Facebook Pixel

Condofaz

Condomínio instala painéis solares com ajuda do consórcio

Sistema proporciona sustentabilidade e economia

Benfeitorias
Os condomínios residenciais e comerciais podem contar com o sistema de consórcios para reformas e compras de equipamentos em todo o país.

Por meio do sistema de consórcios, o Condomínio Liv Catuaí de Londrina, no Paraná, já está começando a perceber os benefícios da instalação de painéis solares fotovoltaicos. A tecnologia gera energia elétrica a partir da irradiação dos raios solares no painel que serve de condutor da tensão formada pela luz solar. 

O sistema fotovoltaico proporciona redução da compra de energia elétrica das companhias de geração da eletricidade e, consequentemente, queda dos gastos do condomínio. Dessa forma, além de sustentável, os painéis proporcionam economia financeira.

Para o síndico do Liv Catuaí, Luciano Oliveira, que atua há cinco anos com os 187 apartamentos do residencial, com 450 moradores, a conta valeu a pena. A aquisição dos painéis pelo consórcio foi feita em 36 parcelas e o payback se dará em 40 parcelas. Então, em apenas mais quatro parcelas o investimento será igualado. Considerando que o sistema possui 25 anos de garantia. “Só pela garantia, temos mais 22 anos praticamente de benefício de geração de energia sustentável. O que geramos de energia zera nossa conta. Ao longo desses 22 anos, teremos uma economia de 4 milhões de reais. O impacto no condomínio, no sentido de rateio de despesas, é uma média de 50,00 a menos de rateio por unidade”, explica.

Contudo, o síndico conta ainda que, para a aquisição dos painéis, usou o sistema de consórcios devido aos juros e taxas, abaixo de qualquer outro formato de financiamento. “Trabalho com educação financeira e não encontrei esses diferenciais em nenhuma outra forma de aquisição”, diz. 

Oliveira acrescenta ainda que o consórcio facilita para vários níveis sociais a realização da conquista ou melhoria de algo que deseja ou pela necessidade. “Pois, com empréstimos a pessoa se afunda em juros e valores absurdos. Pelo consórcio, os valores são mais realistas”, relata.

Consórcio para condomínio: como funciona

Os condomínios residenciais e comerciais podem contar com o sistema de consórcios para reformas e compras de equipamentos em todo o país. Distribuído pela Lojacorr Consórcios, sócia da BR Consórcios, o Condofaz é um produto criado exclusivamente para apoiar condomínios nessas benfeitorias. Em suma, o produto oferece uma nova forma de investimento que facilita a programação da aquisição de bens e serviços com planos e prazos de pagamento confortáveis, porém, com o poder de compra à vista. 

Segundo o diretor-geral da Lojacorr Consórcios, André Duarte, a flexibilidade e a possibilidade de crédito sem a cobrança dos juros do financiamento tradicional atraem o brasileiro ao consórcio. Como a carta de crédito dá o poder de negociar a aquisição do bem à vista, traz mais poder e redução de custos na transação. “Dessa forma, vemos uma grande oportunidade em oferecer o nosso produto para os condomínios, que carecem de recursos para suas demandas”, diz.

O diretor ressalta que uma das maiores dificuldades encontradas pelos condomínios é o controle financeiro. “Todos eles têm muitas necessidades, mas esbarram na falta de recursos para promover as benfeitorias e, para esses casos, a única saída é a conhecida ‘chamada de capital’, que onera a taxa de condomínio para todos. Com o consórcio, os condomínios podem fazer seus planejamentos de acordo com parcelas que cabem no bolso dos moradores, incentivando-os a traçar um orçamento mensal muito melhor e mais controlado”, afirma.

Saiba mais sobre consórcios AQUI!