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Negócios compartilhados

Compartilhar para ter sucesso e potencializar negócios

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Conhecimento do produto gera confiabilidade ao segurado

Quatro especialistas em seguro reuniram-se no dia 1o de junho para discutir como é possível obter o resultado da soma do conhecimento de um com o canal de distribuição do outro, numa implacável fórmula em que todos ganham. Durante o painel de Inovação com o tema “O que são negócios compartilhados, os benefícios e motores de crescimento”, os gestores de Unidades da Lojacorr: Julio Ferreira, Rafael Brentegani, Pedro Farias, Flávia Cristina, foram mediados por André Moreno (diretor Regional SP Centro Norte), num talk enriquecedor sobre colaboração e confiança, que ocorreu na 7a Convenção Nacional Lojacorr.

Ao serem provocados sobre a comercialização de seguros de forma generalista e especialista, os painelistas defendem que a união dos dois oferece o equilíbrio para que se possa distribuir o seguro em todo o país de forma eficaz. Isso porque o corretor generalista acaba tendo acesso a mais pessoas, o que proporciona proteção com mais capilaridade. Entretanto, o corretor especialista é essencial para fornecer a solução adequada ao consumidor. Pedro Faria, especialista em transporte, explica que é impossível dominar todos os segmentos e que em algum momento o especialista será necessário. “O especialista é fundamental, principalmente em produtos mais complexos”, diz. Para ele, é necessário suportar o investimento de formar um especialista para desenvolver o trabalho. “A capacitação é constante e isso exige tempo e investimento. Todavia, os frutos com os negócios compartilhados multiplicam a operação e o ganho é em escala”, diz.

Considerando que atualmente as companhias oferecem diversas soluções para os mais variados ramos, Julio Ferreira explica que os benefícios para o corretor especialista é justamente a rentabilidade da concessionária em relação ao volume de negócios oportunizados quando se tem profundo conhecimento do ramo. “Ao se tornar relevante junto às seguradoras, é possível obter privilégios como acesso a campanhas de vendas, negociações diferenciadas e condições específicas”, ressalta. Ele complementa que, para a seguradora, é caro distribuir, por isso uma entrega de qualidade com fluxo relevante é preferencial.

Para o generalista, ao buscar apoio do especialista, além de garantir uma venda mais assertiva, também oportuniza a comercialização de diversos produtos, o melhora a rentabilidade da corretora. Rafael Brentegani relata que há muitas oportunidades orbitando em torno da corretora. “Poder ter uma performance melhor, por meio de uma parceria junto aos negócios compartilhados e acesso ao especialista, é o modelo de negócio da Lojacorr inteligente e eficiente”, acrescenta.

Conhecimento x confiabilidade

O consumidor está cada vez mais exigente, principalmente em suas relações comerciais. No que tange a proteção de vidas e patrimônios há muito mais preocupação do segurado em relação à confiança que ele deposita no seu corretor. O presidente da Lojacorr, Dirceu Tiegs, durante um momento do evento, destacou inclusive que o seu corretor é o único fornecedor a quem ele fornece o cartão de crédito com senha para que sejam feitas as proteções e apólices, tamanha é a segurança que o profissional desempenha junto à sua comunidade. 

Da mesma forma, Flávia Cristina esclarece que o corretor generalista, para assegurar essa confiabilidade junto aos seus clientes, precisa ter conhecimento do que está oferecendo. “Para fazer uma venda consistente, ele precisa passar confiança, mesmo não sendo um especialista. Quando se trata de produtos mais simples e populares, como o Auto, não requer um especialista, mas o conhecimento é necessário para gerar volume de vendas, mas principalmente a confiança do segurado que manterá a renovação e possíveis vendas complementares”, completa Flávia.