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Conec 2023

Como transformar sua corretora em uma máquina de vendas

Acesso a soluções e produtos transforma a rotina do corretor para que possa prospectar mais e se relacionar melhor com seu segurado

Lojacorr
Dirceu Tiegs, presidente da Lojacorr, maior rede de corretoras de seguros do Brasil.

O Conec 2023, maior evento do mercado de seguros da América Latina, trouxe reflexões e soluções para o corretor de seguros. Entre as inúmeras oportunidades de melhorias na atuação do profissional está a busca de conhecimento, acesso a soluções, relacionamento e uso adequado da tecnologia. 

Nos três dias do evento, que reuniu mais de 10 mil profissionais do mercado de seguros, foi possível observar que quem está desenvolvendo essas habilidades segue no caminho certo. Inclusive, para quem estava com receio de que a profissão do corretor de seguros pudesse ser substituída pela tecnologia, pode ficar tranquilo. Das palestras do evento, talks e bate-papos com os especialistas, todos são unânimes: o seguro é feito de pessoas, para pessoas e com pessoas. A tecnologia está para inovar a forma de trabalhar e facilitar a rotina de trabalho.

Esse também é o ponto de vista de Dirceu Tiegs, presidente da Lojacorr, maior rede de corretoras de seguros do  Brasil. Na oportunidade da sua palestra “Como transformar sua corretora em uma máquina de vendas”, o gestor explicou como a empresa tem auxiliado o corretor a canalizar a sua atuação na prospecção e atendimento do segurado. Segundo ele, nos 27 anos de atuação da Lojacorr, houve muitas ameaças à profissão e nenhuma delas chegou perto de substituir a preferência do consumidor pela consultoria do corretor. “Isso é muito porque a sociedade não sabe adquirir o seguro sem o auxílio do profissional, devido a diversos fatores. Há inúmeros produtos disponíveis pelo mercado, mas também cada realidade familiar ou corporativa é única”, explica.

Tiegs lembra ainda da última pesquisa mundial da Capgemini com 12 mil consumidores entrevistados, além de corretoras e seguradoras. Todos os produtos apresentaram aumento do índice de interesse na intenção de compra. Inclusive alguns pontos destacados pela pesquisa foram que as pessoas querem a conveniência do acesso à sua apólice, a consultoria de uma pessoas e a rapidez no tempo de respostas. “Isso mostra que poucos são os clientes confiantes ao adquirir um seguro em canais digitais de distribuição. O mesmo acontece em relação às garantias estendidas de produtos em lojas de varejo, por exemplo. Cerca de 27% contratam quando recebem a oferta de um vendedor, mas apenas 1,6% adquirem a garantia em canais digitais”, explica.  

Perspectiva para corretoras

Mais uma oportunidade de negócio para o corretor de seguros está no fechamento exponencial das agências bancárias, que eram responsáveis por uma parcela considerável de venda de seguros de automóvel e residencial. “Com a migração dos clientes de banco para os canais digitais, abre-se uma porta para o corretor vender esse seguro antes comercializado nas agências. Isso mostra que o modelo figital (físico + digital) se fortalece. O que apresenta mais uma prova de que o corretor vai existir sempre”, afirma o presidente. 

Esse é justamente o propósito da Lojacorr: atender o corretor e fazer com que ele prospere. Segundo Tiegs, esse foi um Conec que mostrou muito mais as oportunidades que as ameaças para o futuro do corretor. “Assim como todos estão falando sobre o fortalecimento da figura do corretor, nós da Lojacorr trabalhamos para universalizar o acesso ao seguro e empoderar o profissional para que sejam admirados pela sociedade”, acrescenta.

Modelo de negócios oferece soluções

Para que o corretor possa se transformar em uma máquina de vendas, a Lojacorr existe para criar soluções e acesso aos profissionais sem assumir o risco e nem mesmo direcioná-lo. O corretor continua sendo responsável pela sua carteira e gestão dos produtos para o seu segurado. “Usamos inovação e tecnologia de ponta para empoderar o corretor de seguros, por meio de 60 unidades de negócios no país, que falam o sotaque local. Além disso, a empresa possui parceria com mais de 40 companhias seguradoras, diretores regionais apoiando as unidades e corretores, 300 colaboradores entre sede e unidades, metodologia ágil e todo o apoio para acelerar o corretor”, diz. 

A Lojacorr oferece ainda gestão de métricas e metas, indicadores fundamentais para trabalhar, apoio comercial, interface com seguradora, acompanhamento de demandas, mentoria e consultoria para os corretores, treinamento, estrutura de backoffice, automação operacional, central de notificações responsiva, plataforma exclusiva para o corretor, sistema de gestão e ferramenta multi cálculo, hubs e especialistas, estrutura de marketing e conteúdo, assessoria jurídica, comunidade Lojacorr com inteligência artificial, portal de notícias do mercado, plataforma de desenvolvimento educacional, entre outras soluções. 

“Todo esse ecossistema existe para chegar a mais de 4500 municípios e atender segurados em qualquer localidade do país. Para o corretor, a capilaridade nacional é uma maneira de proteger mais e melhor o brasileiro, ampliar o acesso ao seguro em prol da democratização da proteção, e transformar a corretora em uma máquina de vendas ”, finaliza.