Uma pesquisa da Meltwater, primeira empresa de monitoramento de mídia online do mundo, mostrou que em 2023, as principais redes sociais usadas no Brasil são, respectivamente, o WhatsApp, Instagram e Facebook. O Tik tok, embora sendo uma febre, ainda está em 4o lugar. O que isso tem a ver com o mercado de seguros? Tudo. Isso porque não é necessário hoje ser um marqueteiro para usar as redes profissionalmente. Por outro lado, os especialistas mostram o quanto é importante usar de forma correta e eficiente para se comunicar com o seu público e angariar clientes.
Essa é a visão de Thaís Berbet, gerente de Marketing BR Consórcios, de quem a Lojacorr Consórcios é sócia. Segundo ela, o importante em primeiro lugar é conhecer a funcionalidade e objetivos de cada uma delas. Sendo assim, é possível escolher onde a pessoa quer estar para entender como usar, pois elas são diferentes na sua atuação.
Redes sociais: WhatsApp
Alguns corretores de seguros ainda encaram o WhatsApp como uma comunicação pessoal. Entretanto, é imprescindível olhar diferente para a comunicação da empresa e não tratar o canal da mesma forma que se trata os amigos. Segundo Thaís, o WhatsApp Business é fácil de instalar, possui funcionalidades diferentes da rede comum e novas ferramentas para que o corretor possa usar comercialmente.
Ela indica que, em primeiro lugar, o corretor instale e preencha o perfil de forma completa, com todas as informações requeridas. “Inclusive, além de facilitar que o mundo digital encontre esse perfil, as informações completam passam clareza e capricho para quem visualiza. Além disso, entre os recursos bastante usados estão o catálogo de produtos que o corretor pode preencher. E isso não serve apenas para quem faz venda online. O corretor pode explicar, nesse espaço, que comercializa seguros e consórcios, quais ramos e quais produtos. Essa lista pode também ser compartilhada com seus clientes ou prospects”, explica.
A especialista acrescenta que as etiquetas do WhatsApp Business são muito úteis para catalogar tipos de clientes e personalizar o próprio trabalho do corretor. Thaís fala ainda que as pessoas usam pouco o status desta rede, mas pode ser bastante útil para informar horários de trabalho, ausência temporária, entre outros.
“Falar de comunicação é relacionamento, criar conexões e autoridade. Isso precisa acontecer sempre, todos os dias de forma organizada para gerar conexões com a nossa audiência. Por isso, um ponto importante desta rede é oferecer resposta rápida com atenção. Essa ferramenta permite e requer isso, além de oferecer personalização”, diz.
Instagram e Facebook: potência de comunicação digital
Da mesma forma que o WhatsApp, o Instagram e o Facebook estão no topo de uso e oferecem a possibilidade de criar um perfil comercial para trabalhar de forma profissional com o público. Thaís sugere também que o corretor capriche na descrição do perfil. Além disso, ela recomenda que se façam postagens pelo menos três vezes na semana, com conteúdo relevante e autoral. Por isso, é importante separar um tempo na rotina para isso, planejando o conteúdo para conseguir rodar as publicações e ter engajamento.
Como o Instagram não oferece opção de link, a especialista recomenda que o corretor crie um linktree e o WhatsApp ME, que permite que seus clientes entrem em contato sem a necessidade de adicionar seu número na agenda. Thais acrescenta que o corretor deve utilizar formatos, nesta rede, diferentes, como carrossel e vídeos. Entre os tipos de conteúdos estão os que contém entretenimento, inspiração, educação, diálogo, conexão e promoção. “Os anúncios têm o seu valor, pois leva a sua vitrine a mais lugares. Entretanto, esse é um caso em que eu sugiro a ajuda de um profissional”, conta.
Por outro lado, todos os profissionais precisam lembrar que as redes sociais foram criadas para as pessoas. Por isso, é tão importante lembrar que do outro lado da sua rede existe uma pessoa com necessidades, desejos, sonhos e anseios. Sendo assim, humanizar os conteúdos de forma equilibrada também é importante. “Colocar caixinhas de perguntas, enquetes e mostrar os bastidores da vida de um corretor também gera engajamento”, sugere.
Por fim, Thaís lembra que o Google Meu Negócio não é uma rede, mas é uma referência em que as empresas precisam estar. “O conteúdo é rastreado e nele há possibilidade de ranqueamento, que comporta prova social de clientes satisfeitos, que servem de referência para novos clientes”, finaliza.