencial foi gradual desde o período de pandemia. Atualmente, a empresa optou por manter o trabalho híbrido em um formato de três dias no escritório e dois dias em home office. 

Veja aqui alguns destaques da operacionalização de tudo isso na seguradora, trazidos pelo diretor geral de Recursos Humanos da MAPFRE Seguros, Francisco Labourt. 

Maior produtividade

A adoção do modelo híbrido foi considerada um sucesso na MAPFRE, com um impacto muito positivo na percepção dos colaboradores e na sua produtividade. “Essa satisfação se traduz no resultado de nossa pesquisa interna de satisfação dos colaboradores, que aumentou consideravelmente em relação aos últimos anos”, comemora Francisco Labourt.

Francisco Labourt, O diretor geral de Recursos Humanos da MAPFRE Seguros. (Crédito da foto: Bernardo Coelho.)

Licença parental com retorno gradual

A MAPFRE também implementou uma política de retorno gradual após a licença parental. Desde maio de 2023, os colaboradores, após o afastamento oficial, tiveram a jornada reduzida para seis horas, além de um dia a mais de home office. “Nossa comissão de gênero desenvolveu essa nova diretriz, que promoveu o retorno gradativo para pais e mães após o nascimento ou adoção dos filhos. Depois do período oficial de afastamento – de 6 meses para mulheres e 20 dias para homens –, os colaboradores têm a opção de trabalhar por cerca de um mês em jornada reduzida, de seis horas, sem redução de salário ou de benefícios”, conta Francisco Labourt.

Troca e confiança são necessárias

Para o diretor da MAPFRE, o modelo híbrido funciona bem quando há trocas entre a companhia e seus colaboradores, por meio de uma relação de confiança. O foco, segundo ele, deve sempre estar em bons resultados, com muita autonomia e estímulo à produtividade, além de uma liderança bem preparada para cuidar das pessoas e gerir os resultados. “Com a prática do modelo híbrido, incentivamos nossa equipe a gerenciar seu tempo e aproveitar os momentos que seriam utilizados para deslocamento ao escritório para realizar atividades que estimulem o seu bem-estar e qualidade de vida, em conjunto com uma maneira eficaz de trabalho”, explica o gestor. 

Equilíbrio com a vida pessoal

A MAPFRE é um case de sucesso que comprova que formatos mais flexíveis contribuem para promover o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. “Isso garante o bem-estar dos funcionários dentro e fora da empresa, o que acarreta um desenvolvimento profissional e pessoal. Também estimula a saúde e promove uma redução de custos. Além disso, existem  benefícios da prática ESG, como economia de energia e diminuição na utilização de transportes. E outro fator-chave ainda é a retenção de talentos e atração de perfis potentes, sem limites geográficos”, pondera Francisco Labourt.