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Artigo

Como construir uma grande empresa

Por que algumas empresas, ainda que em condições de temperatura e pressão similares às suas concorrentes, conseguem ser referência?

Como construir uma grande empresa
Crédito: Envato Elements

As disciplinas clássicas inerentes à administração de empresas e os manuais de  administração são abundantes em conselhos, mas na maioria das vezes, eles não conseguem captar aspectos mais subjetivos do processo de construção de um negócio ou organização.

Uma das maiores buscas de todo empreendedor, é fazer sua empresa crescer. Nesse artigo, gostaria de compartilhar algumas crenças sobre como construir uma grande empresa. Nessa abordagem, por “grande”, não me refiro ao tamanho do faturamento, mas sim, à mentalidade e legado potencial. Todo empreendedor, quando inicia seu negócio, o faz porque tem sonhos que podem adquirir variadas formas e cores. Mas na essência, está o intuito de construir algo significativo e que faça a diferença.

Os manuais de administração são abundantes em conselhos para ajudar uma empresa a crescer e ter sucesso. Na maioria das vezes, eles não conseguem captar aspectos mais subjetivos. É fato que as disciplinas clássicas inerentes à administração são importantes, mas a pergunta mais relevante nesse contexto é: por que algumas empresas, ainda que em condições de temperatura e pressão similares às suas concorrentes, conseguem ser referência, enquanto suas concorrentes, no máximo, chegam ao patamar de boas empresas? Talvez a resposta passe pelos tais aspectos subjetivos que não são ensinados na escola, alguns dos quais, relaciono a seguir:

Crença nas pessoas: uma empresa é feita de seres humanos. Todo o resto é acessório. Busca obstinada pela simplicidade: As melhores contribuições são as que parecem óbvias. Nunca complique o simples.

Ampliação das referências: a única coisa capaz de limitar até onde um indivíduo ou uma empresa podem chegar são suas referências. Se as referências são limitadas, o caminho também o será.

Delegação: super-heróis só existem nas histórias em quadrinhos e no cinema. Na vida, ninguém faz nada sozinho.

Como construir uma grande empresa

Ousadia: assim como não há energia sem atrito, não há crescimento sem risco. Isso só se faz com uma razoável dose de ousadia.

Inspiração: seres humanos só dão o seu melhor se estiverem engajados em causas maiores. A forma mais efetiva de liderança passa pela capacidade do líder de inspirar seus liderados.

Criação de sonhos compartilhados: a criação de sonhos compartilhados é, talvez, o fator com maior potencial de inspirar colaboradores. Sonhos compartilhados necessariamente estão conectados com o bem maior, com a busca de uma sociedade melhor e dentro da qual, de alguma maneira, o sonho compartilhado por todos em uma organização desempenha algum papel relevante.

Atitude implacável perante a mediocridade: se você quiser construir uma grande empresa, não tolere indivíduos com comportamento predominantemente medíocre.

Trabalho: essa é óbvia. Sucesso pressupõe trabalho árduo, dedicação, entrega e perseverança.

Verdade e transparência: grandes empresas conseguem criar ambientes de confiança, onde não há nada que não possa ser dito e onde a única coisa que importa é a verdade.

Espontaneidade: quem disse que o ambiente de trabalho precisa ser chato e austero? Cultive uma postura espontânea, aberta, descontraída. O resultado virá na forma de equipes mais motivadas, inspiradas e dispostas a fazer a diferença.

Recrutamento pelas atitudes: se você tem claro o tipo de atitude que espera dos seus colaboradores, busque, antes de qualquer coisa, identificar essas atitudes quando for compor o seu time.

Medo: os grandes vencedores manifestam expressamente a presença constante do medo em suas vidas. O medo transformado em pânico paralisa. Mas a ausência de medo não é coragem, e sim, loucura.

Foco na construção de um legado: de forma simples, legado é o que uma pessoa deixa quando morre. Pelo que você será lembrado? Pelo que a sua empresa será lembrada? Que exemplo ficará quando você não estiver presente?